MENSAGENS DE AUTOAJUDA DE ZALMIRO F. DUBAL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
8
Partilhe esta Página

             DE OLHO NO TEMPO   

previsao-do-tempo/

aeroporto/314/

aeroportosantamaria-rs

 

 https://www.climatempo.com.br/

previsao-do-tempo/

cidade/4363/cacequi-rs

https://iframe.somarmeteorologia.com.br/

irga/previsao-15dias.php


01/01/2016 A 31/12/2016
01/01/2016 A 31/12/2016

Quarta-feira , 07 de Dezembro de 2016 

OS SETE PASSOS PARA SUPERAÇÃO DAS PERDAS

1º - Admitir a realidade da separação ou da perda do bem amado;

2º - Permitir-se vivenciar as etapas da angústia e da dor da separação ou da perda do bem amado;

3º - Desprender-se fisicamente do objeto ou do ente perdido;

4º - Conservar internamente presente as boas vivências afetivas na relação com o ente perdido;

5º - Manter viva a esperança e a certeza da possibilidade de superação da dor da separação ou da perda do objeto ou bem amado;

 

 6º - Alicerçar-se espiritualmente nalguma forma sadia de espiritualidade;

7º - Procurar manter-se produtivo e envolvido em novas formas de relações saudáveis.

Certamente processar tudo isso, ao mesmo tempo ou em tão pouco tempo, não será nada fácil, mas comprovadamente, são esses os passos que mais nos ajudam na superação da dor das perdas.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 02h04 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 



MENSAGEM DE CONFORTO ESPIRITUAL

Estou republicando esta mensagem que dediquei a um amigo, pela morte por acidente de seu filho em 2011, e hora dedico aos familiares das vítimas  da tragédia Chapecoense na Colômbia no dia  de novembro de 2016.

 

MENSAGEM DE CONFORTO ESPIRITUAL

 

 

Um dia desses, ao abrir meus e-mails recebi a notícia da morte por acidente de um jovem de 27 anos, filho de um colega e amigo meu, e fiquei pensando: como é difícil a gente compreender, por que um jovem tão cheio de vida, de repente tem a sua trajetória interrompida em plena juventude, vítima da estupidez de um acidente de transito, deixando a prantear entristecidos a sua família e todas as pessoas de sua amizade?

Acredito que sempre, diante de fatos como este se levantam perguntas como esta: Por quê? Por quê? E certamente não encontraremos todas as respostas!

Por isso nestas horas, tenho por entendimento, que o mais importante é o exercício da nossa solidariedade diante da dor da família, e a nossa gratidão diante da existência daquele que nos deixa.

Sabendo que as mais belas palavras, não são suficientes nestas horas, para nos confortar diante da terrível dor pela perda de um ente querido, desejo partilhar com a família e com aqueles que acompanham o meu BLOG, aquilo que compreendo que pode nos confortar e nos aliviar nestas horas: A CONFIANÇA NA ESPIRITUALIDADE.

Acredito que somente uma forte confiança nalguma forma de espiritualidade pode nos dar suporte para compreender e superar a dor da perda de um ente querido que nos é tirado de nosso convívio pela tragédia de um acidente de transito.

Somente a fé nalguma forma de espiritualidade, nos dá a certeza, que a energia da vida humana é superior à fragilidade e ao tempo limitado da matéria.

Por isso independente de qualquer denominação religiosa, para aqueles que compreenderam a dimensão espiritual e transcendental do ser humano, a morte material não é o fim de tudo, mas faz parte da contingência e da condição material do corpo como passagem para uma nova dimensão.

Esta compreensão espiritual nos dá razões para compreender que as energias do afeto e das relações de amor, que vivenciamos aqui, e que são mais fortes do que a morte, jamais terminam e não morre com a morte material, mas continuam vivas e se eternizam na vida daqueles que acreditam na espiritualidade, e se perpetuam, através das boas obras e da experiência imortal do amor.

Que esta compreensão da imortalidade da energia espiritual, nos fortifique na certeza que a morte não tem a última palavra – e que assim como a energia vital de uma semente não se termina com a morte material, assim também a energia espiritual do amor e da vida, não morrem, com a desintegração do corpo.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 01h46 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 



O QUE É A DOR? SUAS ORIGENS? E SUA FINALIDADE?

Estudos das áreas da medicina, da psicologia e da psicanálise, procuram dar uma significação ao conceito de dor.

Na verdade existem diferentes tipos de dor. A dor orgânica, dor psíquica e dor afetiva ou dor do amor.

Nos mais diversos dicionários em que se encontram referência ao significado da dor, a definição mais generalizada da palavra dor aparece como uma experiência sensorial e emocional desagradável - envolvendo aspectos físicos e psicológicos.

Nesse contexto, a conceituação da dor orgânica ou corporal tem a ver com a presença real ou potencial de danos nos tecidos, ou nos sistemas neurológicos que compõem a estrutura e a fisiologia do organismo.

Outra definição mais significativa acerca da dor encontra-se na Teoria do Portal de Controle construída por Patrick Wal, (1965-1996).

Nesta compreensão, a dor é definida como uma sensação desagradável e intensa, produzida por fatores psicológicos e fisiológicos, que estimulam as fibras sensoriais de pequeno diâmetro e enviam mensagens as regiões centrais do cérebro através dos portais da medula espinhal.

“Quando os sinais de dor chegam ao cérebro, a informação sensorial é integrada a informação psicológica. Dependendo de como o cérebro interpreta a experiência da dor ele a regula enviando sinais pela medula espinhal que abre ou fecha as comportas. Se, devido a fatores psicológicos o cérebro sinaliza as comportas para abrirem a dor é intensificada. E se o cérebro sinaliza as comportas para fecharem a dor é reduzida.” (HOCKENBURY, Don H/ HOCKENBURY, Sandra E. Descobrindo a Psicologia, Ed. Manole Ltda, S.P., Brasil: 2003 p. 101)

Já a dor psíquica encontra na concepção de Nasio sua explicação a partir do estremecimento da qualidade das tensões pulsionais inconscientes e do lesionamento e ruptura dos laços afetivos com o bem amado.

 

 

 

Por isso, na visão de Nasio, sempre se faz presente na fisiologia da dor psíquica, alguma forma de estremecimento da cadeia pulsional e de prejuízos na qualidade do princípio do prazer.

“Quando as modulações pulsionais são moderadas elas se tornam conscientes como sentimentos de prazer e desprazer; e quando elas são extremas e agitadas, tornam-se dor. O funcionamento psíquico é regido pelo princípio do prazer que regula a intensidade das pulsões funcionais e as torna toleráveis, mas se ocorre uma ruptura brutal com o ser amado as tensões se desencadeiam e o princípio regulador do prazer se torna inoperante.” (NASIO, Juan David: A dor de amar, Ed. Zaar Ltda, Rio de Janeiro: 2007, p 26)

Também a dor afetiva ou a dor de amar, na conceituação de Nasio se caracteriza pelo movimento a partir do regulamento ou desregulamento da qualidade do princípio do prazer do “eu” emocional. Neste movimento entra em cena a variedade e a qualidade das informações e das experiências internalizadas por cada pessoa ao longo da vida.

Na verdade, cada pessoa aprende a reagir ou sentir a dor de acordo com as suas experiências emocionais.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 01h36 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

“Não se morre de dor, enquanto há dor também há forças disponíveis para combatê-la e continuar a viver.”(NASIO)

 

Dentre as mais diversas formas de manifestações da dor psíquica e da dor de amar, encontram-se a dor das perdas.

