MENSAGENS DE AUTOAJUDA DE ZALMIRO F. DUBAL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
5
Partilhe esta Página

             DE OLHO NO TEMPO   

previsao-do-tempo/

aeroporto/314/

aeroportosantamaria-rs

 

 https://www.climatempo.com.br/

previsao-do-tempo/

cidade/4363/cacequi-rs

https://iframe.somarmeteorologia.com.br/

irga/previsao-15dias.php


MENSAGENS 2024
MENSAGENS 2024

 

 

 

 

A FORÇA PODEROSA DA FÉ

(Mensagem reeditada em 02/12/2024)

Partindo de seu sentido etimológico, a palavra fé, vem de fide, do latim, que tem o significado de aliança, fidelidade, confiança e convicção absoluta nas verdades que acreditamos, mesmo sem vê-las.

É surpreendente, como as pessoas que dispõe desta certeza absoluta da existência de uma força maior que seus limites, e nela depositam toda a confiança e convicção, encontram com maior facilidade, as energias necessárias para superação de suas dificuldades; para o enfrentamento da doença; para lidar e fazer assimilação das perdas; para chegar à longevidade, e até mesmo, para compreensão da realidade inevitável da morte.

Na minha experiência pessoal, tenho constatado o quanto a soma desta energia poderosa com a energia interior do ser humano contribui e faz a diferença na vida das pessoas.

 

Neste contexto, retomo uma de minhas publicações em meu livro "AJUDA-TE A TI MESMO, ed. de 2014, sobre um belo testemunho de vida de uma mulher, e que certamente muito nos ajuda a ampliar a nossa reflexão sobre o tema da FÉ. Trata-se do testemunho de uma mãe, que durante longos anos, dedicava dias e dias, noites e noites, em função de seu filho deficiente, em cadeira de rodas, com crises de convulsões, quase diárias.Não bastando o tamanho do seu sofrimento, em relação à deficiência do filho mais velho, uma nova via-sacra de dor, passa a exigir-lhe duplo sacrifício, quando, de forma repentina seu filho mais jovem é acometido de uma enfermidade de alto risco de vida. E lá, evidencia-se ainda mais, a garra e a força da fé daquela mulher. E que FÉ!

Era de impressionar a sua dedicação e resignação diante do duplo sofrimento que lhe tocava enfrentar no dia a dia, e a força sobrenatural, que ela testemunhava encontrar nas suas orações diária com Deus através de sua confiança e sua devoção à Nossa Senhora. De tal maneira, que mesmo em seu sofrimento, se sentia forte e agradecida, e testemunhava com sua convicção e autoridade do peso da sua vivência diária – que desde criança pequena – havia sido preparada pela FÉ - para o cumprimento da sua missão. E que Missão!

 

Outro fato que também merece atenção, por sua ampla divulgação na mídia, durante os anos 2008 e 2009 – trata-se da grande força de vontade de viver, e a gigantesca capacidade de vencer, do então vice-presidente da República, José de Alencar, que por mais de 14 anos, surpreendia a nação, a cada cirurgia, pela sua resistência e sua luta imbatível contra tumores malignos.

Conhecendo pela mídia, a sua trajetória de vida, desde a sua ascensão e projeção econômica, tudo nos fazia entender, que além da abundância de recursos materiais e da sua resistência orgânica, devia existir naquele homem, uma grande fé, nalguma força maior que parecia extrapolar as forças comuns de um mortal. De tal maneira que à cada uma de suas cirurgias, que já contavam uma quinzena, em dezembro de 2009 éramos frequentemente surpreendidos por seus pronunciamentos bem humorados; sua imensa força de vontade e sua esperança de viver, e ultrapassar a geração dos bisnetos; e seu perfil inabalável, que de maneira inabalável e surpreendente, podiam ser interpretadas pelo País, como uma excelente lição de vida. E que lição!

Minha constatação diante de todos estes fatos vem me confirmando que realmente a força da fé faz a diferença.

Na verdade são muitos os fatos que evidenciam o poder da fé em favor da saúde orgânica e espiritual do ser humano.

Evidencia-se, com poucas exceções, que em cada idoso longevo e saudável, sempre se somam, alguns fatores determinantes e comportamentos comuns. Eis aqueles que mais se somam como fatores favoráveis ao privilégio da longevidade:

 

1º - Valorização da água e da alimentação sadias;

2º - Valorização do trabalho e exercícios físicos;

3º - Valorização do lazer e convívio social;

4º - Valorização do repouso noturno;

5º - E em todos os casos, uma FÉ GENUINA, NUMA FORTE FORMA DE ESPIRITUALIDADE.

Aliás, não é sem fundamentação científica, que muitas pesquisas da longevidade, tem demonstrado ultimamente, que por detrás de um homem ou de uma mulher longeva, sempre existe a presença determinante e decisiva, de uma forte vivencia, de alguma forma sadia de espiritualidade.

 

O PODER DA CRENÇA

02/12/2024

É interessante notar o peso poderoso que uma determinada crença pode exercer na vida de uma pessoa.

Crer na má sorte, crer no azar, crer no destino, crer no horóscopo, crer em bruxaria, crer na religião, crer no demônio, e até mesmo na vingança absoluta de Deus - todas estas e outras crenças podem exercer um peso poderoso na vida das pessoas.

Pesos, que para muitas pessoas podem determinar a qualidade do seu estado de alma, de alegria ou de tristeza, de certeza, de esperança, de possíveis realizações e até mesmo de suas maiores frustrações. Peso determinante de seu estado de bem estar e saúde e até mesmo de seu estado de doença.

Existem pessoas que vivenciam seus sentimentos de sucessivos fracassos se os presságios de seu horóscopo do dia não lhe forem favoráveis;

Existem pessoas que se intitulam filhas do azar, da má sorte ou da tristeza do destino e não conseguem ultrapassar a pequenez de suas crenças;

Existem pessoas que se identificam como vítimas de feitiços, de bruxarias, da dominação dos espíritos que não conseguem visualizar o seu poder de superação interior;

Existem pessoas que carregam pela vida a fora, os sintomas da doença limitante, da crença que tudo é impossível, que nada dá certo, que nada conseguem, e que nasceram para viver na eterna dependência dos outros, na eterna miséria e no sofrimento, e com isto acabam boicotando o pleno gozo de seu poder interior de vitória;

Existem pessoas que se reduzem ao tamanho de sua crença, até mesmo das dominações do demônio e da sua consciência equivocada da justiça Divina, a ponto de adoecerem da crença dos castigos e medos incutidos pelas suas convicções religiosas.

Lamentavelmente, são tantos os riscos e peso que uma determinada crença equivocada pode acarretar sobre as pessoas!

Na verdade, nós somos muito, daquilo que acreditamos!

 Por isso, quanto mais pura, mais genuína, mais positiva e mais verdadeira for a nossa crença, mais ela poderá assegurar o nosso estado de saúde, de liberdade, de felicidade e de superação de nossos problemas, caso contrário, será mais, um equívoco que precisa ser resolvido para superação de nossos males e enfermidades. Pense nisso!

 

SONHAR É PRECISO

(Mensagem reeditada em 02/12/2024)

        Sempre ocupei-me a anotar os meus sonhos.

Meus sonhos, de ontem, meus sonhos de hoje, meus sonhos das noites, meus sonhos dos dias, meus sonhos de jovem, meus sonhos de adulto. 

E sempre notei, que sonhar me faz livre, que sonhar me transporta,                                 

para além dos limites, para além da matéria.

Sonhar me faz bem, faz bem ao meu ego, faz bem à saúde.

Os sonhos nos falam, revelam mensagens, mensagens ocultas, por trás das imagens.

Se   enquanto acordados, nós somos movidos pelos pensamentos, a todo momento.

Enquanto dormimos, os filmes dos sonhos,

nós dão movimentos, nos dão sentimentos.

Sonhando voamos, saltamos, viajamos, gozamos,                                                   

Sentimos, virtuais emoções.

Sonhando podemos, sair do presente, viver   no futuro, voltar ao passado, liberar repressões!

Por isso, sonhemos, sonhemos bons sonhos,

Sonhar é preciso, a todo o momento!

 

REALMENTE, SONHAR É PRECISO!

Sonhar nos faz bem, nos mantém envolvidos.

Sonhar é preciso, nos mantém criativos, atrás dos desejos, atrás das conquistas, dos objetivos!

Sonhar é preciso, para nos permitir a poder alçar voo, além das alturas.

Sonhar é preciso, para nos elevar, além dos limites, além das censuras.

Sonhar é preciso, sonhar é virtude, de quem está livre, de quem está vivo!  

APRENDA GANHAR COM OS SONHOS

Existe mensagens no bojo dos sonhos que nos estimulam em favor das conquistas dos nossos desejos.

Por isso, podemos ganhar com os sonhos, sonhar o melhor, e até realizar, se assim desejamos.

 

Eu posso sonhar, esta noite esse dia, o melhor pra você.

Você também pode, se assim desejar, sonhar esta noite, sonhar este dia,

sonhar sonhos bons,

e eles virão, bem reais para você.

Basta desejar, e querer realizar, e eles virão bem reais pra você.

 

Parece magia, mas tem seus efeitos.

Então vamos lá, sonhar sonhos bons,

 ao vivo e a cores, a cores e ao vivo!

Sonhar é preciso.

Bons sonhos amiga, bons sonhos amigo!

Escrito por ZALFRANDUBAL às 10h26 PM

 

26/11/2024

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PRAZER E INSTALAÇÃO

DA DEPENDÊNCIA (2)

 

Desde o nascimento até o final da vida, uma das características marcantes do desenvolvimento do ser humano, é a sua constante busca de realização de seus desejos.

Já no ventre da mãe, o ser humano em gestação apresenta sinais evidentes que manifestam o seu desejo de realização.

Seus movimentos e desenvolvimento intrauterino já sinalizam para a realização do seu desejo de nascer. Esta característica inata do ser humano irá determinar no seu processo de desenvolvimento a qualidade dos recursos de suas aprendizagem para satisfazer seus desejos.

É a partir desta condição inata deste “ser desejante” que se desenvolvem as mais diversas formas de aprendizagens ao longo da vida.

Se neste processo da busca de realização do desejo, o ser humano aprender a encontrar o prazer de forma acertada, equilibrada, amorosa, saudável e feliz, consequentemente, o resultado será acertado e feliz. Caso contrário, no lugar do desejo não alcançado irá se instalar o sentimento de insatisfação e ansiedade por encontrar novas maneiras de experimentar o prazer.

É neste processo do desencontro da busca de satisfação que facilmente aparecem alguma adição ou compulsão como saída equivocada para diminuir o grau de ansiedade.

Neste contexto, o fumo, o álcool, o jogo, a gulemia, a diversas formas de compulsão, sexual ou virtual, aparecem como solução socialmente aceitável para driblar e narcotizar a frustração e ansiedade.

Por isso, fumam, bebem, jogam, comem, se tornam escravos virtuais da internet ou fazem sexo compulsivamente, como válvula de escape de alguma dor emocional.

Na verdade, aquilo que inicialmente era apenas uma pulsão pura e biófila do desejo para encontrar e vivenciar o prazer passa a ser um vício e compulsão necrófila que lentamente ou mesmo progressivamente irá desembocar no isolamento e na morte.

 

Aquilo que inicialmente era apenas curiosidade ou ensaio para alcançar o prazer não encontrado passa a ser, de forma repetida, um investimento constante e incontrolável na vida da pessoa.

Percebe-se neste investimento contínuo e repetido da busca de satisfação, a partir da primeira experiência do prazer, o núcleo central do processo de aprendizagem, que dá origem ao caminho progressivo, para a escalada do vício.

Neste contexto, o modelo familiar, o grupo social e o meio cultural têm peso realmente significativos.

De tal maneira que aquela pessoa que conseguiu vivenciar uma boa educação na base de sua infância familiar, e uma boa e saudável convivência amorosa no seu grupo social, irá aprender a satisfazer seus desejos e alcançar o prazer na vida, a partir dos conteúdos de suas primeiras vivências.

É a partir desta experiência vivencial, que ela irá aprender a filtrar a qualidade do prazer, que poderá ser gerador de dependência ou liberdade, de saúde ou doença, de amor à vida ou à morte.

Na verdade, quase sempre, atrás de um alcoólatra, fumante ou compulsivo, está presente um modelo social equivocado, na base de suas primeiras aprendizagens da busca do prazer e satisfação do desejo.

Por isso, até mesmo aquele exemplo sem maldade, daqueles que bebem ou fumam socialmente, tem peso realmente decisivo, para o desenvolvimento da aprendizagem do vício no meio familiar.

  

24/11/2024

(mensagem reeditada) 
Terça-feira , 09 de Junho de 2009 

Olá gente! A mensagem de hoje é de puro amor aos bichinhos!  Se você entende que eles merecem, continue lendo!

 

         TRIBUTO AO MEU CÃOZINHO

Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos que nós chamamos de cão. Até não sei por que nós chamamos assim. Na verdade, eles até mais parecem gente, mas não qualquer tipo de gente, há gente pior que os mais ferozes dos cães.

Gente que agride.  Gente que são traiçoeiros, que são mal educados...            

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Eles são tão fortes, mais ao mesmo tempo são tão frágeis. São tão valentes para defender o seu dono, e o seu território, e ao mesmo tempo, tão dóceis.

Mesmo aqueles que têm cara de animal, e que são educados como puro animal, só atacam quando provocados ou ameaçados em seu território, ou em defesa de seu dono.

Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos! E sempre recebi carinho e admiração deles. Desde o meu primeiro protetor. Um cão preto, olhos amarelados, pitoco, gigante, chamado BATU.

Este nos cuidou e cuidou nossa casa de campanha, desde os anos de criança até gurizote taludo.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Cresci, até criar barba, sempre vigiado pelo nosso querido JEEP, um cão ovelheiro, amigo, companheiro, fiel e inteligente. Este fazia por diversos peões, no cuidado dos bichos. Viveu 13 anos e morreu assistido pelas lágrimas de toda a sua família, que éramos cada um de nós. Eu, o pai, a mãe, e os dois irmãos.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Fiquei rapazote. Trabalhei no campo, arrumei a primeira namorada, fui para a cidade, voltei muitas vezes, e fui recebido, com as lambidas e muita festa pelo nosso querido CHOINHO.

