MENSAGENS DE AUTOAJUDA DE ZALMIRO F. DUBAL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
6
Partilhe esta Página

             DE OLHO NO TEMPO   

previsao-do-tempo/

aeroporto/314/

aeroportosantamaria-rs

 

 https://www.climatempo.com.br/

previsao-do-tempo/

cidade/4363/cacequi-rs

https://iframe.somarmeteorologia.com.br/

irga/previsao-15dias.php


MENSAGENS 2025
MENSAGENS 2025

        01/19/2025           

 

"O pior erro do ser humano é não aprender nada com os próprios erros". (Zdubal)

"O pior resultado das crises, é nada aprender com elas". (Frei Beto)

"A auto estima é a sabedoria do homem se estimar a si mesmo" (Zdubal)

"Uma vez traçado o caminho, só há uma coisa a fazer: segui-lo". (Saint Exupéry)

"Nunca é tarde para você se tornar o que poderia ter sido" (Prov. Árabe).

 

Escrito por zalfrandubal às 07h27 PM
[( ) comente] [envie esta mensagem] [link

 



CAMINHOS DA VIDA

 

Caminhando pelo mundo, passo a passo, venho descobrindo o sentido e a importância de cada caminho da vida.

Percebo que todos os dias avançamos nos caminhos da vida, e vamos descobrindo novos caminhos. Aliás, sempre o raiar de um novo dia, já nos oportuniza um novo caminho no tempo, para nos movimentar em direção de nossos ideais e realizações.

Caminhando pelo mundo, percebo, que cada dia é feito de encontros e desencontros, de alegrias e tristezas, de fracassos e vitórias no caminho. E, quanto mais avançamos, mais nos aproximamos da parada final do caminho da vida. De tal maneira que o mais poderoso dos caminhantes terá o seu dia de passar pelo exame e recolher o resultado final de sua trajetória; para se sentir feliz, gratificado, realizado, ou frustrado diante dos caminhos percorridos durante a vida.

Caminhando pelo mundo aprendi que a satisfação ou frustração do caminhante, depende em grande parte, da qualidade de suas escolhas e dos caminhos por ele percorrido. Quanto mais o seu caminho estiver iluminado pela lucidez da inteligência, da informação e conhecimentos; pela luz da verdade e da fé,  maior será o seu estado de satisfação.

Caminhando pelo mundo descobri que o saldo positivo de cada caminho que vamos percorrendo durante a vida, ademais da experiência acumulada, será sempre, a consciência limpa de ter procurado o caminho certo.

 


Escrito por zdubal às 09h13 PM
[( ) comente] [envie esta mensagem][link]

 

    PARE! PENSE! REFLITA!

     

    Comecei a entender o significado e a importância do uso da reflexão a partir do momento que passei a recordar a experiência agradável e curiosa de direcionar a luz através de um espelho, para localizar e encontrar meus brinquedos de criança, quando por descuido deixava cair ou perdia nalgum lugar escuro. E quantas vezes consegui encontrar meus brinquedos com o auxilio do reflexo da luz do sol através de um pequeno espelho!

    Desta curiosa e fascinante experiência da infância aprendi algumas coisas importantes que me levaram a desenvolver algumas considerações sobre o verdadeiro significado e importância do ser humano apreender a parar, pensar e refletir. Eis algumas coisas que aprendi.

     

    * Refletir é voltar-se em direção da luz para tornar claro e visível aquilo que não visualizamos com clareza;

    * Refletir é redirecionar os raios do sol ou de algum objeto iluminado para o interior de alguma área ou ambiente pouco iluminado;

    * Refletir é projetar a luz, é introjetar, é elucidar e clarificar áreas opacas, até mesmo, dentro de nós.

     

    Minha simples brincadeira de criança tem me servido muito de lição, especialmente, quando me defronto com situações de escuridão ou de pouca clareza, diante dos fatos e acontecimentos da vida.

     

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a não desistir e a não recuar diante de situações de trevas e obscuridade, mas sempre a direcionar e projetar a luz sobre elas.

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a sempre confrontar as luzes das informações adquiridas com o clarão mais forte da luz através do espelho do conhecimento científico.

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a não me conformar com meias verdades, com fórmulas prontas ou explicações confusas, mas sempre que me defronto com situações obscuras, recorro ao exercício da reflexão, até que consiga dissipar todo o tipo de confusão ou equívoco e a realidade passe a fazer parte da minha mente de maneira clara e iluminada.

     

    É por isso, que me sinto com propriedade para afirmar, que só tem a ganhar àquele que em meio às trevas ou em situações de carência da luz, aprendeu a PARAR, PENSAR E REFLETIR.

    

     

TRIBUTO AO MEU CÃOZINHO

    Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos que nós chamamos de cão. Até não sei porque nós chamamos assim. Na verdade, eles até mais parecem gente, mas não qualquer tipo de gente, há gente pior que os mais ferozes dos cães.

    Gente que agride.  Gente que são traiçoeiros, que são mal educados...            

    EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

    Eles são tão fortes, mais ao mesmo tempo são tão frágeis. São tão valentes para defender o seu dono, e o seu território, e ao mesmo tempo, tão dóceis.

    Mesmo aqueles que têm cara de animal, e que são educados como puro animal, só atacam quando provocados ou ameaçados em seu território, ou em defesa de seu dono.

    Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos! E sempre recebi carinho e admiração deles. Desde o meu primeiro protetor. Um cão preto, olhos amarelados, pitoco, gigante, chamado BATU.

    Este nos cuidou e cuidou nossa casa de campanha, desde os anos de criança até gurizote  taludo.

    EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

    Cresci, até criar barba, sempre vigiado pelo nosso querido JEEP, um cão ovelheiro, amigo, companheiro, fiel e inteligente. Este fazia por diversos peões, no cuidado dos bichos. Viveu 13 anos e morreu assistido pelas lágrimas de toda a sua família, que éramos cada um de nós. Eu, o pai, a mãe, e os dois irmãos.

    EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

    Fiquei rapazote. Trabalhei no campo, arrumei a primeira namorada, fui para a cidade, voltei muitas vezes, e fui recebido, com as lambidas e muita festa pelo nosso querido CHOINHO.

    Também ovelheiro, pelo amarelo e branco, olhos impares, um esbranquiçado e outro de cor escura, cãozinho de médio porte. Este foi de verdade o nosso melhor amigo do tempo da juventude.  Perdeu os dentes de velho. E partiu com 11 anos. Deixando-nos tristes, enlutados e desprotegidos na nossa propriedade. Foi mais que um cão apenas. Na verdade, foi um amigo fiel e inseparável, como uma relíquia da família, que perdemos. Por ser quase humano, mereceu um enterro digno, aos fundos de nosso arvoredo, arrancando muitas lágrimas de toda a nossa família, que até hoje lembramos e recordamos melancólicos, o local onde foi sepultado nosso querido CHOINHO.

    EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

    Desde a minha juventude, até a idade adulta, passaram por mim, muitos, desses animaizinhos queridos de estimação. A cadela PITÍCA e o gato LIBÓRIO.  A gata, MUTUCA. O potranco, BUNECRO e o pintinho, PELADO. A pombinha Nossa Senhora, que nós aprendemos amar e respeitar, como um sinal do Divino. E por último, tenho que destacar meu cãozinho querido, singular e mimoso, da raça poodle; de pêlo preto e focinho branco; de nome PITICO.  Esse merece uma referência e TRIBUTO especial. Este faz parte da nossa família, há 13 anos.  Nasceu no dia 27 de novembro de 1996. Filho da cadela PITUCHA, do Ronaldo.  E foi adotado na nossa casa da Boca do Monte, como gente da casa. Cresceu recebendo o nosso carinho, meu e da sua grande amiga, Ana Rita Marin, a quem ele sempre foi mais dedicado.  Aprendeu habilidades humanas, palavras, códigos, movimentos, a tal ponto que pareceu ter se esquecido de ser cachorro. Acompanhou-nos em momentos de alegrias e de tristezas; no trabalho; em viagens e dentro de casa, sempre pertinho.

    De rabo tipo espanador, sempre erguido. Sinalizando qualquer movimento estranho, em nossa defesa. Sempre soube nos acolher e retribuir carinho. Até mesmo, quando animais humanos, menos humanos, esqueciam.  Este é o famoso PITÍCO. A quem tributo minha homenagem e gratidão sincera, pelo carinho retribuído, e amizade leal durante longos anos. E a quem prometo que breve darei oportunidade de conhecer, nossa nova amiga, a famosa e querida BILUKA: a mascote da galera Mateus 10 e a pupila da amiga Terezinha, gerente da casa.

    É por isso, e por tudo isto, que eu dedico este TRIBUTO ao meu cãozinho. Por que na verdade, existe nestes animaizinhos, alguma coisa especial, que nem todos os humanos têm. E que encontramos neles, muitos valores, que certamente nos tornariam mais gente, e que só mesmo quem tem ou teve um deles, poderá admitir e contar histórias semelhantes.

     
Escrito por zalfrandubal às 10h32 PM
[( ) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 

 

DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS!

 

Desde que escutei pela primeira vez, sempre me impressionou este pensamento: “DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS”!

 

Com que tipo de pessoas? Com que companhias? Com que pensamentos? Com que crenças?  Com que vocabulário?

 

De fato a qualidade das companhias com quem mais andamos tem muito a ver, com aquilo que inevitavelmente nos tornamos.

Percebe-se que pessoas que permanentemente andam com companhias de má conduta, consequentemente acabam incorporando na vida, os mesmos modos de pensar e agir de pessoas de má conduta.

Pessoas que se aliam o dia a dia com companhias pobres espiritualmente; pessoas de mente pequena, pessoas de baixo nível cultural, pessoas escravizadas pelos vícios, dificilmente conseguirão decolar socialmente, e permanecerão limitados ao tamanho de suas aprendizagens da faculdade do seu grupo social.

Pessoas que se reduzem o dia a dia ao círculo de amigos da mesa do bar, ou do botequim, dificilmente conseguirão acrescentar algo enobrecedor à sua cultura, e consequentemente permanecerão reduzidos ao tamanho cultural da sua roda de amigos.

Pessoas que convivem constantemente com pensamentos negativos, de miséria, de inferioridade, de fracasso, de impossibilidade, de impotência, de inutilidade, de morte e de infelicidade, inevitavelmente, caminham para a materialização dos seus pensamentos.

Pessoas que se ocupam o dia a dia ao uso do discurso e vocabulário negativos a respeito de si mesmo e dos outros, dificilmente conseguirão reverter o efeito negativo de suas palavras.

Pessoas que frequentemente convivem com crenças negativas, com fortes fantasias e ideias fixas, com preocupações e medos, de bruxaria, de mal olhado, de encosto espiritual, de morte iminente e doenças incuráveis; dificilmente conseguirão escapar da materialização de suas crenças.

Por isso, realmente faz sentido este pensamento: DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS! Pense nisto!



Escrito por zalfrandubal às 09h57 PM
[() comente] [envie esta mensagem] [link

 

topo