Retornando à conceituação de Nasio, a dor de amar pode ser assim definida: podemos definir a dor de amar como o afeto que resulta da ruptura do laço que nos liga ao ser ou coisa amada (NASIO, 2007, P 31)

E neste contexto, não nos faltam experiências! Inevitavelmente todos, já experimentamos ou iremos experimentar algum dia, alguma perda na vida: perda de alguma forma de jogo, perda de alguma embarcação, perda de alguma vaga de emprego, perda de algum objeto ou mesmo de algum bem material, perda por acidente ou amputação de um órgão, perda de algum sonho ou realização de um projeto...!

Porém, nada mais doloroso, na compreensão de Nasio do que a dor da separação afetiva ou da perda de um bem amado.

“Quanto mais se ama mais se sofre. (...) a dor da perda de um ser caro se deve, pois ao afastamento que existe entre um eu exangue e a imagem sempre viva do desaparecido.” (NASIO, 2007, P. 33)

Essa reação se realiza através de dois movimentos assim identificados: um movimento súbito, onde o ser amante desinveste toda sua energia sobre o bem amado e outro movimento de superinvestimento, onde toda energia é polarizada sobre a imagem ou detalhe da pessoa amada.

 

 

 

Deste modo, a dor afetiva assume as características de uma dupla ação defensiva e de esvaziamento súbito das energias do eu, sobre o ente perdido.

Por isso, enquanto o ser amante continua super-investindo energias na imagem fantasmática e idolatrada do ente perdido, a dor da perda permanece.

Daí, então se conclui, que o caminho mais acertado para a superação das perdas passa pela realização de um movimento inverso da reação defensiva, através de um processo de desinvestimento de energias, sobre o ente perdido.

Nesse movimento, o processo de elaboração do luto se inicia e o grau de superinvestimento e esvasiamento de energias pela dor da perda de um bem amado é minorizado.

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 01h32 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Terça-feira , 29 de Novembro de 2016 

A APRENDIZAGEM DO AMOR 

 

            Desde o nascimento até o final da vida, uma das características marcantes do desenvolvimento do ser humano, é a sua constante busca de realização de seus desejos.

Já no ventre da mãe, o ser humano em gestação apresenta sinais evidentes que manifestam o seu desejo de realização.

Seus movimentos e desenvolvimento intrauterino já sinalizam para a realização do seu desejo de nascer. Esta característica inata do ser humano irá determinar no seu processo de desenvolvimento a qualidade dos recursos de suas aprendizagem para satisfazer seus desejos.

É a partir desta condição inata deste “ser desejante” que se desenvolvem as mais diversas formas de aprendizagens ao longo da vida.

Se neste processo da busca de realização do desejo, o ser humano aprender a encontrar o prazer de forma acertada, equilibrada, amorosa, saudável e feliz, consequentemente, o resultado será acertado e feliz. Caso contrário, no lugar do desejo não alcançado irá se instalar o sentimento de insatisfação e ansiedade por encontrar novas maneiras de experimentar o prazer.

É neste processo do desencontro da busca de satisfação que facilmente aparecem alguma adição ou compulsão como saída equivocada para diminuir o grau de ansiedade.

            Neste contexto, o fumo, o álcool, o jogo, a gulemia ou a compulsão sexual, aparecem como solução socialmente aceitável para driblar e narcotizar a frustração e ansiedade.

Por isso, fumam, bebem, jogam, comem ou fazem sexo compulsivamente, como válvula de escape de alguma dor emocional.

Na verdade, aquilo que inicialmente era apenas uma pulsão pura e biófila do desejo para encontrar e vivenciar o prazer passa a ser um vício e compulsão necrófila que lentamente ou mesmo progressivamente irá desembocar no isolamento e na morte.

 

Aquilo que inicialmente era apenas curiosidade ou ensaio para alcançar o prazer não encontrado passa a ser, de forma repetida, um investimento constante e incontrolável na vida da pessoa.

Percebe-se neste investimento contínuo e repetido da busca de satisfação, a partir da primeira experiência do prazer, o núcleo central do processo de aprendizagem, que dá origem ao caminho progressivo, para a escalada do vício.

Neste contexto, o modelo familiar, o grupo social e o meio cultural têm peso realmente significativos.

De tal maneira que aquela pessoa que conseguiu vivenciar uma boa educação na base de sua infância familiar, e uma boa e saudável convivência amorosa no seu grupo social, irá aprender a satisfazer seus desejos e alcançar o prazer na vida, a partir dos conteúdos de suas primeiras vivências.

É a partir desta experiência vivencial, que ela irá aprender a filtrar a qualidade do prazer, que poderá ser gerador de dependência ou liberdade, de saúde ou doença, de amor à vida ou à morte.

Na verdade, quase sempre, atrás de um alcoólatra, fumante ou compulsivo, está presente um modelo social equivocado, na base de suas primeiras aprendizagens da busca do prazer e satisfação do desejo.

Por isso, até mesmo aquele exemplo sem maldade, daqueles que bebem ou fumam socialmente, tem peso realmente decisivo, para o desenvolvimento da aprendizagem do vício no meio familiar.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h20 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 



CONCEITO DE COMPULSÃO

 

            A compulsão é uma maneira enganosa de encontrar o prazer pela fuga. É uma forma de defesa adquirida para satisfazer as carências do organismo, através de atitudes distorcidas, para o anestesiamento de alguma forma de dor emocional. Esta maneira defensiva do organismo psíquico se instala a partir de uma experiência de aprendizagem equivocada do ser humano, em vista da obtenção do prazer e satisfação de suas carências e sua dor emocional. Como a pessoa não consegue obter o prazer de forma acertada, ela aprende de forma repetitiva, a encontrar o prazer de forma estragada: na dor da compulsão. O que gradativamente evolui para uma necessidade intensa de repetição a fim de obter o prazer a qualquer custo.

Nesta tentativa de desdobrar o conceito de compulsão, o que mais fica evidenciado, é que sempre na gênese da compulsão, se encontra presente alguma forte deficiência do amor. Na maioria das vezes, a pessoa do adito ou compulsivo não aprendeu o suficiente a amar a si mesmo. Por isso o melhor tratamento para recuperação do adito se dá pelo preenchimento da lacuna do amor.

 

 

 

OS EFEITOS DANOSOS DA COMPULSÃO

 

Conforme discorremos anteriormente, sempre se faz presente na gênese da compulsão alguma forma de mecanismo de fuga enganosa da aprendizagem do amor durante os anos da infância.  Geralmente atrás da compulsão se encontra alguma experiência negativa da vivência do amor que a pessoa inconscientemente se recusa reviver.

Na verdade a pessoa encontra na compulsão, um recurso repetitivo para obter o prazer e o anestesiamento da dor emocional, de maneira equivocada.

Deste modo a compulsão atua como uma defesa imaginária através da incorporação de um falso personagem feliz, determinado pelos efeitos da droga, ou de outro agente compulsório. 

Neste estado virtual de felicidade, o compulsivo se encontra determinado a assumir duas personalidades durante a vida: com o efeito e sem o efeito. E consequentemente depois do prazer da compulsão vem a culpa, a tristeza e a depressão; e às vezes até mesmo a somatização e a autopunição. Por isso, o seu estado de prazer e felicidade é efêmero. E o seu fim é a falência, a cadeia e a destruição final: a morte.