Também ovelheiro, pelo amarelo e branco, olhos impares, um esbranquiçado e outro de cor escura, cãozinho de médio porte. Este foi de verdade o nosso melhor amigo do tempo da juventude.  Perdeu os dentes de velho. E partiu com 11 anos. Deixando-nos tristes, enlutados e desprotegidos na nossa propriedade. Foi mais que um cão apenas. Na verdade, foi um amigo fiel e inseparável, como uma relíquia da família, que perdemos. Por ser quase humano, mereceu um enterro digno, aos fundos de nosso arvoredo, arrancando muitas lágrimas de toda a nossa família, que até hoje lembramos e recordamos melancólicos, o local onde foi sepultado nosso querido CHOINHO.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Desde a minha juventude, até a idade adulta, passaram por mim, muitos, desses animaizinhos queridos de estimação. A cadela PITÍCA e o gato LIBÓRIO.  A gata, MUTUCA. O potranco, BUNECRO e o pintinho, PELADO. A pombinha Nossa Senhora, que nós aprendemos amar e respeitar, como um sinal do Divino. E por último, tenho que destacar meu cãozinho querido, singular e mimoso, da raça poodle; de pelo preto e focinho branco; de nome PITICO.  Esse merece uma referência e TRIBUTO especial. Este faz parte da nossa família, há 13 anos.  Nasceu no dia 27 de novembro de 1996. Filho da cadela PITUCHA, do Ronaldo.  E foi adotado na nossa casa da Boca do Monte, como gente da casa. Cresceu recebendo o nosso carinho, meu e da sua grande amiga, Ana Rita Marin, a quem ele sempre foi mais dedicado.  Aprendeu habilidades humanas, palavras, códigos, movimentos, a tal ponto que pareceu ter se esquecido de ser cachorro. Acompanhou-nos em momentos de alegrias e de tristezas; no trabalho; em viagens e dentro de casa, sempre pertinho.

De rabo tipo espanador, sempre erguido. Sinalizando qualquer movimento estranho, em nossa defesa. Sempre soube nos acolher retribuir carinho. Até mesmo, quando animais humanos, menos humanos, esqueciam.  Este é o famoso PITÍCO. A quem tributo minha homenagem e gratidão sincera, pelo carinho retribuído, e amizade leal durante longos anos. E a quem, prometo que breve darei oportunidade de conhecer, nossa nova amiga, a famosa e querida BILUKA: a mascote da galera Mateus 10 e a pupila da amiga Terezinha, gerente da casa.

É por isso, e por tudo isto, que eu dedico este TRIBUTO ao meu cãozinho. Por que na verdade, existe nestes animaizinhos, alguma coisa especial, que nem todos os humanos têm. E que encontramos neles, muitos valores, que certamente nos tornariam mais gente, e que só mesmo quem tem ou teve um deles, poderá admitir e contar histórias semelhantes.

 
  

19/11/2024

CONCEITO DE COMPULSÃO

A compulsão é uma maneira enganosa de encontrar o prazer pela fuga. É uma forma de defesa adquirida para satisfazer as carências do organismo, através de atitudes distorcidas e equivocadas, para o anestesiamento de alguma forma de dor emocional. Esta maneira defensiva do organismo psíquico se instala a partir de uma experiência de aprendizagem equivocada do ser humano, em vista da obtenção do prazer e satisfação de suas carências e sua dor emocional. Como a pessoa não consegue obter o prazer de forma acertada, ela aprende de forma repetitiva, a encontrar o prazer de forma estragada: através da compulsão. O que gradativamente evolui para uma necessidade intensa de repetição a fim de obter o prazer a qualquer custo.

Nesta tentativa de desdobrar o conceito de compulsão, o que mais fica evidenciado, é que sempre na gênese da compulsão, se encontra presente alguma forte deficiência do amor. Na maioria das vezes, a pessoa do adito ou compulsivo não aprendeu o suficiente a amar a si mesmo. Por isso o melhor tratamento para recuperação do adito se dá pelo preenchimento da lacuna do amor.

 
 
OS EFEITOS DANOSOS DA COMPULSÃO

 

Conforme discorremos anteriormente, sempre se faz presente na gênese da compulsão alguma forma de mecanismo de fuga enganosa da aprendizagem do amor durante os anos da infância.  Geralmente atrás da compulsão se encontra alguma experiência negativa da vivência do amor que a pessoa inconscientemente se recusa reviver.

Na verdade a pessoa encontra na compulsão, um recurso repetitivo para obter o prazer e o anestesiamento da dor emocional, de maneira equivocada.

Deste modo a compulsão atua como uma defesa imaginária através da incorporação de um falso personagem feliz, determinado pelos efeitos da droga, ou de outro agente compulsório. 

Neste estado virtual de felicidade, o compulsivo se encontra determinado a assumir duas personalidades durante a vida: com o efeito e sem o efeito. E consequentemente depois do prazer da compulsão vem a culpa, a tristeza e a depressão; e às vezes até mesmo a somatização e a autopunição. Por isso, o seu estado de prazer e felicidade é efêmero. E o seu fim é a falência, a cadeia e a destruição final: a morte.

Cabe, então, na terapia com adictos e compulsivos, estimular no paciente as suas pulsões de vida e a redução consciente das suas pulsões de morte.
PROCESSO PSICOLÓGICO DE INICIAÇÃO ÀS DROGAS

Na experiência de acompanhamento aos grupos terapêuticos que trabalham nas áreas da prevenção e tratamento da dependência química e alcoólica, frequentemente nos deparamos com esta pergunta: POR QUE UMA PESSOA PASSA A SE TORNAR USUÁRIO DE DROGAS?

E necessariamente esta pergunta nos remete à necessidade de identificação do contexto histórico da vida de cada usuário a partir da qualidade das suas primeiras aprendizagens da infância:

- Como ele (a) aprendeu a preencher as suas primeiras carências?

- Que tipo de exemplos e modelos familiares ele (a) internalizou nas suas primeiras aprendizagens?

- Quais os recursos que ele (a) mais aprendeu a recorrer para a diminuição da ansiedade e obtenção do prazer?

É somente a partir dessas informações da história familiar e cultural de cada usuário (a), que se torna mais fácil, a identificação de possíveis fatores que o levaram a se tornar usuário de drogas em algum momento da vida.

Na verdade, o que mais se repete na formação do perfil psico-sociológico de cada usuário é a fragilidade de seus modelos de identificação, sociais, culturais e familiares.

Nesse contexto, mesmo em grande maioria dos usuários do álcool, onde seguramente se somam fatores hereditários, também não nos faltam indicativos em que se evidenciam uma forte relação de seu desencadeamento, com alguma forma de internalização equivocada de seus modelos de aprendizagem, durante os anos da infância e da adolescência, para superação das suas dificuldades e adversidades da vida.

Também não faltam situações, em que se evidenciam a forte influência das diversas formas de ofertas e propagandas enganosas para a obtenção do prazer, como fatores fortemente relacionados com o processo de iniciação ao mundo da droga.

E consequentemente, a partir de alguma falha no processo de internalização dos modelos de suas aprendizagens, a pessoa irá recorrer pela vida a fora, sempre às mesmas falhas.

Se nesse processo, ela aprender a obter alguma forma agradável do prazer, inevitavelmente, ela irá internalizar essas aprendizagens equivocadas, como excelentes recursos para obtenção do prazer.

Desse modo, qualquer situação adversa ao seu estado de prazer, lhe servirá como o gatilho para a recorrência equivocada de soluções infelizes para a superação do problema.

Nesse entendimento, a conclusão que se chega é que realmente o processo de iniciação ao uso de drogas, em grande maioria dos usuários tem forte relação com a influência da propaganda enganosa para a obtenção do prazer e com alguma falha inicial no processo de aprendizagem de cada usuário.

Por isso, o melhor caminho para prevenção e tratamento das diversas formas de dependência química ou alcoólica, consiste em apresentar aos usuários novos recursos para obtenção saudável do prazer e novas ferramentas para soluções dos problemas.

 

  RELAÇÃO DA FELICIDADE COM O PRAZER E A SAÚDE EMOCIONAL

 (Reflexão baseada em um Trabalho da Área de Formação em Psicanálise Humanista apresentado a Dra. Carla Froner em Julho de 2010 no ITPH) 

 

À priori, a FELICIDADE é um estado da alma. Porém, em cada abordagem, este conceito assume formulação diversa.

Na linguagem comum, a felicidade tem a ver com emoção de gozo, sentimento de prazer, contentamento, estado intenso de júbilo.

Já nos estudos da Filosofia, Psicologia e da Psicanálise e mesmo de outras Ciências que se ocupam em compreender o homem a partir da sua dimensão espiritual e transcendente, esta conceituação encontra maior abrangência e aprofundamento, sendo compreendida, como bem estar e qualidade de vida interior.

Nesta conceituação mais ampla, a FELICIDADE, é compreendida a partir do seu sentido etimológico, como eudaimonia dos gregos, que se traduz por uma qualidade espiritual, que inspira o ser humano, a viver sobre a motivação de uma determinada influência, atribuída a um gênio bom, e não apenas como emoção de gozo ou prazer.

Por isso, a redução ou identificação do conceito de felicidade à experiência do prazer não combina.

Na verdade, o conceito de prazer combina mais com sensação ou sentimento de bem estar, e não com estado de espírito. É mais, uma reação sensorial e orgânica, indicativa de algo que nos satisfaz e nos faz experimentar sentimentos agradáveis.

Esta reação de prazer está mais relacionada com a disponibilidade dos recursos de nosso ter e bem estar, enquanto que a felicidade tem mais relação com a realização do nosso ser e qualidade de vida.

 

EXISTE ALGUM PRAZER QUE NOS FAZ MAL?

A princípio, a emoção do prazer não faz mal algum. O que passa a fazer mal ao ser humano é a sua relação equivocada com o sofrimento e a dor, como objeto do prazer.

Neste contexto, encontram-se as relações deturpadas do prazer, como o sadismo, o masoquismo e sadomasoquismo.

As fantasias sadomasoquistas tendem a levar o indivíduo a uma atuação de domínio sobre o outro, a ponto de mantê-lo atado, enjaulado ou fazê-lo rastejar.

Este tipo de indivíduo experimenta o prazer em humilhar, espancar, beliscar, maltratar, queimar a pessoa, esfaquear, mutilar, estrangular, torturar, estuprar e em casos extremos, chegam até mesmo a matar suas vítimas.

Já no caso das relações masoquistas, a tendência é uma reação oposta, onde o paciente sente prazer na dor e no sofrimento, em relação a si mesmo.

 

E O QUE SIGNIFICA SAÚDE EMOCIONAL?

Partindo de suas origens, a palavra SAÚDE, vem de salus, que no latim tem significado de salvação e conservação da vida, e o adjetivo EMOCIONAL, vêm do vocábulo latim mótio, e do Francês antigo, motion que deriva do vocábulo émovoir, que se traduz por émotion, entendido como movimento, febre e perturbação moral.

Por isso, o conceito de SAÚDE EMOCIONAL mais fiel às origens dos dois vocábulos, se traduz por bem estar afetivo e espiritual, e tem a ver com o equilíbrio dinâmico do organismo do ser humano e com o cuidado pela preservação e salvação da vida

 

Enfim, o conceito mais original de SAÚDE EMOCIONAL, se confunde com a preservação das pulsões vitais do ser humano, e tem muito a ver, com a qualidade de seu estado de prazer e felicidade. 

 

   O PRINCIPIO DO PRAZER

     

    Na base inicial de todas as aprendizagens do ser humano, sempre está presente alguma forma de satisfação do desejo. Desejo de nascer e ver a luz; desejo de existir, desejo de satisfazer suas necessidades básicas, desejo de satisfazer a fome, desejo de saciar a sede, desejo de procriar, desejo de ser atendido, desejo de se fazer entender, desejo de ser amado, desejo de ser feliz, desejo de sobreviver.

     

    Tudo isto são sinais evidentes de seu constante envolvimento com a emoção do desejo que irá determinar a característica de suas aprendizagens ao longo da vida.

     

    De tal maneira que a qualidade das suas experiências para satisfazer seus desejos e alcançar o prazer será determinante no desenvolvimento de sua feliz ou infeliz aprendizagem.

     

    Por isso dificilmente alguém que aprender a satisfazer seus desejos, em alcançar o prazer de amaneira equivocada, irá escapar de incorporar alguma forma de compulsão a repetição em seu processo de desenvolvimento de sua personalidade.

     

    É a partir desta falha inicial da aprendizagem do princípio do prazer, que a maioria dos vícios e transtornos compulsivos e obsessivos encontra suas raízes.

     

    Na verdade, a finalidade da emoção do prazer é proporcionar a saúde, bem estar e felicidade ao ser humano.

     

    Por outro lado, quando há falhas na sua aprendizagem, o ser humano passa a vivenciá-la de maneira negativa, deturpada, descontrolada e autodestrutiva.

 

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PRAZER E INSTALAÇÃO DA DEPENDÊNCIA (1)

 

Desde o início até o declínio da vida o ser humano se caracteriza por sua constante sede de prazer e satisfação. Deseja, procura, se ocupa, se apaixona, por aquilo que de alguma forma lhe proporcione o prazer.

 

Todos os seus atos se movimentam em direção do prazer. De tal maneira que a experiência do prazer na vida irá determinar o seu estado de gozo ou mal estar, de satisfação ou de frustração, de saúde ou de adoecimento.

 

Por isso o melhor termômetro para avaliar o seu estado de saúde é a qualidade do prazer que ele procura vivenciar em todas as dimensões do seu relacionamento. A ausência ou a diminuição do prazer saudável nas suas relações determinam a redução dos seus níveis de dopamina e endorfina no organismo e o seu estado de adoecimento e depressão.

 

Na verdade a experiência saudável do prazer atua como a fórmula mágica para levantar os níveis hormonais de endorfina, dopamina e serotonina que contribuem decisivamente na cura da depressão.

 

Pena que neste processo insaciável da busca do prazer podem acontecer aprendizagens equivocadas – e o ser humano passa a experimentar o prazer através da dor e do sofrimento. Em vez de gozar o prazer de forma saudável passa a gozar o prazer em sentir ou provocar a dor em si mesmo ou nos outros.

 

Esta aprendizagem estragada do prazer passa a fazer parte do seu caráter como um vício ou mau costume que se adiciona como uma dependência indominável na organização de sua personalidade.

 

É neste contexto que se desenvolvem as diversas formas de vícios, adições e transtornos de obsessão e compulsões que se incorporam como uma necessidade doentia de obter o prazer e superar o seu estado de frustração.

 

Formado nesta aprendizagem, o ser humano, não consegue experimentar o prazer de maneira saudável a não ser através da repetição de atitudes que lhe proporcionem a experiência da dor.

 

Esta relação patológica da emoção do prazer associada ao sofrimento caracteriza os sintomas que dão origem aos conceitos de masoquismo, sadismo e sadomasoquismo tão presentes nas diversas abordagens acerca do desenvolvimento da personalidade.

 

Nestes três conceitos o ser humano é sempre a vítima de sua experiência estragada e mentirosa do prazer.

 

Na relação masoquista, o indivíduo sente o prazer na dor e no sofrimento em relação a si mesmo. Precisa da dor para gozar o prazer. No sadismo, o indivíduo sente o prazer em causar a dor física ou moral no outro. E na relação sadomasoquista sempre estão presentes as duas formas deturpadas para obter o prazer. Estas três características doentias do prazer justificam atrocidades na área do relacionamento social e no comportamento sexual dos indivíduos entre si.

