Terça-feira , 16 de Dezembro de 2014
"Se você ama realmente uma pessoa, e ela se afastou de você, deixe-a o mais livre possível! Se ela retornar, você não a perdeu".
Li em algum lugar este pensamento, e achei que tem um significado realmente interessante. Por isso, jamais cometa o erro de sofrer desesperadamente se em algum dia você vivenciar o afastamento de alguém que você muito tem amado. Procure se colocar em seu lugar e compreender a sua realidade! Jamais insista em querer mantê-lo aos seus pés como prisioneiro de suas carências amorosas! Procure lhe conceder o direito de superação de suas carências. Jamais desista de admitir as suas possíveis razões do seu afastamento, pelo contrário, procure imaginá-lo como possuidor de alguma razão. Jamais cometa o erro de atribuir-lhe a totalidade da culpa de seu afastamento, pelo contrário, avalie alguma culpabilidade sua e admita os seus erros. Jamais se precipite em reconquistar apressadamente o seu amor por você, pelo contrário, conceda a ele todo o tempo que ele necessita para se se decidir por você ou se manter à distância. Jamais cometa o erro de se sentir a única pessoa merecedora de seu amor e atenções, pelo contrário, admita e incentive o seu direito e o seu merecimento de viver um grande amor por si mesmo e por outras pessoas. E se depois de deixá-lo livre o máximo possível, este alguém, algum dia espontaneamente, retornar ao seu caminho e vossos olhares e corações libertos se cruzarem e se aproximarem novamente, provavelmente é porque o seu amor por você, era amor de verdade!
|
|
|
MENSAGEM POSITIVA DO MEDO
Na maioria das vezes, quando se fala do medo, a primeira ideia que nos vem, é de conotação negativa, quando na verdade, o significado real da emoção do medo, depende em grande parte, da maneira em que interpretamos a sua mensagem.
Na maioria das vezes, nossa interpretação do medo está ligada às experiências de situações de desconforto na vida. Por isso, em vez de compreender a sua mensagem e finalidade real revivemos diante do medo apenas suas repercussões negativas.
Neste contexto, certamente não nos faltam situações que podemos recorrer como exemplos de nossa interpretação sobre o medo. Medo de falar em público, medo de insetos, medo de andar no escuro, medo de ficar só, medo de subir em escadas, medo de ficar doente, medo de morrer, e tantos outros tipos de medos.
Na verdade, em cada tipo de medo existe uma experiência, uma imagem e uma mensagem. Por exemplo, o medo de subir escadas, pode estar ligado a alguma experiência repressiva ou a alguma queda do passado. Por isso, cada vez que nos defrontamos diante da imagem de uma escada ou situações semelhantes, inconscientemente e espontaneamente reagimos de forma regressiva diante da imagem causante do medo. De tal maneira, que o tamanho do nosso medo, coincide com o tamanho da imagem de terror registrada na nossa mente, e que nem sempre coincide com o tamanho da realidade. É neste processo falho de interpretação da realidade, que muitas vezes, no lugar de um pequeno ratinho, pode estar presente o registro equivocado da imagem de um grande leão feroz e terrível em nossa mente. Neste caso, a imagem e a reação do medo, são muito maiores do que a realidade, e o desgaste de energias do organismo diante do evento são desnecessários.
|
|
|
Segunda-feira , 08 de Dezembro de 2014 QUEM AMA CUIDA! UMA PESSOA RECEBEU UM DIAGNÓSTICO DE UMA DOENÇA INCURÁVEL E TOMOU A SEGUINTE DECISÃO : A PARTIR DE HOJE VOU GASTAR INTENSAMENTE TODO O MEU TEMPO EM FAZER SOMENTE AQUELAS COISAS BOAS QUE EU MAIS DESCUIDEI NA VIDA! RESULTADO: A DOENÇA FOI EMBORA.
|
Terça-feira , 04 de Novembro de 2014
"O HOMEM DEVE ENSINAR ÀS SUAS CRIANÇAS QUE O SOLO A SEUS PÉS É A CINZA DE NOSSOS AVÓS. PARA QUE RESPEITEM A TERRA, DEVEM ENSINAR A SEUS FILHOS QUE A TERRA FOI ENRIQUECIDA COM A VIDA DE NOSSOS ANTEPASSADOS, QUE ELA É NOSSA MÃE. TUDO AQUILO QUE ACONTECE À TERRA, ACONTECERÁ TAMBÉM AOS FILHOS DELA. SE OS HOMENS COSPEM NO SOLO, ESTÃO CUSPINDO NELES MESMOS. SABEMOS QUE A TERRA NÃO PERTENCE AO HOMEM. O HOMEM, SIM, É QUE PERTENCE À TERRA" (Cacique Seatle, EUA, 1854).