            Cabe, então, na terapia com adictos e compulsivos, estimular no paciente as suas pulsões de vida e a redução consciente das suas pulsões de morte.

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h10 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 



PROCESSO PSICOLÓGICO DE INICIAÇÃO ÀS DROGAS

        Na experiência de acompanhamento aos grupos terapêuticos que trabalham nas áreas da prevenção e tratamento da dependência química e alcoólica, frequentemente nos deparamos com esta pergunta: POR QUE UMA PESSOA PASSA A SE TORNAR USUÁRIO DE DROGAS?

E necessariamente esta pergunta nos remete à necessidade de identificação do contexto histórico da vida de cada usuário a partir da qualidade das suas primeiras aprendizagens da infância:

- Como ele (a) aprendeu a preencher as suas primeiras carências?

- Que tipo de exemplos e modelos familiares ele (a) internalizou nas suas primeiras aprendizagens?

- Quais os recursos que ele (a) mais aprendeu a recorrer para a diminuição da ansiedade e obtenção do prazer?

É somente a partir dessas informações da história familiar e cultural de cada usuário (a), que se torna mais fácil, a identificação de possíveis fatores que o levaram a se tornar usuário de drogas em algum momento da vida.

Na verdade, o que mais se repete na formação do perfil psico-sociológico de cada usuário é a fragilidade de seus modelos de identificação, sociais, culturais e familiares.

Nesse contexto, mesmo em grande maioria dos usuários do alcool, onde seguramente se somam fatores hereditários, também não não nos faltam indicativos em que se evidenciam uma forte relação de seu desencadeamento, com alguma forma de internalização equivocada de seus modelos de aprendizagem, durante os anos da infância e da adolescência, para superação das suas dificuldades e adversidades da vida.

Também não faltam situações, em que se evidenciam a forte influência das diversas formas de ofertas e propagandas enganosas para a obtenção do prazer, como fatores fortemente relacionados com o processo de iniciação ao mundo da droga.

E consequentemente, a partir de alguma falha no processo de internalização dos modelos de suas aprendizagens, a pessoa irá recorrer pela vida a fora, sempre às mesmas falhas.

Se nesse processo, ela aprender a obter alguma forma agradável do prazer, inevitavelmente, ela irá internalizar essas aprendizagens equivocadas, como excelentes recursos para obtenção do prazer.

Desse modo, qualquer situação adversa ao seu estado de prazer, lhe servirá como o gatilho para a recorrência equivocada de soluções infelizes para a superação do problema.

Nesse entendimento, a conclusão que se chega é que realmente o processo de iniciação ao uso de drogas, em grande maioria dos usuários tem forte relação com a influência da propaganda enganosa para a obtenção do prazer e com alguma falha inicial no processo de aprendizagem de cada usuário.

Por isso, o melhor caminho para prevenção e tratamento das diversas formas de dependência química ou alcoólica, consiste em apresentar aos usuários novos recursos para obtenção saudável do prazer e novas ferramentas  para soluções dos problemas.

 

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h57 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Sexta-feira , 14 de Outubro de 2016 

5 DICAS PARA PASSAR NO CONCURSO

 

- O ponto de partida é o seguinte:

SE VOCÊ NÃO LEMBRA DE NADA – ANTES DE UMA PROVA – É POR QUE – VOCÊ NÃO TEM PERGUNTAS.

 

DICA Nº (1)

PARA OS MESES DE ESTUDO EM PREPARAÇÃO PARA A PROVA:

 

- Concentre a sua mente, programe o seu tempo, mantenha o seu foco, mas relaxe também, evite desgastes, se afaste do estres, das noites de sono, reserve energias, pra alcançar a vitória, no dia das provas.

- Procure dispor previamente do material necessário para a área pretendida.

- Selecione os conteúdos possíveis para o concurso e organize o seu planejamento de estudo.

- Procure estudar motivado - o quanto possível, em lugar arejado, que favoreça a sua concentração.

- Evite estudar – junto ao celular ou em frente à TV, durante as refeições, ou em cima da cama, pois a cama te leva inconscientemente, para outros fins.

- Alimente-se bem, hidrate-se bem, mas evite os excessos, evite doçuras, se afaste de drogas ou bebidas alcoólicas.

 

DICA Nº (2)

PARA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DURANTE O TEMPO DO ESTUDO:

 

- Priorize aquelas disciplinas que lhe são mais difíceis.

- Simule previamente uma prova de questões em cima dos conteúdos possíveis da prova do dia, e avalie o seu desempenho.

- Lembre-se, de que revisar o desempenho de provas antigas, anterior ao concurso, também nos ajudam a fixar os conteúdos.

- Reproduza com suas próprias palavras, sempre que possível, as matérias do concurso, copie a mão livre, e cole seus resumos na parede. Tudo isto poderá lhe ser útil para a fixação dos conteúdos que certamente você irá precisar para a sua aprovação.

- Aproveite dos recursos de áudio e de vídeo para fixação dos temas de estudo.

 

DICA Nº (3)

PARA FAVORECER A GRAVAÇÃO MENTAL DOS CONTEÚDOS DURANTE O TEMPO DE ESTUDO:

O ponto de partida é o seguinte:

REPETIR, REPETIR, REPETIR EM VOZ ALTA!

ESCUTAR, ESCUTAR, ESCUTAR E MEMORIZAR. TUDO ISTO VAI AUMENTANDO A SUA POSSE DOS CONTEÚDOS – VAI COLAR – COMO UMA MÚSICA OU COMO UM SONETO, EM SEU CÉREBRO.

 

Então!

- Exercite a sua mente! Seja criativo (a)! Ative a memória.

- Crie links mentais, acrósticos, rimas e associações de palavras ligadas aos conteúdos de sua disciplina. Ex: O nome do seu cachorro, um verso rimado, ou letra inicial. Isto irá ajuda-lo ativar a memória dos conteúdos gravados.

- Recorra sempre que necessário, os recursos dos sites de pesquisa da internet e dos Dicionários.

- Amplie seus conhecimentos, valorize a leitura, dos temas atuais, das áreas do ambiente, das políticas sociais, que podem ser útil, à sua redação.

- Evite passar a frente os estudos que você não interiorizou. Faça com que seus estudos e suas conclusões lhe façam sentido ao seu conhecimento.

 

DICA Nº (4)

PARA AS ÚLTIMAS SEMANAS ANTES DA PROVA:

 

Mentalize o dia da prova!

Entre na sala, visualize o ambiente, imagine a carteira da prova – sente na carteira – coloque os pés no chão -  visualize as canetas e as questões da prova à sua frente – amorize esse lugar – e confie, que tudo vai dar certo!

 

DICA Nº (5)

PARA LIDAR COM POSSÍVEIS SINTOMAS DE ANSIEDADE NO DIA DA PROVA:

O ponto de partida é o seguinte:

O SEU PREPARO, O SEU TEMPO PARA CADA QUESTÃO E O SEU ESTADO DE AUTOCONFIANÇA, TEM MUITO A DIZER SOBRE O SEU DESEMPENHO DO CONCURSO.

Então!

- Alimente-se normal e repouse tranquilo na véspera da prova!

- Desperte à hora certa, alimente-se tranquilo, pense positivo e pronto pra prova!

- Chegando ao lugar - receba a sua prova, verifique as questões, calcule o seu tempo pra cada questão, e mergulhe na prova!

- Evite estacionar – com tempo demais nas questões mais difíceis – elimine as mais fáceis – retorne depois às questões mais difíceis.