 

02/11/2024

 

OS SETE PASSOS PARA SUPERAÇÃO DAS PERDAS

1º - Admitir a realidade da separação ou da perda do bem amado;

2º - Permitir-se vivenciar as etapas da angústia e da dor da separação ou da perda do bem amado;

3º - Desprender-se fisicamente do objeto ou do ente perdido;

4º - Conservar internamente presente as boas vivências afetivas na relação com o ente perdido;

5º - Manter viva a esperança e a certeza da possibilidade de superação da dor da separação ou da perda do objeto ou bem amado;
6º - Alicerçar-se espiritualmente nalguma forma sadia de espiritualidade;

7º - Procurar manter-se produtivo e envolvido em novas formas de relações saudáveis.

Certamente processar tudo isso, ao mesmo tempo ou em tão pouco tempo, não será nada fácil, mas comprovadamente, são esses os passos que mais nos ajudam na superação da dor das perdas.

 
Escrito por ZDUBAL às 10h45 AM
 [envie esta mensagem] [link] 
p
 

 

15/10/2024

 

O AMOR DOS PROFESSORES

 

Entre as pessoas queridas

Do nosso tempo de infância,

Tem sempre aquelas que ficam

Gravadas em nossa lembrança.

 

Além da viva lembrança,

Dos nossos queridos pais,

Tem aquelas que marcaram

De forma muito especial,

São os nossos Professores(as)

Do nosso segundo lar.

 

Foi delas que aprendemos,

A soletrar o b-a-ba

A conhecer a tabuada,

Somar e multiplicar.

 

Se hoje somos quem somos,

A eles(elas) muito devemos,

Desde as primeiras lições,

E tudo o mais que aprendemos.

 

Se hoje somos formados

Somos Doutores ou Doutoras,

Tudo isso nós devemos,

Ao querido Professor,

à querida Professora.

 

Por isso é que neste dia,

Dedicado ao Professor,

Me voltam lembranças vivas,

Desse profissional de valor,

A quem dedico estes versos,

Com carinho e muito amor.

 

Parabéns aos (às) Professores (as)

Por esta grande missão!

A eles (elas) nosso carinho,

Nossa especial gratidão,

Que Deus sempre os (as) ilumine,

Nessa nobre PROFISSÃO!

* Com um grande abraço do autor:

              ZALMIRO F. DUBAL

 


COMO É BOM SER BOM!

 

(Este pensamento, ouvi e assimilei da convivência com José Ignácio Miller, um Irmão Marista, reconhecido como santo dos pobres, nos anos de 1974 a 1981, em Santa Maria, RS:)

 

É SEMPRE BOM SER BOM, SABER SER BOM,

SEM JAMAIS SENTIR-SE ARREPENDIDO.

É SEMPRE BOM FAZER O BEM, MESMO SEM OLHAR A QUEM,

MESMO NÃO SENDO, TÃO BEM CORRESPONDIDO.

 

É SEMPRE BOM SABER OUVIR O OUTRO,

MESMO QUANDO NÃO CONVERGIMOS EM NOSSOS PENSAMENTOS,

É SEMPRE BOM FALAR COM O CORAÇÃO,

SABER DAR VOZ TAMBÉM AOS SENTIMENTOS.

 

É SEMPRE BOM DIZER PALAVRAS BOAS,

E SEMEAR SEMPRE O BEM, ENQUANTO HÁ TEMPO!

É SEMPRE BOM SER BOM, SE DAR DO QUE SE TEM,

SEM MÁGOA ALGUMA, OU ARREPENDIMENTO.

 

 É SEMPRE BOM PODER SER SEMPRE BOM,

MESMO NÃO SENDO, TÃO BEM CORRESPONDIDO,

É SEMPRE BOM E COMO É BOM, SER BOM,

É COMO UM DOM, A SER AGRADECIDO!

 

PENSE NISSO AMIGO (A), E JAMAIS SE ARREPENDA DE SER BOM E FAZER O BEM, MESMO SEM OLHAR A QUEM!

 

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h36 AM
[(1) ] [envie esta mensagem] [link] 

 

 

"JAMAIS ALIMENTE NA SUA MENTE O FANTASMA DO MEDO E DA POSSIBILIDADE DE NÃO CONSEGUIR REALIZAR SEUS OBJETIVOS - PELO CONTRÁRIO - ALIMENTE MAIS EM SUA MENTE, A IDEIA POSITIVA DE SUA POSSIBILIDADE DE VENCER" (ZalFranDubal)

 
  
PARA REFLETIR!

"AS MESMAS MÃOS QUE SE ESTENDEM PARA O ALTO EM GESTOS DE ORAÇÃO, PRECISAM TAMBÉM SER AQUELAS QUE MAIS SE ESTENDEM PARA OS IRMÃOS".

"QUANDO SE DEIXA A ORAÇÃO PARA SOCORRER UM NECESSITADO, NA VERDADE, A ORAÇÃO NÃO É INTERROMPIDA, MAS CONTINUADA" (SÃO VICENTE DE PAULA)! 

PENSE NISSO!

 

DICAS PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

 A você amigo (a)!

Algumas dicas que ajudam na superação dos problemas: 

Não se apavore com os problemas amigo (a), todo mundo os tem nalgum momento da vida, você não é a única pessoa que está passando por isso, tenha certeza. Não há problema sem solução! 

Não carregue sozinho ou se feche nos seus problemas. Confidenciar com os amigos que a gente confia, as vezes ajuda.

Não fique se preocupando e se envolvendo demais com as coisas que lhe chateiam no momento, pelo contrário, procure se envolver e curtir mais as coisas que lhe fazem sorrir e lhe fazem feliz, e depois amiga (a) me conte se vai dando certo. 

Se algo lhe machucou amigo (a), passe por cima, não se envolva demais com as coisas negativas, você é muito mais importante do que aquilo que lhe machucou, acredite nisso, e daqui há pouco, lembre-se de algo de bom, e sorria!

 

PENSAMENTOS PARA REFLETIR!

 

“TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS PASSAM A TER O TAMANHO DO NOSSO ENVOLVIMENTO COM ELES”.

“A MELHOR MANEIRA DE SUPERAR OS PROBLEMAS, É NÃO GASTAR TEMPO DEMAIS E ENERGIAS, AO REDOR DOS PROBLEMAS”.

“QUANTO MENOR O NOSSO TEMPO DE ENVOLVIMENTO E PREOCUPAÇÃO COM OS PROBLEMAS, MENOR SERÁ O NOSSO DESGASTE INTERIOR, E MAIOR SERÁ O NOSSO POTENCIAL DE ENERGIAS PARA SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS”.

‘JAMAIS INSISTA EM DIZER A DEUS, EM SUAS ORAÇÕES, QUE VOCÊ TEM ALGUM PROBLEMA, PELO CONTRÁRIO, DIGA AO SEU PROBLEMA QUE VOCÊ TEM UM GRANDE DEUS”.

PENSE NISSO!
 

Segunda-feira , 07 de outubro de 2024 

 

 

UM POEMA AO POETA

 

SER POETA, É FAZER POESIAS,

É DIZER EM RIMAS, NOSSOS SENTIMENTOS

É DIZER POR SI MESMO, É DIZER PELOS OUTROS

O QUE O CORAÇÃO SENTE, E AS VEZES ESCONDE!

 

É FALAR DA DOR, É VIVER O AMOR, MESMO INCOMPREENDIDO,

É MANTER-SE HUMANO, COM O TOPETE ERGUIDO,

É SOFRER NAS CRÍTICAS, SEM PERDER O RISO!

 

SER POETA, É COMPOR POESIAS, É FALAR DO BEM,

É SEMEAR BONDADE!

É MANTER-SE ASTUTO, PERANTE A MALDADE.

 

É FAZER-SE INGÊNUO, NUM TOM DE DISFARCE,

QUANDO ALGUÉM LHE FERE,

SEM PERDER DE VISTA, SUA HUMANIDADE.

 

É FAZER DE CONTAS, QUE TUDO É BONDADE,

E QUE ATÉ AS BOFETES, SÃO COMO A DOÇURA,

DE UM BEIJO NA FACE!

 

SER POETA, É SER MAIS DO BEM,

É PASSAR POR CIMA, DA ADVERSIDADE.

 

É OLHAR ALÉM, E VOAR ALÉM, DE QUALQUER PROBLEMA,

 É USAR TAMBÉM, SUA CAPACIDADE DA IMAGINAÇÃO.

DE FAZER DE TUDO, ATÉ DOS PROBLEMAS A OPORTUNIDADE,

 QUE ATÉ MOTIVAM, E ATÉ LHE EXCITAM, SUA INSPIRAÇÃO.

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 09h31 PM
 [envie esta mensagem] [link] 

 

“O SEGREDO PARA REALIZAÇÃO DE UM

SONHO É A CAPACIDADE DE PERSEGUI-LO COM DETERMINAÇÃO”. (ZalFran Dubal)

 

                 O PODER ILUMINADOR DA ESPERANÇA

“Era uma vez... milhões e milhões de estrelas, de todas as cores no céu: brancas, lilases, prateadas, verdes, douradas, vermelhas, azuis”.

Um dia, elas procuraram o Senhor e pediram permissão para descer a Terra. E eis que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Porém passado algum tempo, estas estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a terra escura e triste. Por sorte uma única estrelinha ficou na terra. Era uma estrelinha verde. A estrela do Sentimento da Esperança. E quando os homens se deram conta, perceberam que aquela pequena estrela não estava só, e que a terra estava novamente iluminada, porque a Estrela da Esperança brilhava no coração de todos.

Percebe-se nesta historinha, o poder iluminador da Estrela da Esperança.

Gabriel Marcel, o Filósofo da Esperança, define a esperança, como uma luz poderosa que penetra nas trevas de nossa existência, nos preserva do desespero, e nos mantém na luta.

Erich Fromm compara a esperança com o salto do tigre em direção de seu objetivo.

Por isso, é de fundamental importância para os mortais, em todas as circunstâncias; jamais desistir da esperança e da luta pela vida.

 

PENSAMENTOS PARA REFLETIR

“A esperança de que um novo dia, inevitavelmente chegará nos enche de forças para vencer a escuridão de uma noite turbulenta”.

“Não há noite escura que não termine com o raiar de um novo dia”.

“É sempre lá no fim da noite, que encontramos a aurora” (Georges Bernanos).

“Mesmo as noites sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização” (Martin Luther King).

“A esperança não é um sonho, mas uma maneira de transformar os sonhos em realidade” (Suenens).

“Não há problema sem solução e nem mal que sempre dure”(Prov. Popular).

“Esperar na certeza que o bem esperado irá chegar é a mais sábia de todas as esperas”.

“O homem pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude de rumo, o realista age e ajusta as velas” (Willian George Warde).

“Não há dor nem enfermidade eternamente invencível enquanto houver vida e esperança dentro de nós”.

“Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras, cai águas límpidas e fecundas” (Prov. Chinês).

“Quando esperamos na certeza que nossas esperanças irão se realizar, caminhamos seguros, na direção de nossos objetivos”.

“Mesmo que a morte material pareça nos vencer nesta vida, a esperança na vida espiritual nos torna perpetuamente invencíveis”.

 

                          CONCLUSÕES PRÁTICAS PARA A VIDA

Todos estes pensamentos nos dão razões suficientes, para jamais nos desesperarmos, diante das situações adversas da vida.

Nada mais importante para darmos a volta por cima dos problemas, do que lutar e mantermos forte dentro de nós, a esperança da vitória de nossas lutas.

A esperança, nada mais é, do que aquela força poderosa interior, que nos impulsiona a continuar lutando.

A experiência nos mostra que tudo ganha mais brilho na nossa vida, enquanto mantemos acesa dentro de nós, a Estrela Luminosa da Esperança.

Que este novo dia lhes traga grandes alegrias pra você amigo (a)! E que a Estrela da Esperança, brilhe em todos os caminhos de sua vida, durante todos os dias de sua vida! Um forte abraço!

 

APRENDENDO A DAR A VOLTA POR CIMA

(Mensagem reeditada em 26/09/2024) 

Quando nos toca passar pela experiência da angustia e da depressão, faz bem lembrar aquela conhecida historinha das três rãzinhas que acidentalmente saltaram caindo numa barrica de leite.

Aquelas duas rãzinhas, que logo desacorçoaram da luta por dar a volta por cima da barrica de leite, acabaram no fracasso e na morte, por paralisia.

E a outra rãzinha lutadora pela vida, que decididamente não desistiu de espernear e movimentar-se a noite toda, de tanto se debater, acabou transformando o leite em manteiga, e dando o salto por cima, acabou vitoriosa.

Assim também acontece na nossa vida, quando às vezes, até como um acidente, acabamos caindo no fundo do poço da angústia e da depressão.

Se acomodados, fizermos como aquelas rãzinhas que diante da queda, esmoreceram, e logo desistiram da luta para se salvarem, certamente, teremos maiores dificuldades para vencer nossa situação de angústia e depressão, e estaremos retardando o nosso processo de cura.

Mas se pelo contrário, como aquela rãzinha lutadora, não entregarmos os pontos, e decididos em dar a volta por cima, nos empenhar, passo a passo, em subir os degraus da escada da cura, certamente sairemos mais fácil do fundo do poço, e conseguiremos dar o salto vitorioso por cima da depressão.

 

SONHO MARAVILHOSO

(Reedição em 12/09/2024 - 21hs)

 

CERTA NOITE EU SONHEI,

QUE ESTAVA NO PARAÍSO,

NUM LUGAR MARAVILHOSO,

SEM CENSURA E SEM JUÍZOS.

 

LÁ EU VI UM JARDIM TÃO LINDO,

TODO COBERTO DE FLOR,

LÁ EU VI A LIBERDADE,

ABRAÇADA COM O AMOR.

 

LÁ OS HOMENS E AS MULHERES,

VIVIAM COMO NO CÉU,

CAMINHAVAM DE MÃOS DADAS,

DE PAR, AO LADO DE DEUS.

 

LÁ NÃO HAVIA MALÍCIA,

NINGUÉM JULGAVA NINGUÉM,

NINGUÉM TRAMPIAVA OU TRAIA,

TODO MUNDO ERA DO BEM.

 

LÁ NÃO HAVIA VIOLÊNCIA,

ASSALTO OU CORRUPÇÃO,

LÁ SIM REINAVA A ABUNDÂNCIA,

LÁ SE PARTILHAVA O PÃO!

 

LÁ VI TANTAS MARAVILHAS,

LÁ EU VI TANTA BELEZA,

LÁ EU VI TANTA HARMONIA,

DO HOMEM COM A NATUREZA.

 

LÁ EU VI A PASSARADA,

VOANDO LIVRE NOS ARES,

LÁ EU VI OS IRMÃOS PEIXES,

NADANDO FELIZ NOS MARES.

 

LÁ EU VI AS ÁGUAS LIMPAS,

CORRENDO COMO EM CASCATA,

LÁ SENTI AS VIBRAÇÕES,

DOS SONS NATURAIS DA MATA.

 

LÁ VI OS ANIMAIS CUIDADOS,

LÁ EU VI PRESERVAÇÃO,

LÁ SE RESPEITA A MÃE TERRA,

NÃO SE FAZ DEVASTAÇÃO.