Escrito por ZDUBAL às 08h52 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link]
Quinta-feira , 23 de Outubro de 2014 RELAÇÃO DA FELICIDADE COM O PRAZER E A SAÚDE EMOCIONAL (Reflexão baseada em um Trabalho da Área de Formação em Psicanálise Humanista apresentado a Dra. Carla Froner em Julho de 2010 no ITPH)
À priori, a FELICIDADE é um estado da alma. Porém, em cada abordagem, este conceito assume formulação diversa. Na linguagem comum, a felicidade tem a ver com emoção de gozo, sentimento de prazer, contentamento, estado intenso de júbilo. Já nos estudos da Filosofia, Psicologia e da Psicanálise e mesmo de outras Ciências que se ocupam em compreender o homem a partir da sua dimensão espiritual e transcendente, esta conceituação encontra maior abrangência e aprofundamento, sendo compreendida, como bem estar e qualidade de vida interior. Nesta conceituação mais ampla, a FELICIDADE, é compreendida a partir do seu sentido etimológico, como eudaimonia dos gregos, que se traduz por uma qualidade espiritual, que inspira o ser humano, a viver sobre a motivação de uma determinada influência, atribuida a um gênio bom, e não apenas como emoção de gozo ou prazer. Por isso, a redução ou identificação do conceito de felicidade à experiência do prazer não combina. Na verdade, o conceito de prazer combina mais com sensação ou sentimento de bem estar, e não com estado de espírito. É mais, uma reação sensorial e orgânica, indicativa de algo que nos satisfaz e nos faz experimentar sentimentos agradáveis. Esta reação de prazer está mais relacionada com a disponibilidade dos recursos de nosso ter e bem estar, enquanto que a felicidade tem mais relação com a realização do nosso ser e qualidade de vida.
EXISTE ALGUM PRAZER QUE NOS FAZ MAL? A princípio, a emoção do prazer não faz mal algum. O que passa a fazer mal ao ser humano é a sua relação equivocada com o sofrimento e a dor, como objeto do prazer. Neste contexto, encontram-se as relações deturpadas do prazer, como o sadismo, o masoquismo e sadomasoquismo. As fantasias sadomasoquistas tendem a levar o indivíduo a uma atuação de domínio sobre o outro, a ponto de mantê-lo atado, enjaulado ou fazê-lo rastejar. Este tipo de indivíduo experimenta o prazer em humilhar, espancar, beliscar, maltratar, queimar a pessoa, esfaquear, mutilar, estrangular, torturar, estuprar e em casos extremos, chegam até mesmo a matar suas vítimas. Já no caso das relações masoquistas, a tendência é uma reação oposta, onde o paciente sente prazer na dor e no sofrimento, em relação a si mesmo.
E O QUE SIGNIFICA SAÚDE EMOCIONAL? Partindo de suas origens, a palavra SAÚDE, vem de salus, que no latim tem significado de salvação e conservação da vida, e o adjetivo EMOCIONAL, vêm do vocábulo latim mótio, e do Francês antigo, motion que deriva do vocábulo émovoir, que se traduz por émotion, entendido como movimento, febre e perturbação moral. Por isso, o conceito de SAÚDE EMOCIONAL mais fiel às origens dos dois vocábulos, se traduz por bem estar afetivo e espiritual, e tem a ver com o equilíbrio dinâmico do organismo do ser humano e com o cuidado pela preservação e salvação da vida
Enfim, o conceito mais original de SAÚDE EMOCIONAL, se confunde com a preservação das pulsões vitais do ser humano, e tem muito a ver, com a qualidade de seu estado de prazer e felicidade.