- E se em algum momento, a ansiedade lhe vier, no decurso da prova, não se deixe atingir em sua autoconfiança! Até mesmo porquê – o seu desempenho já está garantido pela qualidade de seu preparo para o concurso.

- Mas se algo ocorrer, então feche os olhos e respire profundo – segure o ar e conte até três – solte o ar lentamente e repita confiante - a sua ANCORA MENTAL: Tranquila (o) (dizendo seu nome .....). Segura (o) (dizendo seu nome.....)! Que bom que eu posso estar aqui para passar no concurso! Eu quero, eu estou preparada(o) eu estudei e acredito positivamente no meu desempenho! (Respire fundo e relaxe) e confirme o seu desejo positivo e a sua determinação em busca da VITÓRIA!

UM BAITA ABRAÇÃO!

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h09 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

Quarta-feira , 28 de Setembro de 2016 

"AQUELE QUE APRENDEU AMORIZAR

E TRANSFORMAR EM BELEZA TODAS AS EMOÇÕES,

SEJAM, DE MELANCOLIA,

DE TRISTEZA, DE

PRAZER OU DE DOR,

APRENDEU A MAIS SÁBIA DE TODAS AS LIÇÕES DA VIDA".

(ZalFran Dubal)

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h45 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

Quinta-feira , 25 de Agosto de 2016 

O JOGO DA VIDA

 

No jogo da vida, de todos os dias, perdemos, ganhamos!

Ganhamos os dias, ganhamos as horas, ganhamos a vida,

Ganhamos idade, ganhamos saúde, ganhamos amores!

Mas ao mesmo tempo, as perdas acontecem,

os dias terminam, as horas se passam, os amores se vão,

a gente envelhece, e a saúde enfraquece!

 

Assim é a vida, o jogo da vida, de todos os dias!

Por isso, o importante, é aprender a jogar, aprender o segredo,

de viver e aprender, a ganhar com as perdas!

 

Por isso tiremos, das perdas as lições!

As lições de aprender, a ganhar experiência,

e tentar novamente, com maior perfeição!

 

Jamais nos deixemos, derrotar pelas perdas,

mas sim, transformemos em lições e experiência!

Jamais reforcemos, a dor das derrotas,

mas sim  avancemos, à fileira dos fortes, daqueles que vencem!

 

Jamais nos perdamos, a olhar o passado, e a contar só as derrotas!

Contemos os ganhos, contemos conquistas, lições aprendidas,

e assim CERTAMENTE, vivendo e aprendendo, as lições da experiência,

virão mais vitórias, conquistas e glórias, no JOGO DA VIDA!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h02 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Terça-feira , 02 de Agosto de 2016 

UM MENDIGO COM SAÚDE, É MAIS FELIZ QUE UM REI DOENTE. (Artur Schopenhueer)



Escrito por ZALFRANDUBAL às 03h10 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Sexta-feira , 22 de Julho de 2016 

  ̋FELIZ AQUELE QUE CONSEGUIU COMPREENDER QUE A MAIOR GRANDEZA DOS MAIORES SÁBIOS, CONSISTE NA EXPERIÊNCIA DE PODER  PARTILHAR COM OS OUTROS AS ALEGRIAS DE SEUS DONS DO SABER ̋ (ZalFran Dubal)



Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h54 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quarta-feira , 20 de Julho de 2016 

O AMOR DOS AMIGOS

(Mensagem dedicada aos meus queridos (as) amigos (as) de todos os meus contatos)

"Os bons amigos são como as estrelas, nem sempre você as vê, mas sabe que sempre estão lá" (Autor desconhecido).

 

Uma das formas mais livre e mais bela da vivência do amor é o amor da amizade.

Nesta vivência do amor, as pessoas se amam independente de qualquer obrigação natural, de qualquer conotação de interesse sexual, de qualquer condição social, ou de qualquer vinculação de consanguinidade.

Em sua origem etimológica, a palavra amizade como o amor, tem a ver com a crença numa divindade, de nome storge, reverenciada pelos gregos como o deus da afeição e do amor altruísta e afetuoso.

Na passagem para o latim, a palavra amizade vem da raiz da palavra amore, que se traduz por amicitate, que tem significado de confiança mutua e sentimento de dedicação e fidelidade, sem qualquer interesse ou envolvimento sexual. 

Bem diferente do amor dos casais, que envolve um contrato e compromisso social entre os cônjuges, bem diferente do amor de pais e filhos, que envolve laços sanguíneos; bem diferente do amor fraternal, que sempre envolve alguma vinculação espiritual de irmandade ente as pessoas, no amor de amizade, as pessoas se vinculam de forma gratuita e espontânea, totalmente livre e desinteressada.

Por isso é absolutamente verdade a afirmação do verso bíblico do livro do Eclesiástico “QUEM ENCONTROU UM AMIGO, ENCONTROU O MAIOR TESOURO” (Eclo 6,14).

Maior que o amor esponsal dos esposos, maior que o amor paternal de pais e filhos, maior que o amor fraternal; o amor dos amigos verdadeiros é realmente, entre todas as formas da vivência do amor, o encontro do maior tesouro.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h14 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sexta-feira , 08 de Julho de 2016 

UM BRINDE PARA O SEU ANIVERSÁRIO

BRINDAR É PRECISO,

BRINDAR COM ALEGRIA,

BRINDAR NOSSOS PAIS,

BRINDAR A FAMÍLIA!

BRINDAR AO SENHOR,

NOSSO PAI CRIADOR,

PELO DOM DA VIDA!

 

BRINDAR É PRECISO,

BRINDAR A EXISTÊNCIA,

BRINDAR NOSSOS DIAS,

SEMPRE AGRADECIDO!

 

POR ISSO BRINDEMOS,

COM GRANDE ALEGRIA,

BRINDEMOS A VIDA,

POIS HOJE É SEU DIA!

 

BRINDAR É PRECISO,

E CANTAR COM ALEGRIA!

 

PARABÉNS A VOCÊ,

NESTA DATA QUERIDA!

QUE O BOM DEUS LHE CONCEDA,

MUITOS ANOS DE VIDA!

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 06h09 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Quinta-feira , 30 de Junho de 2016 

ENTENDENDO A DEPRESSÃO

 

            Estudiosos das áreas da medicina e da psicologia definem a depressão como um distúrbio do sistema nervoso que atinge aproximadamente 20% da população mundial em alguma fase da vida, e que se caracteriza, por um estado de baixa energia, relacionada com a disfunção e baixo nível de algumas substâncias químicas do cérebro como, a serotonina e a noradrenalina e a dopamina; baixo estado de humor; baixa estima; baixa capacidade de concentração e baixo rendimento das atividades físicas e mentais.

          Alguns fatores internos e externos tais como, a hereditariedade, a formação genética e a constituição bioquímica do cérebro, fatores psicossociais e afetivos, como a perda de um ente querido ou uma experiência de fracasso, e às vezes algum tipo de droga ou medicamento, podem aparecer relacionados com o surto da depressão.

          A definição mais comum entre os estudiosos, é que a depressão não é apenas um momento infeliz, ou um sentimento psicológico passageiro; mas, trata-se realmente de uma doença que compromete o organismo como um todo; na sua expressão física e psico-afetiva e tem consequências perceptíveis na expressão do pensamento, na percepção da realidade; na diminuição do apetite, diminuição da libido e na queda gradativamente do prazer pela vida e de tudo que faz parte do dia-a-dia da vida.