 

LÁ SE ANDA LIVREMENTE,

LÁ SE RESPIRA O AR PURO,

LÁ SIM SE VIVE FELIZ,

LÁ SIM SE VIVE SEGURO.

 

LÁ BRINQUEI COM OS ANIMAIS,

PASSEEI COM DEUS PELA MÃO,

VI MULHERES, QUE NEM EVA,

ME SENTI, UM OUTRO ADÃO.

 

LÁ ME SENTI BEM TRANQÜILO,

LÁ ME SENTI BEM FELIZ,

QUE ATÉ PENSEI, QUE BELEZA!

SE ASSIM FOSSE O MEU PAÍS.

 

QUE SONHO MARAVILHOSO,

QUE LUGAR QUE VALE A PENA!

MAS QUE PENA QUE ESTE MEU SONHO,

ERA UM SIMPLES SONHO, APENAS!

 //:MAS QUE PENA QUE ESTE MEU SONHO,

ERA UM SIMPLES SONHO, APENAS!

 

COMO FAZ BEM

SEMPRE AMAR ALGUEM!

(Mensagem reeditada em 01/09/2024) 

 

Como faz bem,

em cada amanhecer,

despertar do sono e sentir que a vida,

nos dá um novo tempo para ser feliz,

AMAR E VIVER!

 

Como faz bem,

ao abrir os olhos,

perceber a luz, nos sentirmos vivos!

Como faz bem,

se passar o dia em boas companhias,

de bons pensamentos, bons objetivos,

 boas energias!

Como faz bem,

 receber de alguém,

 um olá, um BOM DIA!

 

 

Como faz bem

Se ouvir de um amigo(a)!

dorme com os anjinhos 

sonhe sonhos lindos!

 

Como nos faz bem!

Nos sentir amado,

 sempre em cada dia,

 

sempre amar alguém,

 sempre amar a Deus,

sempre amar a vida.

COMO NOS FAZ BEM! COMO NOS FAZ BEM!

 

05/08/2024  

A FORÇA TERAPEUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR

            Na relação das emoções, que em algum momento poderão estar presentes na vida do ser humano, estão aquelas que têm por finalidade preparar o indivíduo para a ação; aquelas que ajudam a modelar o melhor comportamento, e outras que regulam e comunicam o seu estado de alma.

            Neste contexto, encontram-se a inspiração, a curiosidade, o interesse,, a alegria, a tristeza, a coragem, a agressividade, a preocupação, o prazer, a raiva e o medo, que são emoções que movem o ser humano para alguma ação.

            As outras emoções como a da felicidade e da frustração, a da afetividade e do ciúme, a do amor e do ódio, a da raiva e da paciência, a do egoísmo e do altruísmo, a da culpa e do arrependimento, são emoções que atuam como moldadoras do comportamento, através da aprendizagem e da experiência de vida.

Já as emoções, da esperança, do entusiasmo, do humor, da confusão, da angustia, da ansiedade, da aflição, da indecisão e da depressão, são aquelas que funcionam como reguladoras e comunicam o nosso estado de alma.

            Sem dúvidas, entre todas as emoções, encontra-se a emoção do amor, com a mais importante. Ela tem o poder de equilibrar, de harmonizar, de socializar e de humanizar todas as demais. De tal maneira, que se a pessoa não teve na vida a experiência de dar e receber amor, infalivelmente ela não desenvolverá a aprendizagem do amor a si próprio, e terá sérias dificuldades na vida de conviver socialmente e de identificar-se como verdadeiro ser humano. Na verdade, ela será mais um animal do que homem. Mesmo que tenha muito boa capacidade de raciocínio, será sempre como um animal selvagem em suas relações. E certamente buscará pela vida toda preencher a lacuna da falta do amor através das emoções do ciúme, da inveja, da raiva, da agressividade, do ódio e de tantas outras emoções negativas, como forma de satisfazer suas carências. É neste contexto, que a maioria das doenças da personalidade encontra um terreno fértil para se desenvolver com vigor.

            Por isso, sem lançar à mão da FORÇA TERAPEUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR nas relações humanas e do EXERCÍCIO DA AMORIZAÇÃO, se torna deverasmente difícil, a cura e a libertação das doenças do relacionamento.

            Sem dúvidas, o melhor remédio para o desenvolvimento saudável e para a desanimalização do ser humano, será sempre a experiência do verdadeiro amor, desde o primeiro ninho, anterior à concepção, até além da morte. Caso contrário, ele será sempre como na interpretação de Thomas Hobbes o “homo homini lúpus est” tanto do outro como de si mesmo.

            Somente a FORÇA TERAPÊUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR, e a prática fascinante do EXERCÍCIO DE AMORIZAÇÃO, a partir de si mesmo, como primeiro destinatário do amor, têm o poder de ajudar ao homem a se tornar mais humano e a civilizar as suas emoções mais primitivas, em vista do seu bem estar e da harmonia nas suas relações. Faça a experiência!

 


Escrito por zdubal às 09h31 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link] 

 

 

PARA REFLETIR!

"Sejamos sempre como as abelhas, que mesmo no mais imundo dos pântanos, buscam sempre flores para delas retirar o doce néctar, e nunca, como as moscas que mesmo em um corpo sadio, buscam as feridas para delas se alimentar" (Sócrates 469-369 AC).
 30/07/2024

 

AS QUATRO MAIS BELAS DECLARAÇÕES DE AMOR

Eu te amo!

Eu te perdoo!

Eu te agradeço!

Conta comigo, meu amor!

 

 

CRITÉRIOS PARA SABER SE VOCÊ AMA DE VERDADE

  

O MELHOR CRITÉRIO PARA VOCÊ SABER SE REALMENTE AMA OU NÃO ALGUÉM É O SEGUINTE:

QUEM AMA CUIDA!

                              QUEM AMA SUPORTA!

QUEM AMA ESPERA!

                             QUEM AMA SENTE SAUDADES.

PENSE NISSO!

 

 

UM POEMA AOS NOMES DO AMOR

 

Ele é a razão dos seres apaixonados,

É a musa inspiradora dos poetas,

É a emoção vivida pelos amantes,

É a verdade anunciada pelos profetas.

 

Ele é o Eros no mito de Hesíodo,

Que cria os seres e une os amantes.

Ele é o Antéros que cura os feridos, 

Quem aproxima e une os diferentes.

 

Ele é Psiquê, com sua beleza,

Que vence as barreiras, e se torna uma deusa,

De alma imortal.

 

Ele é Fhilia, o amor dos filósofos,

Que aproxima os amantes,

E transforma as pessoas,

Em amigos leais.

 

Ele é o Ágape, o amor dos Cristãos,

Que alimenta o espírito,e edifica os amantes,

Com o amor fraternal.

 

Ele tem tantos nomes, mas tem outro nome,

Maior do que Antéros,

Maior que Psiquê,

Maior que Fhilia,

Maior do que Ágape.

Maior do que Éros,

Maior do que Zeus!

Ele tem outro nome, que é mais verdadeiro:

É o nome de Deus!

 (TEXTO PUBLICADO NO LIVRO MENSAGENS PARA O AMOR – DUBAL: Zalmiro F. ed. Pallotti 2019 Santa Maria RS Brasil p.13)

 

 

POEMA DE GRATIDÃO

            Como os pássaros que voam pelos ares

            Batendo as asas desafiando o vento

            Voando alto atravessando mares

            Assim me encontro voando em pensamento

            Buscando os meios pra passar as horas

            Esqueço a insônia e mergulho no tempo

            Encontro rimas pra dizer em versos

            O meu poema de agradecimento.

 

 Obrigado Deus pelas noites lindas

            Por milhões de estrelas que há no firmamento

Obrigado Deus pelos dias lindos

            Obrigado Deus pelo dom do tempo

Obrigado Deus!

           Obrigado Deus, por cada batida do meu coração!

Obrigado Deus! Obrigado Deus, pelo dom da vida!

          Obrigado Deus pelo dom do AMOR!

Eis o meu Poema, minha GRATIDÃO!

 

 

28/07/2024

AMAR É VIVER!

 Desde sua gestação, até o fim da vida, o ser humano, pela sua natureza social, se caracteriza como um ser necessitado e carente.

Esta característica essencial de sua natureza lhe movimenta constantemente, para as mais diversas formas de relacionamento ao longo de sua existência. De tal maneira, que se torna impossível, se pensar na sua existência, sem nenhuma forma de carência ou necessidade do outro.

É desta constante necessidade de relações, que vão se estruturando em sua personalidade, as suas diferentes formas de dependências e capacidades de superação dos problemas.

Percebe-se frequentemente, que a maneira com que cada indivíduo procura preencher suas carências, depende em grande parte, da forma com que ele aprendeu a lidar com sua frustração, e dos recursos que mais lhe estão ao seu alcance na estrutura de sua personalidade, e na troca de conhecimentos, em seu grupo social. 

É neste contexto, que em muitas vezes, pessoas carentes e necessitadas de afeto, na melhor intenção de resolver suas demandas, através dos meios e recursos mais saudáveis, se descambam equivocadamente, atrás de soluções infelizes. E consequentemente terão que pagar caro, às vezes, por muito tempo, o preço de suas decisões e escolhas equivocadas. 

Por isso, em vez de preencher suas lacunas com os melhores recursos, que lhe acrescentarão melhores condições de vida e saúde, estarão fadadas a recorrer pela vida a fora, àquelas pseudo-soluções que o seu organismo psíquico incorporou equivocadamente, e repetidamente, como a melhor saída para os seu problemas. 

É a partir desta estratégia consciente ou inconsciente do organismo, para o preenchimento de suas carências, que se processam muitas aprendizagens, que aos poucos vão se transformando em hábitos ou vícios incontroláveis, que passam a servir de companhia por alguns instantes, para preencher os lugares vazios e sombrios de sua personalidade. 

Neste estado de carência e dependência de amor, vão se estruturando, os seus mecanismos de defesa, de superação, de fuga e anestesiamento, diante da dor e das frustrações da vida. E consequentemente, seu organismo psíquico e orgânico irá recorrer inconscientemente, sempre aos mesmos recursos, aos mesmos amuletos, aos mesmos refúgios, às mesmas saídas, até se tornar um ser humano, completamente dependente do vicio, quando na verdade, a sua maior dependência para viver é de AMOR.

Por isso, depois de instalada a dependência equivocada do vício, o caminho mais acertado para a cura do dependente, será sempre a conscientização, de que jamais ele depende do prazer do vício para viver, mas somente de um grande amor a si mesmo. Porque amar é viver!

 

DIA 23/07/2024
MENSAGEM PARA OS AMIGOS

Já passado 20 de julho, dia dedicado a AMIZADE, ora decidi reeditar a presente mensagem selecionada de meu Livro, MENSAGENS PARA O AMOR, 2018, acerca do tema: O QUE É SER AMIGO?

Eis então minhas considerações sobre o tema:

Ser amigo significa a qualidade de qualquer pessoa estabelecer relações de AMIZADE independente de qualquer contrato social ou vinculação sanguínea com a outra pessoa.

Ser amigo, se traduz na realidade, a partir da qualidade das relações de AMOR e BONDADE em que as pessoas se encontram, se descobrem e se aproximam pelo sentimento do amor.

Por tanto, não se pode conceber a AMIZADE sem necessariamente fazer referência a sua origem inicial:   AMOR e BONDADE.

Até por que a raiz da palavra amizade tem sua derivação da palavra“amore” do latim, que tem sua evolução para a palavra “amititate”e em sua tradução para o nosso português passa a ser representada pela palavra A M I Z A D E.

Por isso, o adjetivo “AMICO” conseguinte da palavra AMIZADE, tem a ver com a qualidade da relação amorosa. Relação esta que traduz um sentimento especial entre as pessoas envolvidas.

Sentimento especial de bondade, de afeição, dedicação e fidelidade verdadeira – por pessoas especiais, que compartilham sentimentos, emoções e realizações especiais em nossa vida. 

De tal maneira, que quanto maior a dedicação e a fidelidade à pessoa amada, maior será a qualidade de sua relação de amizade.

Amigos de infância, amigos de escola ou faculdade, amigos de trabalho, amigos de festas, amigos próximos da convivência do dia a dia, amigos virtuais, próximos ou distantes, serão tanto quanto maior e verdadeiros amigos, quanto maior for a qualidade de seu verdadeiro sentimento de amor, de bondade e fidelidade uns aos outros.

 

CONCEITO DE ARISTÓTELES ACERCA DA VERDADEIRA AMIZADE

Segundo Aristóteles, século IV AC ninguém, jamais, mesmo na abundancia de bens poderá sobreviver sem a riqueza maior da amizade. Seu conceito de amizade como “FHILIA” em referência a deusa Fhilia, dos gregos, tem relação com a felicidade e com a prática da virtude em vista do bem e da sobrevivência da vida.

Encontram-se em sua obra “Ética a Nicômaco”, livro VIII e IX os fundamentos que dão origem a sua conceituação acerca da AMIZADE as três características por ele sistematizadas conforme a presente classificação:

1 – AMIZADE PELO PRAZER

2- AMIZADE PELA UTILIDADE

3- AMIZADE PERFEITA, SEGUNDO A VIRTUDE

Na classificação do prazer, as relações de amizade se reduzem aquelas vivências agradáveis que proporcionam o prazer de um pelo outro.

Na segunda classificação da amizade pela utilidade, as amizades se nutrem daquilo que pode proporcionar vantagens reciprocas um ao outro.

Nestes dois tipos de amizade, sempre mais abundantes, nem sempre importam a ética e o caráter das pessoas envolvidas, mas o prazer e as vantagens recíprocas. São amizades pouco duradouras, que permanecem, quanto tanto ao tempo que duram as vivencias do deleite e das vantagens entre as pessoas que se curtem neste tipo de amizade.

Já na terceira e última classificação, as amizades, se caracterizam pela virtude do bem que as pessoas boas e semelhantes podem proporcionar de maneira recíproca umas às outras. Como essas pessoas são raras, geralmente estas amizades são raras. Por isso entre as três classificações, são estas amizades as mais verdadeiras e que mais coincidem com o bem, com a virtude e com a felicidade das pessoas.

Também ajuda, a estender a compreensão do conceito de amizade o pensamento sagrado do autor do livro do Eclesiástico, século IIaC: “Uma amizade fiel é remédio que cura, é tesouro de valor incalculável, e os que temem o Senhor o encontrarão” (Eclo 6.14-17)

Partindo deste conceito, podemos concluir o seguinte: Seremos quanto, tanto mais felizes e virtuosos, tanto, quanto, mais amigos, fiéis e amorosos nos tornamos! Por isso, juntos pensemos nisto!

 

 O AMOR DE AMIZADE

“Os bons amigos são como as estrelas, nem sempre você as vê, mas sabe que sempre estão lá” (Autor desconhecido).

 

Uma das formas mais livre e mais bela da vivência do amor é o amor da amizade.

Nesta vivência do amor, as pessoas se amam independente de qualquer obrigação natural, de qualquer conotação de interesse sexual, de qualquer condição social, ou de qualquer vinculação de consanguinidade.