|
|
Domingo , 24 de Agosto de 2014 CONCEITO DE LIBERDADE LIBERDADE SÃO ASAS PARA VOAR EM DIREÇÃO DA FELICIDADE! Este pensamento me ocorreu a partir do desejo de dar uma formulação pessoal ao conceito de liberdade. De fato, faz sentido este pensamento! LIBERDADE SÃO ASAS PARA VOAR! São asas que me movimentam! São asas que me direcionam! São asas que me dão condição de alçar voo! São asas que me impulsionam para decolar da planície e alcançar as alturas! São asas que me dão poder para ir e vir! São asas que me dão o privilégio de ultrapassar horizontes, me deslocar às lonjuras, passear às distâncias, ao redor, e até dentro de mim! Sem elas não consigo me movimentar, me direcionar, nem alçar voo para ir e vir. Com elas posso voar, ultrapassar barreiras, conquistar espaços, superar limites! Sem elas não consigo decolar, não sou capaz de avançar, não me supero! Com elas posso me determinar, posso rumar e me transportar em direção da felicidade! Sem elas não dá pra ser feliz! Por isso, o segredo da felicidade passa pela maneira de como usamos as asas da liberdade e da direção que voamos. De tal maneira que usá-las equivocadamente e desconectadas da direção da felicidade, é aportar na sua negação e na impossibilidade de ser livre.
Na verdade, neste conceito pessoal da liberdade, o homem somente será livre, na proporção que for capaz de fazer uso de suas asas em direção da felicidade. Caso contrário, jamais será livre, e jamais conseguirá aportar na felicidade.
|
|
|
Desde que escutei pela primeira vez, sempre me impressionou este pensamento: “DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS”! Com que tipo de pessoas? Com que companhias? Com que pensamentos? Com que crenças? Com que vocabulário? De fato a qualidade das companhias com quem mais andamos tem muito a ver, com aquilo que inevitavelmente nos tornamos. Percebe-se que pessoas que permanentemente andam com companhias de má conduta, conseqüentemente acabam incorporando na vida, os mesmos modos de pensar e agir de pessoas de má conduta. Pessoas que se aliam o dia a dia com companhias pobres espiritualmente; pessoas de mente pequena, pessoas de baixo nível cultural, pessoas escravizadas pelos vícios, dificilmente conseguirão decolar socialmente, e permanecerão limitados ao tamanho de suas aprendizagens da faculdade do seu grupo social. Pessoas que se reduzem o dia a dia ao círculo de amigos da mesa do bar, ou do botequim, dificilmente conseguirão acrescentar algo enobrecedor à sua cultura, e consequentemente permanecerão reduzidos ao tamanho cultural da sua roda de amigos. Pessoas que convivem constantemente com pensamentos negativos, de miséria, de inferioridade, de fracasso, de impossibilidade, de impotência, de inutilidade, de morte e de infelicidade, inevitavelmente, caminham para a materialização dos seus pensamentos. Pessoas que se ocupam o dia a dia ao uso do discurso e vocabulário negativos a respeito de si mesmo e dos outros, dificilmente conseguirão reverter o efeito negativo de suas palavras. Pessoas que frequentemente convivem com crenças negativas, com fortes fantasias e ideias fixas, com preocupações e medos, de bruxaria, de mal olhado, de encosto espiritual, de morte iminente e doenças incuráveis; dificilmente conseguirão escapar da materialização de suas crenças. Por isso, realmente faz sentido o pensamento: DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS! Pense nisto!