 

TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

          Por se tratar de uma doença que afeta o organismo como um todo, a depressão precisa ser tratada por profissionais especializados nesta área, através do recurso da psicoterapia, e depois de gravemente instalada, necessariamente precisa ser tratada com auxílio de medicação apropriada para corrigir as modificações e transtornos do organismo na sua expressão física, afetiva e psicossocial.

          Mais em todos os casos recomenda-se concomitantemente ao tratamento medicamentoso, o auxílio de um bom acompanhamento psicoterapêutico, que tenha confiabilidade, e que seja realizado por profissionais habilitados.

 

ALERTA

          Se você perceber que está entrando no caminho da depressão ou repetindo uma nova depressão, não fique prorrogando por muito tempo o início do tratamento e não espere demais a sua cura, sozinho (a). Você precisa urgentemente ser ajudado (a), para recuperar dentro de você o seu potencial e a sua capacidade própria de se ajudar a si mesmo (a)!

  

MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL

              Como alguém que passou pela experiência do stress e esteve muito perto de cair em depressão, desejo repartir com aqueles e aquelas que estão passando por essa, alguns exercícios, que pratiquei, e que muito me ajudaram, a levantar as energias e dar a volta por cima.

              São nove exercícios, que eu criei e batizei de EXERCICIOS DE LEVANTAMENTO,que junto com a autoajuda e o auxílio da medicação, me foram orientando, e me estimulando através da mentalização e repetição positiva, para avançar passo a passo, dia a dia, semanas e semanas, em direção da minha recuperação.

DECIDA PELA SUA CURA!

              Se você está passando por essa, levante a cabeça e tome a sua decisão.

              Comece hoje a dar os passos para  dar a volta por cima e sair da depressão, e tenha certeza: você é maior que a sua depressão. Vamos! Deus lhe acompanhe!

 

EXERCÍCIOS DE MENTALIZAÇÃO PARA CURA DA DEPRESSÃO

 

EXERCÍCIOS PARA O PRIMEIRO DIA

PRIMEIRO PASSO: Levantar do chão

Levante cedo e declare sua decisão:

Hoje estou decidido (a). Hoje vou consultar e procurar ajuda de um psicoterapeuta.

              A partir de hoje começo a me reforçar, a me comunicar, a me alimentar melhor, a me tratar e tomar medicamentos, se necessário for, e a subir decididamente os degraus para a cura da depressão. Se Deus quiser. E eu tenho certeza que ele quer; eu vou sair dessa!

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h29 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS PARA A PRIMEIRA SEMANA DO TRATAMENTO

SEGUNDO PASSO: Levantar as energias

Decida pela sua cura. Você é maior que a sua depressão.

Se alimente de alimentos ricos e nutritivos. Ricos em proteínas e triptofano. A não ser que a sua prescrição médica não lhe permita algum desses alimentos. Decida-se mais pela qualidade e energia de sua alimentação, do que pela quantidade. Dê preferência às carnes bovina, carne de peru, carne de peixe; leite, iogurte, arroz integral, feijão, batata, tomate, grão de bico, banana, amendoim e nozes.

Todos esses alimentos ajudam a levantar as energias e os níveis da serotonina, noradrenalina e dopamina, que são substancias fundamentais, ao seu organismo e à sua cura.

Tome sol sempre que possível. Beba água pura. Faça caminhadas. Relaxe o corpo com um bom banho morno ou alternado; de preferência, próximo à hora de deitar.

Vá para a cama na hora de dormir, e para dormir.  Evite ficar ruminando problemas na cama.

Tome rigorosamente a medicação prescrita pelo seu médico, e comunique as pessoas ao seu redor e ao seu médico, como você vai se sentindo.

 Diga para si mesmo (a):

Eu estou fazendo os passos certos para a minha recuperação.

Eu estou decidido (a).

Eu acredito na minha recuperação.

Eu tenho fé em Deus; eu já me vejo caminhando para a minha cura.

Eu acredito. Eu confirmo.

Eu já me vejo a caminho da minha cura.

 

TERCEIRO PASSO: Levantar os olhos ao redor

Vá abrindo os olhos!

Vá percebendo ao seu redor!

Vá mentalizando:

Eu não sou o único que está passando por essa.  Isso dá em muita gente.

Isso dá e passa com o tratamento. Eu estou me tratando. Eu estou vencendo as causas da depressão.

Eu tenho fé em Deus; e com fé, esperança, decisão e força de vontade, eu estou sendo curado (a)

QUARTO PASSO: Levantar a cabeça

Comece o dia de cabeça erguida; mesmo que não lhe seja fácil.

Levante a cabeça e repita com convicção:

“Não há mal que sempre dure. Se hoje não estamos bem, amanhã estaremos melhores”!

Eu quero.

Eu posso.

Eu acredito.

Eu tenho esperança.

Eu tenho fé em Deus; e com o meu tratamento e minha fé em Deus, eu estou vencendo a depressão.

QUINTO PASSO: Levantar a autoestima

Comece o dia com um novo visual.

Com uma roupa nova ou um penteado novo.

Tome consciência de suas virtudes.

Reconheça as suas qualidades e realizações positivas da sua vida.

Reforce o seu lado positivo na sua mentalização.

Diga para si mesmo (a), com convicção:

Eu sou mais forte que a depressão.

Eu estou mais forte com o meu tratamento.

Eu tenho fé em Deus e força de vontade.

Nada está perdido.

Há muita gente me dando força em roda de mim.

Todos torcem pela minha vitória.

Todos querem me ver felizes.

Amando a vida. Com alegria.  Com energia; e é isto que eu mais quero!

Eu confirmo! O que eu mais quero é viver e ser feliz!

Eu posso viver feliz.

Eu me amo e amo a minha vida

 

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h09 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS PARA

REFORÇAR O TRATAMENTO

 

SEXTO PASSO: Levantar o Astral

Mentalize e repita: “Todos os dias, sob todos os aspectos, eu quero, eu posso, eu acredito, com o meu tratamento, eu estou cada vez melhor, e melhor”.

Levante agradecendo e reze agradecido (a) a Deus.

Cante canções alegres! Escute músicas de seu gosto!

Leia um bom livro!

Se puder procure ter um animalzinho de estimação – eles fazem bem à nossa autoestima. Nos entretêm. Converse e brinque com ele.

Converse com as pessoas de seu convívio. Fale dos seus sentimentos. Conte uma piada. Olhe suas fotos antigas. Dê umas boas risadas, mesmo que lhe seja custoso; isto desenruga o rosto.  Libera tensões. Faz bem à alma.

SÉTIMO PASSO: Levantar para o trabalho

“Cabeça desocupada é uma fábrica de pensamentos tolos”.

Não fique na cama ou desocupado (a).

Levante cedo. Reze com fé e ofereça a Deus o seu dia.

Ocupe-se em algo em que você se sinta útil.

Trabalhe! Faça serviços voluntários sempre que for possível, a não ser, que o terapeuta ou o seu médico recomendem o contrário.

Volte a fazer aquelas coisas boas que você sempre gostou de fazer.

Diga com convicção a si mesmo (a):

Eu quero ser útil!

Eu estou sendo útil!

Eu me sinto bem trabalhando!

Eu acredito!

Eu confirmo!

Trabalhar me faz bem.

Viva o trabalho!

EXERCÍCIO PARA COMEMORAR

A EFICÁCIA DO TRATAMENTO

OITAVO PASSO: Levante as mãos para o alto! Bem alto!