Em sua origem etimológica, a palavra amizade, como o amor, tem a ver com a crença numa divindade, de nome storge, reverenciada pelos gregos como o deus da afeição e do amor altruísta e afetuoso.

Na passagem para o latim, a palavra amizade vem da raiz da palavra amore, que se traduz por amicitate, que tem significado de confiança mutua e sentimento de dedicação e fidelidade, sem qualquer interesse ou envolvimento sexual. 

Bem diferente do amor dos casais, que envolve um contrato e compromisso social entre os cônjuges, bem diferente do amor de pais e filhos, que envolve laços sanguíneos; bem diferente do amor fraternal, que sempre envolve alguma vinculação espiritual de irmandade ente as pessoas, no amor de amizade, as pessoas se vinculam de forma gratuita e espontânea, totalmente livre e desinteressada.

Por isso é absolutamente verdade a afirmação do verso bíblico do livro do Eclesiástico “QUEM ENCONTROU UM AMIGO, ENCONTROU O MAIOR TESOURO” (Eclo 6,14).

Maior que o amor esponsal dos esposos, maior que o amor paternal de pais e filhos, maior que o amor fraternal; o amor dos amigos verdadeiros é realmente, entre todas as formas da vivência do amor, o encontro do maior tesouro.

 

UM POEMA À AMIZADE

(Mensagem publicada em 20/07/2019)

Amizade é a virtude,

Mais elevada do amor.

Que nos faz nos querer bem,

 Indiferente de classe

 Indiferente da cor.

Porquê o que nos faz amigos,

É simplesmente o amor.

 

 

Amizade é dom sublime,

É bênção do Criador.

Não tem prata, não tem ouro,

Que supere o seu valor.

Porquê quem a encontrou,

Encontrou o maior tesouro!

 

 

UM BRINDE AO AMIGO

“Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro” (Eclesiástico 6,7)

 

Com estas palavras do livro do Eclesiástico, o Autor sagrado exalta a grandeza do sentimento da amizade.

Na verdade, quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!

Nestas palavras estão contidos, a grandeza, a raridade e a valorosidade do encontro do amigo.

A grandeza, do significado; a raridade de poder encontra-lo e a riqueza, de quem o tem!

Somente a analogia de um encontro especial de um tesouro pode exprimir o sentido real, de se ter um amigo. 

Por isso lembrando, este dia especial, dedicado aos amigos, 

Brindemos bem alto!

                                 Brindemos em coro!

Um brinde ao tesouro,                          

                                dos nossos amigos, das nossas amigas!

 

Com um forte abraço do autor:

Zalmiro F. Dubal
 

 

O TEMPO 

(Poesia dedicada à amiga Inácia – ISEP 2015 - Reedição em 11/07/2024)

 

O tempo nos faz perguntas, e sempre nos traz respostas,

Ás vezes com linhas retas,

e as vezes com linhas tortas.

 

Já antes da criação, o tempo já existia,

Quando um deus deu ordem ao caos,

Cronos distribuiu os dias.

 

Desde o começo do mundo, o tempo se faz presente,

Em cada fração de segundo,

em cada coisa ou semente.

 

O tempo é um deus tão antigo, tão poderoso e tão forte.

Que marca o início da vida,

 e esconde a hora da morte.

 

O tempo nos acompanha, em todas as horas da vida,

O tempo as vezes nos machuca,

o tempo cura as feridas.

 

É o tempo que nos dá o tempo,

da gente se apaixonar,

De amar e curtir a vida,

sonhar e realizar.

 

O tempo marca a chegada, o tempo marca a partida,

E às vezes vira saudades,

das pessoas mais queridas.

 

Pra alguns o tempo é mais longo, pra outros o tempo é mais breve,

Pra alguns é peso crucial,

pra outros o tempo é mais leve.

 

O tempo marca o começo, o tempo marca o final,

O tempo nos ultrapassa,

nosso limite mortal.

 

O tempo enquanto matéria, nos passa muito de pressa, 

Mas quando a vida termina,

um novo tempo começa.

 

Quanto mais tempo nos temos, mais nosso tempo reduz,

Quanto mais tempo perdemos,

menos a gente produz.

 

O tempo é o tempo do ainda, o tempo é agora e depois,

O tempo é o tempo que finda,

o tempo é o tempo que foi.

 

O tempo é o tempo presente, o tempo é o tempo que era,

É graça e dom precioso,

que jamais se recupera.

 

O tempo às vezes nos escreve, com linhas retas e tortas,

O tempo nos faz perguntas, 

O TEMPO

NOS TRAZ RESPOSTAS!

 


Escrito por ZALFRANDUBAL às 07h31 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link] 

 

SONHO MARAVILHOSO

(Reedição em 08/07/2024 - 21hs)

 

CERTA NOITE EU SONHEI,

QUE ESTAVA NO PARAÍSO,

NUM LUGAR MARAVILHOSO,

SEM CENSURA E SEM JUÍZOS.

 

LÁ EU VI UM JARDIM TÃO LINDO,

TODO COBERTO DE FLOR,

LÁ EU VI A LIBERDADE,

ABRAÇADA COM O AMOR.

 

LÁ OS HOMENS E AS MULHERES,

VIVIAM COMO NO CÉU,

CAMINHAVAM DE MÃOS DADAS,

DE PAR, AO LADO DE DEUS.

 

LÁ NÃO HAVIA MALÍCIA,

NINGUÉM JULGAVA NINGUÉM,

NINGUÉM TRAMPIAVA OU TRAIA,

TODO MUNDO ERA DO BEM.

 

LÁ NÃO HAVIA VIOLÊNCIA,

ASSALTO OU CORRUPÇÃO,

LÁ SIM REINAVA A ABUNDÂNCIA,

LÁ SE PARTILHAVA O PÃO!

 

LÁ VI TANTAS MARAVILHAS,

LÁ EU VI TANTA BELEZA,

LÁ EU VI TANTA HARMONIA,

DO HOMEM COM A NATUREZA.

 

LÁ EU VI A PASSARADA,

VOANDO LIVRE NOS ARES,

LÁ EU VI OS IRMÃOS PEIXES,

NADANDO FELIZ NOS MARES.

 

LÁ EU VI AS ÁGUAS LIMPAS,

CORRENDO COMO EM CASCATA,

LÁ SENTI AS VIBRAÇÕES,

DOS SONS NATURAIS DA MATA.

 

LÁ VI OS ANIMAIS CUIDADOS,

LÁ EU VI PRESERVAÇÃO,

LÁ SE RESPEITA A MÃE TERRA,

NÃO SE FAZ DEVASTAÇÃO.

 

LÁ SE ANDA LIVREMENTE,

LÁ SE RESPIRA O AR PURO,

LÁ SIM SE VIVE FELIZ,

LÁ SIM SE VIVE SEGURO.

 

LÁ BRINQUEI COM OS ANIMAIS,

PASSEEI COM DEUS PELA MÃO,

VI MULHERES, QUE NEM EVA,

ME SENTI, UM OUTRO ADÃO.

 

LÁ ME SENTI BEM TRANQÜILO,

LÁ ME SENTI BEM FELIZ,

QUE ATÉ PENSEI, QUE BELEZA!

SE ASSIM FOSSE O MEU PAÍS.

 

QUE SONHO MARAVILHOSO,

QUE LUGAR QUE VALE A PENA!

MAS QUE PENA QUE ESTE MEU SONHO,

ERA UM SIMPLES SONHO, APENAS!

 //:MAS QUE PENA QUE ESTE MEU SONHO,

ERA UM SIMPLES SONHO, APENAS!

 

PARA PENSAR!  

SEMPRE NOS AJUDA NA SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS!

 

1º - ENCARAR DE FRENTE E DIALOGAR COM O PROBLEMA;

 

2º - RESPIRAR FUNDO E RECUPERAR ENERGIAS;

 

3º - USAR A MENTE E DECLARAR AO PROBLEMA:

 

NADA MAIOR QUE O NOSSO PODER DE SUPERAÇÃO!

ATÉ PORQUE, MUITO MAIOR QUE O TAMANHO DE NOSSOS PROBLEMAS É O TAMANHO DA GRANDEZA DO PODER DE DEUS QUE HABITA DENTRO DE NÓS, E QUE A QUAISQUER QUE FOREM NOSSOS PROBLEMAS,  A ELES, PODER MAIOR, NENHUM LHES FOI DADO! 

 

O PODER ILUMINADOR DA ESPERANÇA

“Era uma vez... milhões e milhões de estrelas, de todas as cores no céu: brancas, lilases, prateadas, verdes, douradas, vermelhas, azuis”.

 

Um dia, elas procuraram o Senhor e pediram permissão para descer a Terra. E eis que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Porém passado algum tempo, estas estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a terra escura e triste. Por sorte uma única estrelinha ficou na terra. Era uma estrelinha verde. A estrela do Sentimento da Esperança. E quando os homens se deram conta, perceberam que aquela pequena estrela não estava só, e que a terra estava novamente iluminada, porque a Estrela da Esperança brilhava no coração de todos.

Percebe-se nesta historinha, o poder iluminador da Estrela da Esperança.

Gabriel Marcel, o Filósofo da Esperança, define a esperança, como uma luz poderosa que penetra nas trevas de nossa existência, nos preserva do desespero, e nos mantém na luta. 

Erich Fromm compara a esperança com o salto do tigre em direção de seu objetivo.

Por isso, é de fundamental importância para os mortais, em todas as circunstâncias; jamais desistir da esperança e da luta pela vida.

 

PENSAMENTOS PARA REFLETIR

 

“A esperança de que um novo dia, inevitavelmente chegará nos enche de forças para vencer a escuridão de uma noite turbulenta”. 

“Não há noite escura que não termine com o raiar de um novo dia”.

“É sempre lá no fim da noite, que encontramos a aurora” (Georges Bernanos). 

“Mesmo as noites sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização” (Martin Luther King). 

“A esperança não é um sonho, mas uma maneira de transformar os sonhos em realidade” (Suenens). 

“Não há problema sem solução e nem mal que sempre dure”(Prov. Popular).

“Esperar na certeza que o bem esperado irá chegar é a mais sábia de todas as esperas”.

“O homem pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude de rumo, o realista age e ajusta as velas” (Willian George Warde).

“Não há dor nem enfermidade eternamente invencível enquanto houver vida e esperança dentro de nós”.

“Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras, cai águas límpidas e fecundas” (Prov. Chinês).

“Quando esperamos na certeza que nossas esperanças irão se realizar, caminhamos seguros, na direção de nossos objetivos”.

“Mesmo que a morte material pareça nos vencer nesta vida, a esperança na vida espiritual nos torna perpetuamente invencíveis”.

 

CONCLUSÕES PRÁTICAS PARA A VIDA

Todos estes pensamentos nos dão razões suficientes, para jamais nos desesperarmos, diante das situações adversas da vida.

Nada mais importante para darmos a volta por cima dos problemas, do que lutar e mantermos forte dentro de nós, a esperança da vitória de nossas lutas. 

A esperança, nada mais é, do que aquela força poderosa interior, que nos impulsiona a continuar lutando.

A experiência nos mostra que tudo ganha mais brilho na nossa vida, enquanto mantemos acesa dentro de nós, a Estrela Luminosa da Esperança.

Que este novo dia lhes traga  grandes alegrias pra  você amigo (a)! E que a Estrela da Esperança, brilhe em todos os caminhos de sua vida, durante todos os dias de sua vida! Um forte abraço!

 

                        UM DIA NA ESTÂNCIA

AUTOR: Zalmiro F. Dubal 

(Poesia dedicada ao seu Bica, meu irmão, e comadre Santina)

 

1 - UM DIA DESSES ENQUANTO MATEAVA

A FRENTE DA ESTÂNCIA COM MEU VELHO IRMÃO

OLHANDO O HORIZONTE EU ME DELEITAVA

 PASSEANDO NO TEMPO DA IMAGINAÇÃO.

 

2 - ENQUANTO EU MATEAVA NA FRENTE DA ESTÂNCIA

EU VI TANTA VIDA VI TANTA HARMONIA

REVI MINHA VIDA, MEUS SONHOS DA INFÂNCIA,

QUE DESDE CRIANÇA, AQUI DENTRO EU TRAZIA!

 

3 - ENQUANTO MATEAVA MEUS OLHOS PASSEAVAM

A FRENTE DA ESTANCIA OLHANDO A COXILHA,

VI TANTA VIDA QUE SE APRESENTAVA

EM TUDO QUE OLHAVA EM TUDO QUE OUVIA!

 

4 - OLHEI NO HORIZONTE O DIA CLAREANDO

ENQUANTO AS COCOTAS E UM GALO CANTAVA

ANUNCIANDO UM DOMINGO QUE ESTAVA CHEGANDO

FELIZ SABOREANDO O MEU MATE EU ESTAVA!

 

5 - OLHANDO À MINHA FRENTE AS OVELHAS BERRAVAM,

ACORDANDO O REBANHO PARA UM NOVO DIA,

ENQUANTO AO MEU LADO UMA LEITOADA

DISPUTAVAM AS TETAS DA PORCA DE CRIA!

 

6 - OLHANDO MAIS LONGE NO PÉ DA COXILHA

ENXERGO DOIS TOUROS NUM DUELO CERRADO

TALVEZ DISPUTANDO A PRENHÊS DAS NOVILHAS

OU QUEM SABE O ESPAÇO DO CAMPO LOTADO.

 

7 - VOLTEI PRO TERREIRO DA FRENTE DA ESTÂNCIA

E FIQUEI CURINGANDO UM CASAL DE POMBINHOS

ANDANDO JUNTINHOS NUM BELO ROMANCE

QUE ATÉ PARECIAM TROCANDO CARINHOS!

 

8 - VOLTEI PRO MEU LADO E VI TODA A MATILHA

DOS CÃES DA FAZENDA AINDA DORMINDO

TRANQUILOS E SERENOS QUE ATÉ PARECIAM

QUE TODOS SABIAM QUE ERA UM DOMINGO!

 

9 - VOLTANDO PRAS CASAS VEJO OS QUERO-QUEROS

DISPUTANDO O ESPAÇO ENTRE VACAS E POTROS

ENQUANTO EU VIVIA A MAGIA DAQUELE CENÁRIO,

EU ME DELEITAVA FAZENDO POESIAS ENTRE UM MATE E O OUTRO.

 

10 - E ASSIM POUCO A POUCO ENTRE MATES E PROSAS

EU IA MESCLANDO O PRESENTE E O PASSADO,

ATÉ QUE ME SURGE UMA GATA MIMOSA

E ME PULA NO COLO E ME FAZ UM COSTADO!

 

11 - POR FIM ME DETIVE POR LONGOS MOMENTOS

PASSEANDO NO TEMPO DA IMAGINAÇÃO

SENTINDO QUE A VIDA ME DEU TODO O TEMPO

CONTEI PRO MEU MANO O MEU SONHO DE INFÂNCIA,

QUE DESDE CRIANÇA EU TRAZIA AQUI DENTRO,

DE UM DIA TAMBÉM, NÓS TER NOSSA ESTÂNCIA!