|
|
|
Terça-feira , 19 de Agosto de 2014 Pensando com o Pequeno Príncipe
Bom dia disse o principezinho. Bom dia disse o vendedor. Era um vendedor de pílulas aperfeiçoadas que aplacavam a sede. Toma-se uma por semana e não é mais preciso beber, dizia o vendedor. Por que vendes isso? perguntou o principezinho. Disse o vendedor: é uma grande vantagem. Economiza tempo. Os peritos calcularam; a gente ganha cinquenta e três minutos por semana. E que se faz então com os cinquenta e três minutos perguntou o principezinho? O que a gente quiser, respondeu o vendedor. "Eu,... pensou o principezinho, se tivesse cinquenta e três minutos para gastar, iria caminhando passo a passo, mãos no bolso, na direção de uma fonte...". E você? O que faria se dispusesse de cinquenta e três minutos por semana para gastar? |
|
Abençoados os que possuem amigos, os que os tem sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente! Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende! Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro prá chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora prá consolar! Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão! Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade! Há pessoas que choram por saber que as rosas tem espinhos, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! (Poema de Machado de Assis)
|
Segunda-feira , 12 de Maio de 2014 TRIBUTO A UMA GRANDE MULHER (AUTOR: ZALMIRO F. DUBAL - EM POESIAS PARA O AMOR, 2013)
DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ AS ULTIMAS FASES DO DESENVOLVIMENTO DE NOSSA PERSONALIDADE, SEMPRE SE ENCONTRA A INEGÁVEL E DETERMINANTE PRESENÇA DE UMA GRANDE MULHER: AS NOSSAS MÃES! DELAS DEPENDE GRANDE PARTE DE NOSSO EXISTIR, DESDE A GESTAÇÃO, ATÉ O FINAL DE NOSSA VIDA. POR ELAS FOMOS ACOLHIDOS ATRAVÉS DAQUELA RELAÇÃO QUE NOS GEROU. POR ELAS FOMOS NUTRIDOS DURANTE OS MESES DE NOSSA GESTAÇÃO NO VENTRE MATERNO. ATRAVÉS DELAS VIMOS AO MUNDO, COMO UM MILAGRE DA VIDA! POR ELAS FOMOS AMAMENTADOS DURANTE OS PRIMEIROS MESES DE VIDA. POR ELAS FOMOS NINADOS A DORMIR OS PRIMEIROS SONOS. COM ELAS APRENDEMOS A ENGATINHAR OS PRIMEIROS PASSOS, A LEVANTAR DAS PRIMEIRAS QUEDAS, A NOS ALIMENTAR COM AS PRÓPRIAS MÃOS, A ENGROLAR AS PRIMEIRAS PALAVRAS, A BALBUCIAR OS PRIMEIROS NOMES, A BRINCAR COM OS PRIMEIROS BRINQUEDOS, A IDENTIFICAR OS PRIMEIROS OBJETOS, A CORRIGIR OS PRIMEIROS ERROS, A PREFERIR O CAMINHO DO BEM, A EVITAR O CAMINHO DO MAL, A DAR E RECEBER AMOR. POR ELAS FOMOS E SOMOS AMADOS, MESMO DEPOIS DE CRESCIDOS, COM O MESMO AMOR DE CRIANÇAS. ATRAVÉS DELAS APRENDEMOS A RECONHECER A VERDADEIRA RAZÃO DA EXISTÊNCIA, O AMOR! TANTO, QUE É A ELAS, QUE TODOS NÓS, HOMENS OU MULHERES, DEVEMOS O FATO DE TER NASCIDO. POR ISSO, A ESSA GRANDE MULHER, NOSSO RECONHECIMENTO, NOSSA GRATIDÃO, NOSSO TRIBUTO E NOSSO BRINDE! VIVA O DIA DAS MÃES!
|
Sábado , 26 de Abril de 2014 MENSAGEM DE PÁSCOA, 2014
MAIS UMA VEZ PASSARAM-SE OS DIAS E AS NOITES SOMBRIAS!
MAIS UMA VEZ ACENDEM-SE OS CÍRIOS E ELEVAM-SE AS LUZES
MAIS UMA VEZ SE TOCAM OS SINOS EM TODAS AS IGREJAS.
MAIS UMA VEZ OS COROS ENTOAM CANTIGAS FELIZES!
MAIS UMA VEZ O MUNDO ANUNCIA UMA GRANDE NOTÍCIA,
ATRAVÉS DAS MARIAS,
JESUS ESTÁ VIVO, ALELUIA, ALELUIA!
EIS A NOSSA VITÓRIA, EIS A NOSSA ALEGRIA!
EIS O NOSSO DESEJO, NÃO SÓ NESSE DIA,
FELIZ PÁSCOA A VOCÊ MEU IRMÃO, E À SUA FAMÍLIA!