E diga com convicção a si mesmo (a):

Eu acredito!

Eu tenho fé!

Meu coração bate mais forte.

Meu estado de humor está mais alto.

Minha autoestima está mais alta.

Eu já começo agradecer.

Graças à minha força de vontade.

Graças ao meu tratamento.

Graças às pessoas que me ajudaram; e graças ao meu Deus! Tudo está melhor.

Louvado seja Deus!

 

NONO PASSO: Dê um grande viva à vida!

Agradeça a Deus e se declare vitorioso (a).

Proclame com convicção:

Eu fiz a minha parte.

Eu levantei do chão.

Eu levantei as minhas energias.

Eu levantei a minha autoestima.

Eu levantei o meu astral.

Graças ao meu tratamento.

Eu resinifiquei a minha vida. 

Graças às pessoas que me deram força; e graças a Deus,

eu estou seguro(a) que estou sendo curado(a)!

Comunique a sua alegria e o seu progresso às pessoas do seu convívio.

Continue fazendo a sua parte, agradecido (a) e consciente: “que não há mal que sempre dure”.

Se hoje não estamos bem, amanhã, estaremos melhores!

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h06 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quarta-feira , 29 de Junho de 2016 

PARA REFLEXÃO ENTRE PAIS E FILHOS

 

IMAGINE UMA SITUAÇÃO EM QUE UMA CRIANÇA BATEU NA MÃE!

 

- UMA MÃE PODERIA REBATER A CRIANÇA COM OUTRO TAPA.

- OUTRA MÃE PODERIA COLOCAR-SE AO LADO DA CRIANÇA E ORIENTÁ-LA A NÃO REPETIR ESTA ATITUDE COM A MÃE.

- E A OUTRA MÃE PODERIA ACOLHER E ACONCHEGAR A CRIANÇA NO PEITO.

 

E VOCÊ, QUAL DAS ATITUDES TOMARIA?

 

... LEMBRE-SE, GERALMENTE A CRIANÇA VAI APRENDER A FAZER NA VIDA, AQUILO QUE FIZERAM POR ELA OU AQUILO QUE ELA VIU FAZEREM PELOS OUTROS.   PENSE NISTO!               



Escrito por ZALFRANDUBAL às 05h46 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quarta-feira , 22 de Junho de 2016 

ANCORA PARA REALIZAÇÃO DOS DESEJOS

 

Foi a partir de uma visita amiga, numa manhã de sábado, juntamente com a Psicanalista Odete Bittencourt à residência da querida colega e amiga, Psicóloga e Psicanalista, Danila de Lima, que entre um mate e o outro, aprendi das colegas os passos que deram inspiração a formulação do presente exercício que hora apresento, com o título deANCORA para realização dos desejos. 

Partindo do princípio de que o caminho inicial, para as nossas grandes realizações, se processa a partir da dinâmica do desejo, decidi partilhar com aqueles a quem interessar, algumas indicações que certamente muito poderão contribuir para o acionamento de nosso potencial interior de realização

 

CHAVE DA ANCORA

O ponto de partida para a formulação e aplicação do presente exercício é o seguinte:

 

Tudo o que nós desejamos e afirmamos na nossa mente, vai se tornando possível na realidade.



FÓRMULA DA ANCORA

DESEJO + PODER INTERIOR + AUTOCONFIANÇA = CONQUISTA

 

 

OS  07 PASSOS PARA APLICAÇÃO DO EXERCÍCIO

1º Passo: Escolha uma posição confortável de relaxamento;

2º Passo: Traga presente à sua mente a lembrança de algum presente muito desejado da sua infância;

3º Passo: Atualize e reviva na sua mente a memória do gozo emocional da posse de algum presente muito desejado que você já conseguiu;

4º Passo:  Reavive e confirme na sua mente a certeza do seu potencial de conquista daquele presente tão desejado;

5º Passo: A seguir, traga à sua mente e materialize a imagem de um novo presente que você mais deseja conquistar hoje;

6º Passo: Visualize esse presente, tome posse desse presente e diga para si mesmo (a): EU QUERO E VOU ATRAS DOS MEUS DESEJOS! EU POSSO E CONFIO NO MEU PODER DE REALIZAÇÃO E TUDO O QUE EU QUERO E POSSO, EU CONQUISTO!

7º Passo: Por fim passe a fazer uso da técnica da ancora de ativação de seu poder de realização do desejo através do exercício prático de aplicação do seu dedo indicador na parte lateral de seu punho da mão esquerda e confirme: EU QUERO, EU POSSO, EU CONQUISTO! (3 vezes)

 

 

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: Certamente, você irá se surpreender com a ampliação da sua capacidade de autoconfiança, já a partir das primeiras aplicações do presente exercício. Então vamos lá! RELAXANDO, MENTALIZANDO E APLICANDO A ANCORA.



Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h33 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

Sexta-feira , 17 de Junho de 2016 

UM DIA NA ESTANCIA

(Poesia dedicada ao seu Bica, meu irmão, e comadre Santina)

 

1 - UM DIA DESSES ENQUANTO MATEAVA

A FRENTE DA ESTANCIA COM MEU VELHO IRMÃO

OLHANDO O HORIZONTE EU ME DELEITAVA

 PASSEANDO NO TEMPO DA IMAGINAÇÃO.

 

2 - ENQUANTO EU MATEAVA NA FRENTE DA ESTANCIA

EU VI TANTA VIDA VI TANTA HARMONIA

REVI MINHA VIDA, MEUS SONHOS DA INFÂNCIA,

QUE DESDE CRIANÇA, AQUI DENTRO EU TRAZIA!

 

3 - ENQUANTO MATEAVA MEUS OLHOS PASSEAVAM

A FRENTE DA ESTANCIA OLHANDO A COXILHA,

VI TANTA VIDA QUE SE APRESENTAVA

EM TUDO QUE OLHAVA EM TUDO QUE OUVIA!

 

4 - OLHEI NO HORIZONTE O DIA CLARIANDO

ENQUANTO AS COCOTAS E UM GALO CANTAVA

ANUNCIANDO UM DOMINGO QUE ESTAVA CHEGANDO

FELIZ SABOREANDO O MEU MATE EU ESTAVA!

 

5 - OLHANDO À MINHA FRENTE AS OVELHAS BERRAVAM,

ACORDANDO O REBANHO PARA UM NOVO DIA,

ENQUANTO AO MEU LADO UMA LEITOADA

DISPUTAVAM AS TETAS DA PORCA DE CRIA!

 

6 - OLHANDO MAIS LONGE NO PÉ DA COXILHA

ENXERGO DOIS TOUROS NUM DUELO CERRADO

TALVEZ DISPUTANDO A PRENHÊS DAS NOVILHAS

OU QUEM SABE O ESPAÇO DO CAMPO LOTADO.

 

7 - VOLTEI PRO TERREIRO DA FRENTE DA ESTANCIA

E FIQUEI CURINGANDO UM CASAL DE POMBINHOS

ANDANDO JUNTINHOS NUM BELO ROMANCE

QUE ATÉ PARECIAM TROCANDO CARINHOS!

 

8 - VOLTEI PRO MEU LADO E VI TODA A MATILHA

DOS CÃES DA FAZENDA AINDA DORMINDO

TRANQUILOS E SERENOS QUE ATÉ PARECIAM

QUE TODOS SABIAM QUE ERA UM DOMINGO!