 

A FORÇA PODEROSA DA FÉ

Partindo de seu sentido etimológico, a palavra fé, vem de fide, do latim, que tem o significado de aliança, fidelidade, confiança e convicção absoluta nas verdades que acreditamos, mesmo sem vê-las.

É surpreendente, como as pessoas que dispõe desta certeza absoluta da existência de uma força maior que seus limites, e nela depositam toda a confiança e convicção, encontram com maior facilidade, as energias necessárias para superação de suas dificuldades; para o enfrentamento da doença; para lidar e fazer assimilação das perdas; para chegar à longevidade, e até mesmo, para compreensão da realidade inevitável da morte.

Na minha experiência pessoal, tenho constatado o quanto a soma desta energia poderosa com a energia interior do ser humano contribui e faz a diferença na vida das pessoas.

 

Neste contexto, retomo uma de minhas publicações em meu livro "AJUDA-TE A TI MESMO, ed. de 2014, sobre um belo testemunho de vida de uma mulher, e que certamente muito nos ajuda a ampliar a nossa reflexão sobre o tema da FÉ. Trata-se do testemunho de uma mãe, que durante longos anos, dedicava dias e dias, noites e noites, em função de seu filho deficiente, em cadeira de rodas, com crises de convulsões, quase diárias.Não bastando o tamanho do seu sofrimento, em relação à deficiência do filho mais velho, uma nova via-sacra de dor, passa a exigir-lhe duplo sacrifício, quando, de forma repentina seu filho mais jovem é acometido de uma enfermidade de alto risco de vida. E lá, evidencia-se ainda mais, a garra e a força da fé daquela mulher. E que FÉ!

Era de impressionar a sua dedicação e resignação diante do duplo sofrimento que lhe tocava enfrentar no dia a dia, e a força sobrenatural, que ela testemunhava encontrar nas suas orações diária com Deus através de sua confiança e sua devoção à Nossa Senhora. De tal maneira, que mesmo em seu sofrimento, se sentia forte e agradecida, e testemunhava com sua convicção e autoridade do peso da sua vivência diária – que desde criança pequena – havia sido preparada pela FÉ - para o cumprimento da sua missão. E que Missão!

 

Outro fato que também merece atenção, por sua ampla divulgação na mídia, durante os anos 2008 e 2009 – trata-se da grande força de vontade de viver, e a gigantesca capacidade de vencer, do então vice-presidente da República, José de Alencar, que por mais de 14 anos, surpreendia a nação, a cada cirurgia, pela sua resistência e sua luta imbatível contra tumores malignos.

Conhecendo pela mídia, a sua trajetória de vida, desde a sua ascensão e projeção econômica, tudo nos fazia entender, que além da abundância de recursos materiais e da sua resistência orgânica, devia existir naquele homem, uma grande fé, nalguma força maior que parecia extrapolar as forças comuns de um mortal. De tal maneira que à cada uma de suas cirurgias, que já contavam uma quinzena, em dezembro de 2009 éramos frequentemente surpreendidos por seus pronunciamentos bem humorados; sua imensa força de vontade e sua esperança de viver, e ultrapassar a geração dos bisnetos; e seu perfil inabalável, que de maneira inabalável e surpreendente, podiam ser interpretadas pelo País, como uma excelente lição de vida. E que lição!

Minha constatação diante de todos estes fatos vem me confirmando que realmente a força da fé faz a diferença.

Na verdade são muitos os fatos que evidenciam o poder da fé em favor da saúde orgânica e espiritual do ser humano.

Evidencia-se, com poucas exceções, que em cada idoso longevo e saudável, sempre se somam, alguns fatores determinantes e comportamentos comuns. Eis aqueles que mais se somam como fatores favoráveis ao privilégio da longevidade:

 

1º - Valorização da água e da alimentação sadias;

2º - Valorização do trabalho e exercícios físicos;

3º - Valorização do lazer e convívio social;

4º - Valorização do repouso noturno;

5º - E em todos os casos, uma FÉ GENUINA, NUMA FORTE FORMA DE ESPIRITUALIDADE.

Aliás, não é sem fundamentação científica, que muitas pesquisas da longevidade, tem demonstrado ultimamente, que por detrás de um homem ou de uma mulher longeva, sempre existe a presença determinante e decisiva, de uma forte vivencia, de alguma forma sadia de espiritualidade.

 

O PODER DA CRENÇA

É interessante notar o peso poderoso que uma determinada crença pode exercer na vida de uma pessoa.

Crer na má sorte, crer no azar, crer no destino, crer no horóscopo, crer em bruxaria, crer na religião, crer no demônio, e até mesmo na vingança absoluta de Deus - todas estas e outras crenças podem exercer um peso poderoso na vida das pessoas.

Pesos, que para muitas pessoas podem determinar a qualidade do seu estado de alma, de alegria ou de tristeza, de certeza, de esperança, de possíveis realizações e até mesmo de suas maiores frustrações. Peso determinante de seu estado de bem estar e saúde e até mesmo de seu estado de doença.

Existem pessoas que vivenciam seus sentimentos de sucessivos fracassos se os presságios de seu horóscopo do dia não lhe forem favoráveis;

Existem pessoas que se intitulam filhas do azar, da má sorte ou da tristeza do destino e não conseguem ultrapassar a pequenez de suas crenças;

Existem pessoas que se identificam como vítimas de feitiços, de bruxarias, da dominação dos espíritos que não conseguem visualizar o seu poder de superação interior;

Existem pessoas que carregam pela vida a fora, os sintomas da doença limitante, da crença que tudo é impossível, que nada dá certo, que nada conseguem, e que nasceram para viver na eterna dependência dos outros, na eterna miséria e no sofrimento, e com isto acabam boicotando o pleno gozo de seu poder interior de vitória;

Existem pessoas que se reduzem ao tamanho de sua crença, até mesmo das dominações do demônio e da sua consciência equivocada da justiça Divina, a ponto de adoecerem da crença dos castigos e medos incutidos pelas suas convicções religiosas.

Lamentavelmente, são tantos os riscos e peso que uma determinada crença equivocada pode acarretar sobre as pessoas!

Na verdade, nós somos muito, daquilo que acreditamos!

 Por isso, quanto mais pura, mais genuína, mais positiva e mais verdadeira for a nossa crença, mais ela poderá assegurar o nosso estado de saúde, de liberdade, de felicidade e de superação de nossos problemas, caso contrário, será mais, um equívoco que precisa ser resolvido para superação de nossos males e enfermidades. Pense nisso!

 

VIVA 22/05/2024

UM POEMA AO ABRAÇO

 

O abraço é enlace dos braços

É um forte gesto de união

Que une dois peitorais,

E encosta dois corações.

 

O abraço é a terapia

Mais poderosa do mundo

Que vai direto onde dói

E cura em poucos segundos

 

O abraço quando em silêncio

Faz o relógio parar,

Só se escuta o tic tac,

Dos corações a pulsar.

Tum! Tum! Tum!

 

O abraço cura a fadiga

E alivia as tenções

O abraço cura o estresse

E as doenças do coração,

O abraço aumenta o amor,

O abraço cura a paixão.

 

O abraço não custa nada

O abraço não tem idade

Não tem contra indicação,

E nem prazo de validade.

 

Na vivência de um abraço

Só temos muito a ganhar!

Ganha aquele que recebe

E ganha também quem dá.

 

Só tem um quê no abraço,

Dado com sinceridade,

Que quando o abraço termina,

O ABRAÇO,

Deixa saudade!

 

SEJA RESILIENS!

Emprestado das áreas do conhecimento da Física, o conceito de resiliência tem importante aplicação no processo de enfrentamento e de superação das nossas perdas, nossas angústias, nossas tristezas e nas mais variadas situações adversas do dia a dia da vida.

Neste contexto, não faltam estudos que aludem ao significado de resiliência como capacidade de superação e de recuperação nas diversas áreas.

Nas definições mais originais, o conceito de resiliência tem sua evolução a partir da palavra latina resilio, donde vem os verbos resilire e resiliens, que tem sua aplicação nos estudos da Física, da Ecologia, da Psicologia e da Administração.

Para os estudiosos da Física, resiliência tem a ver com a capacidade de elasticidade e retorno dos corpos ao seu estado normal, após uma situação de pressão.

“Faz alusão as energias que os materiais acumulam quando são submetidos ao estresse - e após um momento de tensão – conseguem voltar ao seu estado de normalidade” (Disponível em https://www.significados.com.br/resiliencia/ - acesso em 06/05/2020)

No contexto da ecologia, resiliência significa a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido alguma forma de impacto ou alteração.

Para as áreas ligadas a Psicologia, resiliência tem a ver com a capacidade de uma pessoas lidar com os seus próprios problemas sem ceder a pressão frente aos obstáculos ou adversidades do dia a dia.

Também na área da Administração, o conceito de resiliência tem importante significado. Faz referência a capacidade de lidar com as situações adversas relacionadas as demandas emocionais referente ao trabalho. “Diz respeito a capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral”. (Disponível em https://www.significados.com.br/resiliencia/ - acesso em 06/05/2020)

Neste entendimento podemos concluir com certeza: a palavra RESILIÊNCIA se traduz por capacidade de SUPERAÇÃO e sua aplicação é de fundamental importância frente a todos os maus pedaços da vida.

Por isso, em todas as situações adversas seja - RESILIENS - e jamais desacredite em seu poder de superação, de recuperação, de restauração, de vitória e de retorno ao seu estado normal.

Pense nisso: SE HOJE, EM ALGO NÃO ESTAMOS TÃO BEM, COM CERTEZA, AMANHÃ ESTAREMOS MELHOR!

 

AMAR É VIVER!

 Desde sua gestação, até o fim da vida, o ser humano, pela sua natureza social, se caracteriza como um ser necessitado e carente.

 Esta característica essencial de sua natureza lhe movimenta constantemente, para as mais diversas formas de relacionamento ao longo de sua existência. De tal maneira, que se torna impossível, se pensar na sua existência, sem nenhuma forma de carência ou necessidade do outro.

 É desta constante necessidade de relações, que vão se estruturando em sua personalidade, as suas diferentes formas de dependências e capacidades de superação dos problemas.

 Percebe-se frequentemente, que a maneira com que cada indivíduo procura preencher suas carências, depende em grande parte, da forma com que ele aprendeu a lidar com sua frustração, e dos recursos que mais lhe estão ao seu alcance na estrutura de sua personalidade, e na troca de conhecimentos, em seu grupo social.

 É neste contexto, que em muitas vezes, pessoas carentes e necessitadas de afeto, na melhor intenção de resolver suas demandas, através dos meios e recursos mais saudáveis, se descambam equivocadamente, atrás de soluções infelizes. E consequentemente terão que pagar caro, às vezes, por muito tempo, o preço de suas decisões e escolhas equivocadas.

 Por isso, em vez de preencher suas lacunas com os melhores recursos, que lhe acrescentarão melhores condições de vida e saúde, estarão fadadas a recorrer pela vida a fora, àquelas pseudo-soluções que o seu organismo psíquico incorporou equivocadamente, e repetidamente, como a melhor saída para os seu problemas.

É a partir desta estratégia consciente ou inconsciente do organismo, para o preenchimento de suas carências, que se processam muitas aprendizagens, que aos poucos vão se transformando em hábitos ou vícios incontroláveis, que passam a servir de companhia por alguns instantes, para preencher os lugares vazios e sombrios de sua personalidade.

 Neste estado de carência e dependência de amor, vão se estruturando, os seus mecanismos de defesa, de superação, de fuga e anestesiamento, diante da dor e das frustrações da vida. E consequentemente, seu organismo psíquico e orgânico irá recorrer inconscientemente, sempre aos mesmos recursos, aos mesmos amuletos, aos mesmos refúgios, às mesmas saídas, até se tornar um ser humano, completamente dependente do vicio, quando na verdade, a sua maior dependência para viver é de AMOR. 

Por isso, depois de instalada a dependência equivocada do vício, o caminho mais acertado para a cura do dependente, será sempre a conscientização, de que jamais ele depende do prazer do vício para viver, mas somente de um grande amor a si mesmo. Porque AMAR É VIVER!

 

CONCEITO DE AUTOESTIMA

“Ninguém consegue evoluir na capacidade de amar e de cuidar verdadeiramente dos outros, se não for capaz de priorizar o seu amor a si próprio (a) “ (ZalFranDubal)

 

Um dos conceitos que mais responde à definição de autoestima está contido na composição justaposta da palavra auto do grego, mais estima, do latim.

Autós, do Grego, se traduz por SI MESMO e “estimae” e do Latim que se traduz por valorizar, apreciar ou estimar.

Também nas definições do Dicionário Aurelio, autoestima se identifica com a qualidade de apresso e valorização que uma pessoa confere em relação a si mesma nos seus próprios atos e pensamentos.

Na conceituação de Rosemberg, conhecido como aplicado estudioso sobre o tema, autoestima tem a ver com uma forma de avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma e que se reflete em suas crenças, comportamentos, emoções e identificação de sua personalidade.

Tem muito a ver com a qualidade da opinião que uma determinada pessoa costuma fazer de si mesmo ( a ).

Nesta conceituação, uma pessoa portadora da capacidade de boa auto estima é capaz de se admirar, de se gostar, de se amar, de se valorizar, se reconhecer e confiar no seu potencial interior.

Por outro lado, pessoas portadoras de baixa estima, se caracterizam por possuir uma interpretação minimizada de sua própria personalidade e de seu potencial interior. São portadoras de uma imagem e uma conceituação negativa de si mesmas. São pessoas inseguras e desprovidas de capacidade de autoconfiança, são pessoas insatisfeitas consigo mesmas e que não conseguem acreditar no seu potencial próprio e nas suas capacidades de conquistas. Normalmente o refrão mais em uso dessas pessoas, frente aos eventuais desafios da vida é de desaprovação de si mesmas “ eu não vou conseguir”.

Geralmente são pessoas revoltadas e que explodem com facilidade com pessoas mais próximas, necessitam constantemente da aprovação dos outros para fazer algo ou mesmo para assumir alguma iniciativa ou tomada de decisão sobre si próprias.

Dificilmente concordam quando elogiados por alguma virtude, sempre se acham as piores (os) e reagem a qualquer forma de elogio como falsidade dos outros. ...São os seus olhos, é muita bondade sua...Eu não, não, na verdade eu não sou nada disso. Eis algumas reações mais comuns dessas pessoas.

O QUE AUTOESTIMA NÃO É?

Para bem entender o que é realmente autoestima, também se faz importante entender o que autoestima não é.

... Esnobação de selfs fazendo uma pose forçada de homem ou de mulher mais bonita do mundo, nunca foi, e nunca poderá ser autoestima, até por que autoestima não se confunde com exibição de beleza ou aparência, é muito mais o que realmente se é, bonito ou feio, mas que se gosta e se valoriza a si mesmo (a).