* CAMOBI, 19 DE ABRIL DE 2014. |
|
|
QUERER É PODER! Há tempo venho refletindo sobre o peso real ou equivocado deste pensamento que já se consagrou como uma crença milagrosa para garantir o alcance de nossos objetivos. QUERER É PODER! ? Será que há algum peso de verdade nesta afirmação tão generalizada? ? Será que o ato de querer e a posse do que se quer tem alguma relação em comum? Tentemos refletir literalmente! ... Querer tem a ver com vontade, ato de desejar, sonho de conseguir... ... Poder tem a ver com recurso, qualidades disponíveis, energias para conseguir. Neste sentido, parece que o ato de querer e poder não se identificam num primeiro momento. Mas na realidade, aquilo que se quer nos motiva, nos estimula ao agir, nos coloca em movimento, nos direciona ao destino. Na verdade, tudo aquilo que realmente queremos nos requer energias e nos motiva a buscá-las. E é neste movimento da realização da vontade que o processo de identificação entre o querer e o poder se conjuga. Por isso, cada vez que investimos com determinação e força de vontade naquilo que desejamos, mesmo que ainda não identifiquemos as nossas possibilidades para alcançar nossos objetivos, todo o nosso ser se potencializa em direção da conquista. Com isto, a conclusão que se chega é que realmente querer com determinação nos acrescenta força à nossa vontade de perseguir e perseverar na conquista de grandes sonhos em favor de nossa realização. Deste modo, esta força de vontade de realizar o que se quer - realmente se transforma em poder de realização. Por isso, faz sentido esta crença: QUERER É PODER!
|
Segunda-feira , 27 de Janeiro de 2014 Estou republicando esta mensagem que dediquei a um amigo, pela morte por acidente de seu filho em 2011, e hora dedico aos familiares que perderam seus filhos pela passagem de um ano da tragédia do dia 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria.
MENSAGEM DE CONFORTO ESPIRITUAL Um dia desses, ao abrir meus e-mails recebi a notícia da morte por acidente de um jovem de 27 anos, filho de um colega e amigo meu, e fiquei pensando: como é difícil a gente compreender, por que um jovem tão cheio de vida, de repente tem a sua trajetória interrompida em plena juventude, vítima da estupidez de um acidente de transito, deixando a prantear entristecidos a sua família e todas as pessoas de sua amizade? Acredito que sempre, diante de fatos como este se levantam perguntas como esta: Por quê? Por quê? E certamente não encontraremos todas as respostas! Por isso nestas horas, tenho por entendimento, que o mais importante é o exercício da nossa solidariedade diante da dor da família, e a nossa gratidão diante da existência daquele que nos deixa. Sabendo que as mais belas palavras, não são suficientes nestas horas, para nos confortar diante da terrível dor pela perda de um ente querido, desejo partilhar com a família e com aqueles que acompanham o meu BLOG, aquilo que compreendo que pode nos confortar e nos aliviar nestas horas: A CONFIANÇA NA ESPIRITUALIDADE. Acredito que somente uma forte confiança nalguma forma de espiritualidade pode nos dar suporte para compreender e superar a dor da perda de um ente querido que nos é tirado de nosso convívio pela tragédia de um acidente de transito. Somente a fé nalguma forma de espiritualidade, nos dá a certeza, que a energia da vida humana é superior à fragilidade e ao tempo limitado da matéria. Por isso independente de qualquer denominação religiosa, para aqueles que compreenderam a dimensão espiritual e transcendental do ser humano, a morte material não é o fim de tudo, mas faz parte da contingência e da condição material do corpo como passagem para uma nova dimensão. Esta compreensão espiritual nos dá razões para compreender que as energias do afeto e das relações de amor, que vivenciamos aqui, e que são mais fortes do que a morte, jamais terminam e não morre com a morte material, mas continuam vivas e se eternizam na vida daqueles que acreditam na espiritualidade, e se perpetuam, através das boas obras e da experiência imortal do amor. Que esta compreensão da imortalidade da energia espiritual, nos fortifique na certeza que a morte não tem a última palavra – e que assim como a energia vital de uma semente não se termina com a morte material, assim também a energia espiritual do amor e da vida, não morrem, com a desintegração do corpo.
|
|
|
Quinta-feira , 02 de Janeiro de 2014
Originariamente, a palavra amor tem a ver com o princípio universal que dá vida a todos os seres. De tal maneira, que em quase todos os mitos da criação, o nome do AMOR aparece vinculado à crença em alguma forma de energia vital. Por isso, a definição mais fiel às origens da palavra AMOR se traduz por PRINCÍPIO VITAL OU ENERGIA CRIADORA. Todas as demais, definições, nada mais acrescentam à sua significação original.