 

9 - VOLTANDO PRAS CASAS VEJO OS QUERO-QUEROS

DISPUTANDO O ESPAÇO ENTRE VACAS E POTROS

ENQUANTO EU VIVIA A MAGIA DAQUELE CENÁRIO,

EU ME DELEITAVA FAZENDO POESIAS ENTRE UM MATE E O OUTRO.

 

10 - E ASSIM POUCO A POUCO ENTRE MATES E PROSAS

EU IA MESCLANDO O PRESENTE E O PASSADO,

 ATÉ QUE ME SURGE UMA GATA MIMOSA

E ME PULA NO COLO E ME FAZ UM COSTADO!

 

11 - POR FIM ME DETIVE POR LONGOS MOMENTOS

PASSEANDO NO TEMPO DA IMAGINAÇÃO

SENTINDO QUE A VIDA ME DEU TODO O TEMPO

CONTEI PRO MEU MANO O MEU SONHO DE INFÂNCIA,

QUE DESDE CRIANÇA EU TRAZIA AQUI DENTRO,

DE UM DIA TAMBÉM, NÓS TER NOSSA ESTANCIA!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 01h57 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Domingo , 22 de Maio de 2016 

A FORÇA TERAPÊUTICA DO ABRAÇO

 

 (Mensagem publicada em 23/11/2011 e republicada em 22/05/16 pela ocasião do dia mundial do abraço)

 

Recebi recentemente uma mensagem eletrônica, com o título “ABRAÇOTERAPIA”, que me fez pensar bastante: COMO FAZ BEM UM ABRAÇO! COMO ENERGIZA! COMO TEM PODER DE CURA!

Pena que pouco fazemos a experiência da energia do abraço! Talvez por medo, talvez por falta de confiança, talvez por pouco termos sido abraçados, talvez por desconhecer o seu poder de cura e energização, ou quem sabe, até por falta de encontrar tempo para as pessoas, ou por achar desnecessário!?

E quem sabe, seja exatamente por isto, que nos encontramos, cada vez mais solitários, mais separados, mais distantes e vazios no relacionamento com as pessoas, mais enfermos, e mais infelizes.

A falta do abraço caloroso do pai. A falta do abraço da mãe. A falta do abraço dos filhos. A falta do abraço do amigo. A falta do abraço da amiga, sem segunda intenção, sem maldade; sem qualquer conotação erótica, sem dúvida, nos distanciam e nos tornam indiferentes, mal amados e menos humanos.

E você meu amigo, minha amiga! Já pensou no valor de um sincero e carinhoso abraço? Quanto tempo faz que você têm esquecido de abraçar seus pais ou seus filhos? Ou quem sabe seus amigos ou suas amigas?

Será que você também não precisa fazer a experiência da FORÇA TERAPÊUTICA DO ABRAÇO?

Quem sabe seja apenas o calor do afeto de um sincero abraço, que está lhe faltando, ou está faltando no seu relacionamento, para recuperar um grande amor na sua vida!

Por isso amigo(a), abrace! E abrace muito, com amor, enquanto as pessoas queridas da sua vida estão vivas. Depois, poderá ser tarde. E não se esqueça, de dar um grande e carinhoso ABRAÇO em você mesmo (a)! Então vamos lá,

um grande e carinhoso abraço!

                                                  

 
Escrito por ZALFRANDUBAL às 07h24 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

Sexta-feira , 29 de Abril de 2016 

AOS CASAIS

PARA REFLETIR!

Quando terminam os beijos, terminam os abraços, termina o perdão, terminam os encantos e o interesse sexual entre os cônjuges, cuidado! São os sintomas terminais do casamento que já estão presentes na relação do casal.

Pense nisso!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 07h32 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quinta-feira , 28 de Abril de 2016 

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO

 CELEBRAR ANIVERSÁRIO É SEMPRE UMA OCASIÃO ESPECIAL EM NOSSA VIDA.

É OCASIÃO DE RECONHECER,

 AGRADECER,

COMEMORAR

E ABRIR AS PORTAS PARA NOVOS DIAS NO CALENDÁRIO DO TEMPO!

RECONHECER A GRAÇA DE PODER ESTAR VIVO!

AGRADECER A MARAVILHA DE CONTINUAR EXISTINDO!

COMEMORAR CONQUISTAS E APRENDIZAGENS DO TEMPO VIVIDO! E ABRIR AS PORTAS PARA UM NOVO TEMPO!

CELEBRAR ANIVERSÁRIO,

EM QUALQUER IDADE,

EM QUALQUER ESTADO OU EM QUALQUER ATIVIDADE,

É SEMPRE UMA OCASIÃO MUITO ESPECIAL!

É OCASIÃO DE BENDIZER,

DE FESTEJAR,

E ACIMA DE TUDO,

DE BRINDAR O DOM MARAVILHOSO DA VIDA!

POR ISSO, NESTE DIA TÃO ESPECIAL NO SEU CALENDÁRIO DO TEMPO, DESEJO RECONHECER,

AGRADECER,

BENDIZER,

COMEMORAR E BRINDAR COM VOCÊ!

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h14 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sábado , 16 de Abril de 2016 

”O DIA EM QUE AS PESSOAS ACORDAREM

PARA O SENTIDO VERDADEIRO DO AMOR,

ELAS IRÃO SE ARREPENDER

POR TER DESPERDIÇADO O TEMPO

DE VIVER O AMOR E DE AMAR INTENSAMENTE” (ZalfranDubal)

 

POR ISSO AMIGO (A)!

VIVA INTENSAMENTE ENQUANTO É TEMPO!

AME INTENSAMENTE ENQUANTO É TEMPO!

PERDOE INTENSAMENTE ENQUANTO É TEMPO!

SIRVA INTENSAMENTE ENQUANTO É TEMPO!

 

POR QUE ESTE É O SEU TEMPO PRESENTE PARA VIVER E AMAR INTENSAMENTE A QUEM ESTÁ A SEU LADO -

DEIXAR PARA AMANHÃ, CERTAMENTE SERÁ TARDE E

INÚTIL VOCÊ LAMENTAR O TEMPO PERDIDO!

 

PENSE NISSO!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 12h50 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sexta-feira , 15 de Abril de 2016 

PENSAMENTO POSITIVO

SE HOJE LÁ FORA O DIA PARECE FEIO, TORNE ESSE DIA LINDO, DENTRO DE VOCÊ!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h31 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

Terça-feira , 19 de Janeiro de 2016 

O PODER DO SORRISO

 

"Ninguém precisa mais de um sorriso, do que aquele que desaprendeu de sorrir".

Este pensamento faz parte de uma poesia, de autor desconhecido, que contém em sua formulação, um fundo incontestável de verdade, altamente significativo.

"O sorriso é alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes e consolo para os desesperados".

 

Constata-se, que é bem maior e positivo o retorno do ato de sorrir, do que chorar.

Se chorar lubrifica a alma, o sorriso, a vivifica.

Se chorar enruga e desfigura o rosto, sorrir regenera, suaviza, recupera e revitaliza.

Se o ato de chorar descarrega a adrenalina, o hormônio que atua como estimulante instantâneo para defesa do organismo, o sorriso libera endorfina, o hormônio que atua como um sedativo, relaxante e revitalizante do organismo.

Se chorar provoca a tensão da musculatura do rosto, sorrir libera tensões, exercita, relaxa e suaviza 28 músculos.

Não são poucos os estudiosos das ciências da saúde e do comportamento, que admitem os valores positivos e terapêuticos do ato de sorrir.