... Julgamentos de superioridade em relação aos outros a ponto de se achar sempre melhor em tudo em relação aos outros, também não é e nunca foi autoestima, até porque autoestima não combina com nenhuma forma de comparação com os outros, mas por aquilo que realmente se tem e se é como pessoa única e irrepetíveis que somos.

... Representação artificial de si mesmo (a) a ponto de se enxergar e se sentir o maior, o mais belo´, o mais forte e mais poderoso de todos, também não é e nunca foi autoestima, é narcisismo, é autoengano, combina mais com orgulho negativo e vaidade, e jamais com autoestima.

Na verdade, autoestima, tem muito mais a ver com reconhecimento e valorização do nosso eu verdadeiro, e não com aquilo que representamos ser para nos dar bem ou ganhar prestígio dos outros. É ser verdadeiramente o que somos e temos, é se gostar de si mesmo (a).  PENSE NISSO!

 

 

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE AUTOESTIMA BASEADA NA TABELA DE ROSENBERG

Marshall Bertram Rosenberg, psicólogo americano, (nasceu em Ohio em 1934; † 7. 2. 2015).

Em 1961 obteve seu PHD em psicologia clínica pela Universidade de Wisconsin - Madison.

 

Sinto que sou uma pessoa de valor como as outras pessoas  (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Eu sinto vergonha de ser do jeito que sou (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Penso que não presto para nada (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Sou capaz de fazer tudo tão bem como as outras pessoas (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Levando tudo em conta, eu me sinto um fracasso (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Sinto que sou uma pessoa inútil. (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Eu acho que tenho muitas boas qualidades  (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Eu tenho motivos para me orgulhar na vida (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

De um modo geral, eu estou satisfeito (a) comigo mesmo (a) (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

Eu tenho uma atitude positiva com relação a mim mesmo (a) (ÀS VEZES) (MUITAS VEZES ) (SEMPRE)
 

 

MENSAGEM ESPECIAL PARA O DIA DAS MÃES 

VIVA O DIA DAS MÃES!

 Eis mais uma vez o dia querido de homenagem às mães; um dia tão comum a todos, mas ao mesmo tempo, tão especial para render graças a essa mulher tão especial, nossas queridas mães. Dia feliz de festejar em família e abraçar a mamãe que temos, ou mesmo de recordar agradecido, em sua saudosa memória, aquela mamãe que tivemos!

Por isso, nesse dia tão querido, queremos trazer presentes em nossas lembranças, todas as nossas queridas mamães, desde a mamãe mais jovem à mamãe mais idosa, as mamães vivas e as mamães falecidas, as mamães sempre lembradas e as mamães esquecidas, as mamães abastadas e as empobrecidas; as mamães casadas e as mamães solteiras; as mamães biológicas e as mamães adotivas.

Enfim queremos trazer presentes, todas as mamães de todas as raças e de todas as culturas do mundo inteiro. Mas de modo muito especial queremos trazer presente, aquela mulher que nós gerou e nós deu a luz da vida.

Pensemos por alguns instantes na constante dedicação e doação amorosa de nossas mães, desde nosso nascimento até as fases mais adultas de nossa vida!

... Quantas vezes, ainda antes de nosso nascimento, a nossa mãe atenta percebia o nosso crescimento quando dávamos pulos no seu ventre?

... Quantas vezes nossa mãe nos deu mamá de peito para que nós crescêssemos com vigor e saúde?

... Quantas vezes nossa mãe nos aqueceu o mamá e segurou na mão a mamadeira para nos alimentar?

.. Quantas vezes nossa mãe nos deu comidinha na boca nos primeiros meses até que aprendêssemos a nos alimentar com nossas próprias mãos?

... Quantas vezes nossas mães nos banharam e nos vestiram quando ainda não sabíamos nos virar por nossa própria conta?

... Quantas vezes nossa mãe levantou à noite para averiguar se nós já estávamos dormindo, ou mesmo, para nos dar algum remedinho?

... Quantas vezes nossa mãe nos levantou do chão quando caímos e nos segurou e carregou ao colo?

... Quantas vezes nossa mãe nos carregou pela mão e nos ajudou a caminhar os nossos primeiros passos?

... Quantas vezes a nossa mãe nos ajudou a pronunciar as nossas primeiras palavras, mamá, papai, mamãe?

... Quantas vezes nossas mães nos chamaram e nos acompanharam até a escola para aprender as nossas primeiras lições?

... Quantas vezes, mesmo depois de crescidos nossas mães preocupadas nos animaram com seus conselhos?

... Quantas vezes, a nossa mãe até chorou por nós em silencio quando falhamos em nossos projetos?

 

... É por tudo isto e muito mais, que queremos dizer hoje às nossas queridas mães: PARABÉNS MAMÃE, OBRIGADO PELA VIDA!

  

MENSAGEM ESPECIAL PARA O DIA DAS MÃES 

TRIBUTO A UMA GRANDE MULHER

Desde a concepção até as últimas fases do desenvolvimento de nossa personalidade, sempre existe uma grande mulher: as nossas mães!

Delas depende grande parte de nosso existir, desde a gestação, até o final de nossa vida.

Por elas fomos acolhidos através daquela relação que nos gerou.

Por elas fomos nutridos durante os meses de nossa gestação no ventre materno.

Através delas vimos ao mundo, como um milagre da vida!

Por elas fomos amamentados durante os primeiros meses de vida.

Por elas fomos ninados a dormir os primeiros sonos.

Com elas aprendemos a engatinhar os primeiros passos, a levantar das primeiras quedas, a nos alimentar com as próprias mãos, a engrolar as primeiras palavras, a balbuciar os primeiros nomes, a brincar com os primeiros brinquedos, a identificar os primeiros objetos, a corrigir os primeiros erros, a preferir o caminho do bem, a evitar o caminho do mal, a dar e receber amor.

Por elas fomos e somos amados, mesmo depois de crescidos, com o mesmo amor de crianças.

Através delas aprendemos a reconhecer a verdadeira razão da existência, o amor!

 Tanto, que é a elas, que todos nós, homens ou mulheres, devemos o fato de ter nascido.

Por isso, a essa grande mulher, nosso reconhecimento, nossa gratidão, nosso tributo e nosso brinde especial! VIVA O DIA DAS MÃES!

 

CONTINUAÇÃO: "O AMOR É LINDO"

O AMOR DE VERDADE

O MELHOR CRITÉRIO PARA VOCÊ SABER SE REALMENTE AMA OU NÃO ALGUÉM É O SEGUINTE:

QUEM AMA CUIDA!

            QUEM AMA SUPORTA!

                      QUEM AMA ESPERA!

QUEM AMA SENTE SAUDADES. PENSE NISSO!

 

              O AMOR À VIDA

 

ENTRE AS SETE MARAVILHAS,

     QUE O MUNDO JÁ CONHECEU,

NADA MAIS MARAVILHOSO,

     QUE A VIDA QUE DEUS NOS DEU!

 

MESMO NO VENTRE DA MÃE,

      DESDE AS PRIMEIRAS SEMANAS,

MESMO QUE AINDA EMBRIÃO,

     JÁ EXISTE A VIDA HUMANA!

 

MESMO NA FRAGILIDADE

     DE UM CORPO RECÉM FORMADO,

MESMO NA DEBILIDADE,

     DE UM CÉREBRO ESCLEROSADO,

MESMO COM ENFERMIDADES,

 VIVER, SEMPRE É UM DOM SAGRADO!

 

MESMO NAS DIFICULDADES,

    MESMO APESAR DOS PROBLEMAS,

MESMO NAS ADVERSIDADES,

    VIVER, SEMPRE VALE À PENA!

 

 MESMO POR ALGUNS SEGUNDOS,

     OU LONGOS ANOS VIVIDA,

NADA MELHOR NESTE MUNDO,

     QUE A MARAVILHA DA VIDA!

 

 

O AMOR DE MÃE

EXITEM PESSOAS ESPECIAIS EM NOSSA VIDA

QUE MESMO PRESENTES OU DISTANTES,

SEMPRE NOS LEMBRAMOS.

PESSOAS CARAS, TÃO TERNAS, QUERIDAS,

PESSOAS LINDAS QUE SEMPRE NOS AMAMOS!

 

EXISTEM PESSOAS ESPECIAIS EM NOSSA VIDA

QUE TODA A VIDA, SEMPRE NOS LEMBRAMOS.

QUE ESTANDO JOVENS OU ENVELHECIDAS,

QUE SENDO VIVAS OU JÁ FALECIDAS,

SÃO ENTRE TANTAS, AS QUE MAIS AMAMOS!

 

EXISTEM PESSOAS TÃO ESPECIAIS EM NOSSA VIDA,

QUE ELAS RESIDEM EM NOSSO CORAÇÃO,

SÃO NOSSAS MÃES AMADAS E QUERIDAS,

A QUEM TRIBUTAMOS ESPECIAL GRATIDÃO!

MUITISSIMO OBRIGADO! OBRIGADO MAMÃE!

 

O AMOR MAIOR DO MUNDO

Depois do amor de mãe, só existe um outro amor maior no mundo, é o AMOR DE DEUS.

É desse amor, que tanto se tem falado, através das mais diversas formas de reflexão  ao longo da história.

Poetas, filósofos, teólogos, profetas, cientistas, amantes e curiosos de todas as áreas, em todos os tempos, muito tem se ocupado a discorrer suas concepções sobre Deus, como o AMOR maior.

... É dele que teve origem as mais belas formulações do significado do amor, nas expressões da mitologia e no bojo das grandes denominações religiosas.

... Ele é o ORDENADOR – aquele que dá ordem ao caos, que une os amantes, que fecunda e que dá vida, seu nome é Eros na mitologia grega.

... Ele é o BEM elevado – é emanação divina -  é a personificação da sensualidade da alma – seu nome é Prema no Bramanismo.

... Ele é a FORÇA DA VIDA – o poder criador – é o imperativo maior na Lei do Torah – seu nome é AHVA no Judaísmo – aquele a que se deve o primeiro lugar (Deuteronômio 6,5). 

... Ele é o BEM.

É a LUZ.

É a PAZ.

É a VIDA.

E na prática da Caridade, para os seguidores do Cristianismo, o seu nome é identificado como  ÁGAPE (1ª João 17,33)

Enfim, Ele

            é o AMOR MAIOR do mundo.

 

        O AMOR DE DEUS AOS SEUS FILHOS

Essa é de fato uma das mais belas manifestações do AMOR que nos faz confirmar, QUEM AMA CUIDA.

... Deus tanto ama o ser humano que os criou por amor, homem e mulher, a sua imagem e semelhança (Gênesis 2,26) e os criou dotado de vontade, inteligência e capacidade superior, de nominação a todos os seres, e viu que tudo era bom (Gênesis 2,7ss)

...Deus tanto amou o ser humano, que quando o homem passou a usar mal o seu poder de inteligência e liberdade Ele enviou a sua mensagem de reconciliação e restauração do gênero humano através do Seu próprio filho, Jesus (1ª João 4,8) para a salvação e redenção do gênero humano através de sua mensagem de luz e restauração.

...Deus tanto amou o homem que ele instituiu o Seu mandamento do amor para indicar para o homem o melhor caminho para ser feliz através do exercício do amor (João 15,9)

...Deus tanto amou o ser humano, que São Paulo o apresenta na sua epistola os romanos como o Aba, (Romanos 8, 14) Paizinho – aquele que cuida e tem amor de pai pelos seus filhos. Nele somos chamados carinhosamente pelo nome, como seus amados filhinhos.

 

 

COMO FAZ BEM!

 

Como faz bem,

em cada amanhecer,

despertar do sono e sentir que a vida,

nos dá um novo tempo para ser feliz,

AMAR E VIVER!

 

Como faz bem,

ao abrir os olhos,

perceber a luz, nos sentirmos vivos!

Como faz bem,

se passar o dia em boas companhias,

de bons pensamentos, bons objetivos,

 boas energias!

Como faz bem,

 receber de alguém,

 um olá, um BOM DIA!

 

Como faz bem,

 se sentir amado,

 sempre em cada dia,

sempre amar alguém,

 sempre amar a Deus,

sempre amar a vida.

 Mas como é bom, mas como é bom,

COMO FAZ BEM!

 

A SAUDADE

 

A saudade é um sentimento,

Que surge ansim de repente,

Quando as pessoas que amamos,

Se encontram longe da gente.

 

Não tem ninguém que algum dia,

Não sinta a tal de saudade,

Saudade de alguém distante,

Em qualquer tempo ou idade.

 

Saudade de algum lugar,

Que nos marcou no passado,

Saudades dos familiares,

Saudades de um bem amado.

 

De algum brinquedo da infância,

De algum bichinho estimado,

De algum amigo ou amiga,

Namorada ou namorado.

 

Saudades da professora,

Dos coleguinhas da infância,

Saudades das brincadeiras,

Dos bons tempos de criança.

 

Saudades dos velhos tempos,

Saudades da mocidade,

Saudades dos bons momentos,

Vividos em todas as idades.

 

Saudades, tantas saudades,

Que aperta no coração.

Que a gente até não consegue,

Explicar qual a razão?

Por que, a saudade, na verdade,

Bate sem explicação.

 

 É apenas um sentimento,

Que surge ansim de repente.

É coisa do CORAÇÃO,

A  SAUDADE a gente sente!

 

 

      O AMOR DO PERDÃO

Uma das principais exigências das relações verdadeiras é a capacidade de praticar o exercício do perdão. De tal maneira que nenhuma relação amorosa verdadeira consegue sobreviver por muito tempo sem a prática do perdão. Porque, na verdade não somos por natureza imunizados do erro, nem tão pouco seres humanos perfeitos,

Frequentemente somos envolvidos em situações que nos machucam, que nos ferem, que nos magoam e que nos fazem infelizes em nossos relacionamentos, não faltam ocasiões em que afloram nossas emoções negativas de raiva, de agressividade, de vinganças, de ódio, de ofensas, de desapontamentos, de apelação e até mesmo de violência em nossas relações.

É justamente nesse contexto, que se faz extremamente necessário nas relações humanas o exercício terapêutico da prática do perdão.

QUEM MAIS PERDOA MAIS GANHA.

QUEM NÃO PERDOA, ENFRAQUECE.

QUEM MAIS PERDOA, MAIS AMA, MAIS TEM AMIGOS, GANHA AS PESSOAS, MAIS SE ENRIQUECE!

 

Realmente, perdoar é curar feridas, é perder a mágoa, é voltar a paz, é sanar a alma.

Por isso, só temos muito a ganhar através da prática, do exercício, da força terapêutica do perdão em nossas relações cotidianas.

 

O AMOR AOS FILHOS ENTRE OS ANIMAIS SELVAGENS

Entre as mais belas manifestações amorosas, que se fazem presentes entre os seres amantes, sem dúvida, O AMOR PELOS FILHOS, também chamado AMOR PARENTAL, na evolução das espécies, merece especial menção.