EVOLUÇÃO MÍTICA DO SIGNIFICADO DO AMOR Na Mitologia Grega, o amor é visto como expressão poderosa de Eros: o deus alado, definido entre os deuses como aquele que doa as asas. No relato da criação do Cosmos, a partir do Caos, Eros está presente como aquele que une todos os seres e possibilita a procriação de tudo o que há no universo. EVOLUÇÃO FILOSÓFICA DO CONCEITO DO AMOR Na evolução filosófica da palavra AMOR, o conceito de amor se desenvolve como necessidade de completude da alma. Por isso, enquanto desprovido de sua experiência do amor, jamais o homem consegue ser feliz. Para Platão (427-347ac.) o amor é a busca da beleza e da elevação perdida em todos os níveis. Para Aristófanes (447-380ac) o autor do Mito das Almas Gêmeas, o amor é a busca da outra metade do ser humano.
SIGNIFICAÇÃO PSICOLÓGICA No sentido psicológico, a palavra AMOR se traduz por ser uma forma de vinculação emocional do ser humano que sinaliza a intensidade de seu estado de satisfação ou de insatisfação na existência. SIGNIFICAÇÃO RELIGIOSA JUCAICA E CRISTÃ DA PALAVRA AMOR Para os seguidores do Judaísmo, o amor é entendido como um imperativo em relação a Deus e à nossa humanidade. “Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com todas as tuas forças, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento (Deut. 6,5) e ao teu próximo como a ti mesmo (Lev. 19, 18)”! Passando para o Cristianismo, este imperativo é adotado por JESUS como o maior de todos os mandamentos (Mt 22,37,40) e é identificado pelos seus seguidores como a maior expressão da sua vinculação com Deus: “Deus é amor, e quem ama permanece em Deus e Deus permanece nele (Jo 4,16)”.
|
|
|
APRENDIZAGEM DO AMOR Estudos acerca do desenvolvimento social da personalidade demonstram que aquelas pessoas que aprenderam na infância a resolver de maneira amável e dialogada os seus conflitos familiares, irão buscar a solução dos conflitos ao longo da vida, de maneira amorosa, acertada e feliz. Por outro lado, constata-se que aquelas pessoas que aprenderam na primeira escola do relacionamento familiar a resolver seus conflitos através da chantagem, da mentira, da pancada, da gritaria e da violência, inevitavelmente irão buscar a solução dos conflitos de forma equivocada e infeliz. É a partir deste diferencial da qualidade das aprendizagens da infância, que se configuram a qualidade das soluções de acertos ou fracasso nas relações humanas. E neste contexto, exemplos não faltam! ... Quantas pessoas, que ainda em crianças aprenderam a mendigar o amor, sempre de graça, igual esmola, a força dos maus exemplos, e até mesmo do incentivo dos pais e que se tornaram eternas dependentes, e com sobras de motivos, jamais conseguem se desvencilhar do tamanho dos seus padrões de inferioridade? ...Quantos jovens que aprenderam equivocadamente a beber socialmente, a partir da escola dos próprios pais, e se tornaram na idade adulta, compulsivos inveterados da bebida? ... Quantas pessoas que insistem em permanecer tanto tempo amarradas a um tipo de vinculação viciada e patológica do amor, simplesmente pela sua fidelidade a seu conceito equivocado do verdadeiro amor? ... Quantas pessoas que já mal acostumaram nas suas relações familiares a vivenciar o amor pelo outro, através da dor e do sofrimento, e que consequentemente, jamais conseguem alcançar o prazer e a felicidade através da vivência do amor verdadeiro? Também não faltam situações de violência que facilmente se explicam a partir da qualidade da aprendizagem dos meios para a solução dos problemas. Na verdade, sempre por de trás de qualquer conflito nas relações humanas, se encontram a qualidade das nossas aprendizagens acertadas ou equivocadas do amor. Pense nisso! |
|
|
Quarta-feira , 01 de Janeiro de 2014 Hoje, ao abrir nossa janela no início da manhã, fomos privilegiados por uma graça muito especial: a graça de estarmos vivos para começar um novo ano da graça de Deus!
E só por isso, já somos suficientemente felizes, e podemos partilhar um grande brinde: FELIZ ANO NOVO!
|