Já Hipócrates, o pai da medicina, no século IV antes de Cristo, recorria ao uso de brincadeiras e animações para ajudar na cura de seus pacientes.

Freud, em 1916 afirmava que a cena cômica e a reação do riso trazem a melhora física e mental do doente.

Bérgson escreveu: "um bom sorriso é como uma chuva mansa e silenciosa, que cai e fertiliza a terra, ou como brisa suave, que acaricia e refresca o rosto".

Antonie de Saint-Exupéry, o Pequeno Príncipe, assim exaltou o valor do sorriso: “no momento em que sorrimos para alguém, descobrimos este alguém como pessoa, e o sorriso do outro, revela que nós também somos pessoas para ele".

O médico Hunter Adan, 1960 nos EUA faz uso da técnica de provocar risos para recuperação dos pacientes.

Eduardo Lambert diz que o ato de sorrir relaxa os vasos e os músculos do corpo todo, e às vezes, até os esfíncteres da bexiga, de tal maneira que há ocasiões, em que uma determinada pessoa pode urinar de tanto rir. Segundo ele, quanto mais um pessoa sorri, mais ela libera endorfina, o hormônio da alegria e do bem estar.

Na Alemanha, o Departamento de Psicologia de Dusseldorf, constatou que o ato de rir, é tão benéfico quanto à prática de exportes.

No Brasil, são conhecidos ultimamente os Doutores da Alegria, que se vestem de palhaços, para provocar risos e ajudar na cura dos pacientes internados em hospitais e instituições.

As experiências cada vez mais provam os efeitos benéficos do SORRISO em qualquer idade, para espantar e aliviar a tristeza, a depressão, a melancolia; dores físicas, e até mesmo para auxiliar no tratamento da hipertensão.

 

O RETORNO POSITIVO DO SORRISO

 

Percebe-se que a energia da paz, da alegria, do bem estar, da saúde e da felicidade está intimamente relacionada com o ato de sorrir.

De tal maneira, que quando estamos alegres, satisfeitos, com boa saúde e felizes; sorrimos. E quando estamos tristes, desanimados, deprimidos e doentes, com facilidade; choramos. E quanto mais chorarmos, mais nos deprimimos. Mais nos entristecemos e mais enfermos, ficamos.

Por isso, a experiência nos ensina que é de capital importância para o nosso bem estar e felicidade, a nossa atenção e opção pelas coisas boas, e relacionamentos que alimentam o nosso ego, e nos proporcionam momentos de alegria e de prazer em nossa vida.

Uma roda de amigos. Um bom bate-papo. Um bom telefonema. Um bom e-mail. Um bom filme de humor. Uma boa música. Um bom arrasta-pé. Um bom jogo de cartas. Um bom passeio com amigos e até mesmo com algum animalzinho de estimação. Umas boas férias. Um bom retiro. Uma boa leitura. Uma boa pescaria. Uma boa cavalgada. E sempre que possível, umas boas gargalhadas; tudo isto, tem um retorno altamente positivo, alimenta o ego, faz bem a alma, espanta depressão, nos faz feliz.

Se ao levantarmos pela manhã, sempre que possível, em vez de levantarmos com a cara amarrada, estamparmos um belo sorriso na cara, certamente, estaremos dando os primeiros passos para que o nosso dia seja bem humorado e feliz no relacionamento.

Se ao encontrar nossos familiares ou alguém no elevador ou no ônibus, no caminho da faculdade ou do trabalho, e cumprimentarmos com um olhar de carinho, e com um sorriso sincero, certamente estaremos fazendo do inicio do nosso dia, uma porta aberta para viver um dia feliz.

Se ao ser ultrapassado indevidamente no transito, ou encontrar alguém de mau humor no trabalho ou na faculdade, e você os acolher com delicadeza, com um sorriso espontâneo, certamente você terá neutralizado o efeito negativo do incidente e afastado de maneira positiva, a possibilidade de ter entrado em conflito.

 

ENTÃO AMIGO(A)!

 

Você tem mil razões para sorrir. Não custa nada. SORRIA!

 

E se você achar que não tem graça nenhuma tudo isto que eu escrevi pra você, e que não tem nenhum motivo para sorrir, vá até a frente do espelho..., faça cócegas nas suas costelas..., e sorria, nem que seja de mim! Quá! Quá! Quá!!!

Um grande abraço! 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h25 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Segunda-feira , 18 de Janeiro de 2016 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 04h18 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

 Texto de William Shakespeare

 

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quao boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.

Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"



Escrito por ZALFRANDUBAL às 12h30 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Segunda-feira , 11 de Janeiro de 2016 

Não vos preocupeis!

 

Olá prezado (a) amigo (a)!

Depois de um belo domingo, tranquilo e feliz estou chegando!

E a mensagem de hoje é de cunho religioso: Se você tem algum problema e está difícil de resolver, dívida com Deus. 

E lembre-se: Não só diga a Deus que você tem um problema, mas diga ao problema que você tem um grande Deus!

Não alimenteis preocupações entre vós!

Nenhuma preocupação irá acrescentar novos dias, aos nossos anos de vida.

Alimentar preocupações, não nos ajuda em mais nada, do que enfraquecer a nossa capacidade de vencer. Pense nisso!



Escrito por ZALFRANDUBAL às 06h11 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 



PENSAMENTO POSITIVO

 

Olá, Bom dia, Bom dia!

Diga ao seu dia de hoje: Hoje vai ser um grande dia, feliz e maravilhoso.

Mentalize hoje este pensamento positivo e assim será este novo dia para você.

Deseje!

Relaxe!

Mentalize!

E confirme seu pensamento!

 

"Tudo o que nos desejamos,e afirmamos na nossa mente, vai se confirmando na realidade." 

 

Por isso, desejo e pesamento positivo, atrai realidades positivas.

Deseje, e pense positivamente, sempre o melhor, e o melhor acontecerá...



Escrito por ZALFRANDUBAL às 06h07 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 12h20 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sexta-feira , 08 de Janeiro de 2016 

O MAIOR PRESENTE

 

Naturalmente algumas datas do ano, já se convencionaram como ocasiões especiais em que somos envolvidos pelas emoções de receber ou mesmo de dar presentes a alguém que amamos.

 

A verdade é que dar ou receber presentes é sempre uma experiência mui cara e afetiva, tanto àquele que dá como aquele que recebe.

 

MAS AFINAL,

QUAL É O MAIOR

PRESENTE DO MUNDO?

 

Quem não espera e não se emociona ao receber algum pacote com algum presente pela ocasião do aniversário?

 

Quem não se sente feliz em receber, até mesmo um simples bombom no dia de Natal, na virada do ano, ou mesmo da Páscoa?

 

Quem não se sente feliz em receber algum presente ou até mesmo um olá alusivo à passagem do dia de sua profissão?

 

MAS AFINAL,

QUAL É O MAIOR

PRESENTE DO MUNDO?

 

Certamente nem nos damos conta, mas todas as manhãs, ao despertar e abrir os olhos - recebemos o MAIOR PRESENTE do mundo:

O PRESENTE

DE ESTAR VIVO!

 

Então amigo (a)! Se você não recebeu, quem sabe, muito presente, nestes dias das Festas da Virada do Ano, saiba que Deus lhe dá, a cada dia, o melhor presente: O PRESENTE DE ESTAR VIVO.

Então agradeça!

E viva com alegria o presente de novos dias deste novo ano!

 

Com um grande abraço a todos (as)! 



Escrito por ZALFRANDUBAL às 05h23 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

topo