Já no mundo dos animais selvagens, essa característica do amor desperta especial encanto. Quem não fica maravilhado frente às expressões encantadoras do cuidado amoroso no mundo dos elefantes, dos crocodilos, dos saguis, dos cangurus, das aves e dos passarinhos!

Entre os elefantes, as mães “são devotadas as suas crias desenvolvendo um estreito vinculo que pode durar 50 anos. O filhote depende muito da mãe. Com seu enorme corpo ela o protege do sol forte, delicadamente o amamenta, e permite que ele com a minúscula trompa, apanhe de sua boca pequenas porções de vegetação para comer. Regularmente ela lava o filhote, esguichando agua nas suas costas e esfregando-o com sua trompa.” (https.//uol.ju.org.ptuol/d/r5 – acesso em 1/11/2019)

Também, no mundo dos primatas, saguis e macacos, não é diferente. “As fêmeas dos macacos cercopteco são boas mães. Depois de dar à luz, a mãe segura firmemente o filhote durante as primeiras horas com pelo menos um dos braços em volta do pescoço ou dos ombros dela. Na primeira semana, o filhote passa quase o tempo todo agarrado institivamente no pelo da mãe.  Talvez ela permita que as outras fêmeas segurem o mimoso recém chegado, elas o apalpam, limpam e penteiam com os dedos, fazem carinho e brincam com ele.” (https.//uol.jw.org.pt/uol/d/r5 – acesso em 1/11/2019)

Entre as aves e os pássaros são tantas as expressões do cuidado amoroso. O albatroz gigante é admirável e confiável provedor – enquanto um dos parceiros fica a espera fiel e paciente no ninho, o outro voa literalmente milhares de quilômetros em busca do alimento para o filhote. (https.//uol.jw.org.pt/uol/d/r5 – acesso em 1/11/2019)

Outra expressão admirável do amor de pais e filhos, é o amor entre os cangurus. A mãe canguru gesta o filhote no marsúpio, uma espécie de dobra da pele que cobre as mamas da mãe durante 33 dias, cuida e alimenta o seu filhote por mais de oito meses (...) o mais comum é que quando nascem os bebês cangurus as mães os amamentem e depois de alguns dias os empurrem com os focinhos para andarem sozinhos.

Uma curiosidade, é que os filhotes após a gestação podem permanecer todo o tempo até os oito meses, na bolsa da mãe, e a mamãe canguru, longe de reclamar, ama o filhote e o ajuda a se desenvolver, dia após dia. (www.meusanimais.com.br/o-maravilhoso-instinto-materno-do-canguru - acesso em 05/11/2019)

O amor dos crocodilos: “Os pais crocodilos protegem seus filhotes, até eles atingirem a maturidade suficiente para eles viverem sozinhos. Ensinam as crias a nadar e as carregam em sua boca para protege-las dos predadores” (www.groterra.wordexpress.com/tag/cuidado-parental/ - acesso em 12/12/2019)

Outra curiosidade a cerca do cuidado amoroso com os crocodilos, começa na gestação dos filhotes desde a fabricação do ninho, feitos de folhas no chão para proteger os ovos. Quando a cria está pronta para nascer, a mãe crocodilo – remove a sujeira e os detritos de cima dos ovos e ajuda os filhotes a chegar até a água, carregando-os pela boca, na maioria das vezes e permanecendo por perto, durante diversos meses – para proteger os filhotes dos predadores. (www.escola.britanica.com.br/artigo/crocodilo/ acesso em 15/12/2019)

 

O AMOR HUMANO DAS MÃES E PAIS PELOS FILHOS

Privilegiado pelas características da racionalidade, o amor parental, entre os humanos, é sem dúvidas incomparável a todas as expressões amorosas dos demais animais.

Desde a gestação até o declínio da vida encontram-se no ser humano expressões encantadoras do amor.

O próprio papel da maternidade, que envolve a gestação da mãe que gesta, que nutre e que cuida do filho durante nove meses no ventre – já se identifica – como uma das mais nobres expressões do amor. A espera amorosa da gestação, as emoções que envolvem entre a dor e o amor do parto, o parto, o carinho da amamentação, o abrigo do colo dos pais, o dia a dia da higiene, o cuidado diário da saúde e da educação, tudo isso revela a grandeza do amor humano entre pais e filhos.

Também merece menção, a parceria amorosa dos cuidados permanente do pai, como progenitor, provedor e educador em todos os momentos da vida do filho.

Existem estudos, que indicam significativas modificações químicas na composição hormonal dos pais durante a gestação e as fases iniciais ao nascimento dos filhos. “Os hormônios que circulam no corpo de uma gestante ficam mais potentes a cada semana da gestação – e ajudam na conexão da mãe com o bebê”. A medida que a data do parto se aproxima, o cérebro da mãe começa a produzir oxitocina... é como se o amor estivesse correndo por suas veias (...) Um estudo canadense mostrou que os níveis de testosterona masculinos tendem a despencar, pela primeira vez, durante alguns meses dos nascimentos dos filhos. Mais intrigante ainda é o fato de que alguns homens começam a fabricar mais estrogênio em sinal ainda mais contundentes do poder transformador da paternidade.

De acordo com a neurocientista Diane Witt, o estrogênio torna o cérebro mais sensível a oxitocina possivelmente para ajudar os homens a se tornarem mais atenciosos e amorosos. (https://brasil.babycenter.com/a4300126a-ci%c3%AN-explica-como-brota-seu-amor-pela-crian%c3%A7a – acesso em 10/11/2019)

 

AMOR DOS PAIS ADOTANTES

Nesse contexto também merece registro como excelente expressão do amor entre pais e filhos, a nobreza do gesto amoroso dos pais adotantes.

Existem pesquisas que ressaltam a presença dos hormônios de afeto nas relações entre pais e filhos adotantes, idênticas aos pais biológicos. O mesmo hormônio, da oxitocina, presente na amamentação das mães biológicas e o hormônio da testosterona, que se faz presente no pai, também estão presentes em maior produção nas relações de cuidado com os filhos adotivos.

“Pais e filhos adotivos, segundo Diane Witt se aproveitam também desfrutam dos efeitos benéficos da oxitocina e da dopamina, uma outra substancia química do corpo ligada ao prazer” (https://brasil.babycenter.com/a4300126a-ci%c3%AN-explica-como-brota-seu-amor-pela-crian%c3%A7a – acesso em 10/12/2019)

De tudo isso, nossa concepção inicial se confirma, são realmente especiais e privilegiadas as expressões do amor parental entre os humanos. Pense nisso!

  

O AMOR DA AMIZADE

 

Amizade é a virtude,

Mais elevada do amor.

Que nos faz nos querer bem,

 Sem ver a classe ou a cor.

Por que o que nos faz amigos,

É simplesmente o amor.

 

Amizade é dom sublime,

É bênção do Criador.

Não tem prata, não tem ouro,

Que supere o seu valor.

Por que quem a encontrou,

Encontrou o maior tesouro!

 

O AMOR DE PAIXÃO
 

De repente, um olhar de carinho, 

Um simples sorriso,

ou um som familiar, 

de uma vos meiga,

amorosa.

 

Um abraço ou um beijo,um cheirinho especial, 

nos desperta atenção!

 

E assim se inicia, uma intensa explosão, 

uma intensa energia, uma nova emoção, 

é o amor de Paixão!

 

De repente se sente,

um friozinho no ventre, 

Um brilhar nas pupilas,

 um tremer sobre as pernas,

 

Um suor frio sobre o corpo,um rubor sobre o rosto,

e uma intensa explosão, faz bater o coração,  

                       mais acelerado.

 

De repente começa, a rolar uma química,

e um deus toma conta, e pronto se vê, 

pela ação do Cupido, o coração 

é flechado!

 

E quem não viveu,

Um dia na vida, esta ação hipnótica, deste amor como um vício, 

de efeitos irracíveis?

 

E quem não sentiu a explosão dos hormônios, a mudar de repente, a rotina dos dias, 

pela ação do Cupido?

 

Talvez por alguém, talvez por um bem, 

Talvez pela vida, ou um grande ideal,

 explodimos hormônios!

 

Quem sabe endorfinas, ou então dopaminas,

 ou até feromôneos?

 

Então que dizer desta ação do flechaço, 

em qualquer coração?

Será que faz bem? Será que faz mal? 

Será algum pecado?

 

A verdade é que é febre, e que é fogo que passa, 

e nos tira a razão!

Que diga os flechados, que digam os amantes,

que diga os amados, 

                   pelo  AMOR DE PAIXÃO! 

 

Escrito por ZALFRANDUBAL às 11h38 AM
 

 

O AMOR DOS NAMORADOS

Na morar - MORAR na vida de outro alguém." (João Doederlein) Você mora na minha! Te amo!",. Assim escreveu Doederlein: Nunca pensei ser capaz de amar assim,.. O meu coração é seu,...O meu amor por você passa pelas minhas veias, pulsa no meu coração, o meu amor é o que mantém a minha respiração. Eu sou feliz por amar e ter você, e quero viver o resto da vida nos teus braços. (https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/declaracao-de-amor-para-o-namorado.html - acesso em 24/01/2020)

 

Esta frase, entre tantas, faz parte de uma série de mensagens de declaração de amor que encontramos na internet.

 

Percebe-se no bojo de cada uma dessas palavras, a força de expressão dos amantes, em vista da comunicação de seus mais nobres sentimentos de afeto.

 

Nunca pensei ser capaz de amar assim...

O meu amor por você passa pelas minhas veias ...

Eu quero viver o resto da vida nos teus braços ...

 

Eis aqui o verdadeiro conceito do amor dos namorados, sílaba por sílaba, palavra por palavra, frase por frase! Viver a vida nos braços e no coração do outro.

 

Por isso, falar do amor dos namorados é falar do amor que deseja morar nos braços e no coração do outro. Bem como literalmente se escreve: NA+AMOR+AR - é na verdade, uma ação vivencial do amor de alguém que deseja morar na vida do outro. Eu quero viver a vida inteira nos teus braços!

 

                        

 

                             “O AMOR É LINDO”                   

                              Lindo, POR QUÊ?

 

Lindo, porque reflete a grandeza do poder dos Deuses da Criação,

Lindo, porquê dá vida e sustentação a todos os seres criados.

 

Lindo porque encanta ao olhar dos seres amantes,

Lindo porque aproxima e cura os corações feridos,

Lindo porque nutre, sustenta, dá vida e faz a todos os seres, felizes.

 

Lindo porque tem a ver com a fonte do Criador da beleza: Aquele que tudo fez e viu que tudo era belo e maravilhoso.

 

É por isto, e por tudo isto que me lancei a escrever e publicar em forma de mensagens o meu ultimo livro intitulado "O AMOR É LINDO" para exaltar a excelência dos nomes do amor.

 

AS MAIS BELAS DEFINIÇÕES DO AMOR

 

Entre as respostas mais lindas

Que existem sobre o amor,

Eu encontrei das crianças,

Num site de um servidor.

 

Quando alguém lhes pediu,

Que as crianças explicassem,

O que, que era o amor?

Escrevessem ou desenhassem!

 

As crianças prontamente,

Enviaram respostas tantas,

Tantas respostas tão lindas,

Que gente grande se encanta!

 

Entre tantas escolhi

As mais belas das mais belas

Que achei mais interessante,

Pelo conteúdo delas!

 

Respondeu uma criança,

Apenas com quatro aninhos:

 

“O amor é quando o seu cachorro

lambe a sua cara,

mesmo quando você deixou,

ele sozinho o dia inteiro (Mari ann)”.

 

 

Respondeu uma menina,

Apenas com seis aninhos:

 

“O amor é quando você sai para comer

e oferece as suas batatinhas fritas,

sem esperar que a outra pessoa,

ofereça as batatinhas dela em troca (Crissi)”.

 

Respondeu um menininho, com sete anos de idade:

 

“O amor é como uma velhinha,

e um velhinho, que ainda são amigos,

mesmo se conhecendo há muito tempo (Tommy)”.

 

Respondeu uma menina, maiorzinha de oito anos:

 

“O amor é quando a minha avó pegou artrite.

Ela não podia se debruçar para pintar

as unhas do pé. Desde então, o meu avô,

pinta as unhas do pé para ela,

mesmo quando ele tem artrite (Rebeca)”.

 http://teoriadoamor.wordpress.com/2008/05/16/definicoes-de-amor/

 

         O AMOR É LINDO

 

Quando eu vejo um passarinho,

Alimentando o filhote, na porta do ninho,

Então eu digo...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo, meu pequeno gatinho,

Dormindo feliz, junto ao meu cãozinho,

Então eu penso...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo o empenho da professorinha, ensinando os pequenos, a montar uma letra,

A escrever uma linha,

Então eu digo...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo a brilhar, o olhar dos amantes,

A frente do altar,

Então eu penso...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo o carinho da mãe amorosa, amamentando o filhinho...

Então eu digo...

 

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo um casal, que apesar de velhinhos, ainda se beijam e se trocam carinho,

Então eu penso... Como o amor é lindo!

 

Quando eu sinto a energia da palavra entendida,

Da palavra eu perdoo,

Da palavra eu te amo,

Para além da vida:

Então eu digo...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo a ternura das mãos que se unem,

Das mãos que se estendem,

Das mãos que abençoam:

Então eu penso...

Como o amor é lindo!

 

Quando eu vejo um gesto de mãos estendidas,

Partilhando os dons,

Partilhando a vida,

Partilhando o pão:

     então eu penso!

            então eu digo!

                         então eu exclamo!

 

                                      como O

                                               AMOR

                                                          É

                                                               LINDO!! 

 

 

MENSAGENS PARA A VIRADA DO ANO

 

05/01/2024

 

O SEU PRESENTE

 

Naturalmente algumas datas do ano, já se convencionaram como ocasiões especiais em que somos envolvidos pelas emoções de receber ou mesmo de dar presentes a alguém que amamos.

 

A verdade é que dar ou receber presentes é sempre uma experiência mui cara e afetiva, tanto àquele que dá como aquele que recebe.

 

MAS AFINAL, QUAL É O MAIOR PRESENTE DO MUNDO?

 

Quem não espera e não se emociona ao receber algum pacote com algum presente pela ocasião do aniversário?

Quem não se sente feliz em receber, até mesmo um simples bombom no dia de Natal, na virada do ano, ou mesmo da Páscoa?

Quem não se sente feliz em receber algum presente ou até mesmo um olá alusivo à passagem do dia de sua profissão?

 

MAS AFINAL, QUAL É O MAIOR PRESENTE DO MUNDO?

 

Certamente nem nos damos conta, mas todas as manhãs, ao despertar e abrir os olhos - recebemos o MAIOR PRESENTE do mundo: O PRESENTE DE ESTAR VIVO!

 

Então amigo (a)! Se você não recebeu, quem sabe, muito presente, nestes dias das Festas da Virada do Ano, saiba que Deus lhe dá, a cada dia, o melhor presente: O PRESENTE DE ESTAR VIVO.

 

Então agradeça! E viva com alegria o presente de novos dias deste novo ano!

 

Com um grande abraço a todos (as)!

 

 

 

 

 

 

topo