MENSAGENS DE AUTOAJUDA DE ZALMIRO F. DUBAL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1
Partilhe esta Página

             DE OLHO NO TEMPO   

previsao-do-tempo/

aeroporto/314/

aeroportosantamaria-rs

 

 https://www.climatempo.com.br/

previsao-do-tempo/

cidade/4363/cacequi-rs

https://iframe.somarmeteorologia.com.br/

irga/previsao-15dias.php


01/01/2009 A 31/12/2009
01/01/2009 A 31/12/2009

 Sábado , 26 de Dezembro de 2009 

A ESCOLA DO TEMPO

     

    Para entenderes o valor de um  ano: pergunta a um estudante que não passou nos exames finais.

    Para entenderes o valor de um mês: pergunta a uma mãe que teve um filho prematuro.

    Para entenderes o valor de uma semana: pergunta ao editor de uma revista semanal.

    Para entenderes os valor de uma hora: pergunta aos apaixonados que esperam o momento do encontro.

    Para entenderes o valor de um minuto: pergunta a uma pessoa que perdeu um comboio ou um avião.

    Para entenderes o valor de um segundo: pergunta a uma pessoa que ganhou uma medalha de prata nas Olimpíadas.

    Esta é a verdade: O TEMPO NÃO ESPERA NINGUÉM!

    Por isso...

    Valorize cada momento presente. Viva intensamente cada momento de sua vida. Porque este momento, você só pode vivê-lo, agora. No próximo segundo, ele já não existe mais. Ou você vive bem este momento, ou você terá perdido de vivê-lo.

    Pense nisso! E nesta época natalícia e da virada do ano, viva bem o momento presente com aquelas pessoas que são especiais para você... 

    Com um grnde abraço  e os votos de Feliz Natal e Ano Novo!

     
Escrito por zdubal às 11h30 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Domingo , 20 de Dezembro de 2009 

A EXPERIÊNCIA DOS  ÓCULOS

 

Desde que comecei a usar óculos, já passados 30 anos, tenho feito uma bela experiência, que tem me valido um belo aprendizado.

Comecei a usá-los, porque a olho nu já não conseguia enxergar e distinguir com clareza os objetos.

Inicialmente tentei driblar a miopia e conviver com uma visão diminuída e deturpada da realidade.

Custei-me a tomar consciência da necessidade dos óculos. Custou-me admitir a importância do uso dos óculos para superação da dificuldade da visão. Custou-me aceitar-me como   míope e acostumar com o uso dos óculos.

Custei-me a me dar contas que a falta de limpeza dos óculos, também é como a miopia, que nos impede de ver e diminui a visão real dos objetos.

Custou-me compreender que muitas vezes preciso limpar ou trocar os óculos para ver a realidade, tal qual, ela é.

Tudo isto, desde que comecei a usar óculos, tem me valido um belo aprendizado.

Aprendi que a cor e a real visão da realidade que vemos, depende da cor, e da qualidade da visão que temos.

Aprendi que a pior miopia, não é aquela que nos leva a enxergar pouco, mas é aquela que nos leva acostumar com uma visão deturpada da realidade.

Aprendi que o pior cego, não é aquele que pouco enxerga, mas aquele que não aceita trocar nem limpar os óculos para ver melhor.

Não há dúvidas, que para quem enxergar o mundo só de óculos escuros, o mundo sempre se apresenta na escuridão.

Quem não limpa ou desembacia a lente dos óculos, só poderá ter uma visão da realidade deturpada.

Por isso saber tirar da experiência de usar óculos, uma lição para a vida, também poderá ser um belo aprendizado.

Certamente, tudo isto também se aplica ao nosso modo de olhar a vida.

 

O PODER DA BOA ACOLHIDA

É surpreendente como a experiência do acolhimento ou da rejeição tem um significado decisivo na formação e no desenvolvimento da nossa personalidade.

De tal maneira que se formos bem aceitos e bem acolhidos na nossa concepção teremos maior facilidade de nos aceitar e em acolher e compreender as nossas limitações. Pelo contrário, se fomos rejeitados antes de ser concebidos, ou mesmo durante a nossa gestação, carregaremos pela vida a fora as sequelas do sentimento de rejeição e teremos desastrosas consequências no desenvolvimento da nossa personalidade.

Muitas vezes, nossos sentimentos de medo, de impotência, de fracasso, nossos complexos de inferioridade ou mesmo o nosso espírito de domínio sobre os outros, nossa falta de autoestima, nosso desrespeito ou desamor à vida; têm muito a ver com as sequelas da experiência traumatizante da rejeição que herdamos dos nossos primeiros anos da infância, e até mesmo anterior à nossa concepção.

Não há quem não traga na sua história marcas de uma boa experiência de acolhimento, ou mesmo de alguma forma de rejeição, nalguma fase da vida.

Aqui se justifica a fundamental importância que devemos dar a boa palavra e a atitude da boa acolhida no nosso relacionamento.

A boa palavra e a atitude sincera de boa acolhida têm um poder decisivo para criar um clima de calor e de bem estar entre as pessoas, de tal maneira, que todos se enriquecem de sua energia positiva.

Tudo isto pode ser experimentado e comprovado nas relações humanas.

Muitas vezes, basta um gesto de aproximação, um cumprimento, uma palavra sincera de boas-vindas ou que bom que você veio para nos fazer felizes e realizados no encontro com as pessoas.

Lamentavelmente, no quotidiano da vida, facilmente encontramos pessoas que em vez de exercitar a boa palavra e a boa acolhida, muitas vezes nos decepcionam e nos fazem experimentar o sentimento maléfico da rejeição.

Em vez de nos receberem com palavras de alto astral, de estímulo, de hospitalidade e de boas-vindas, nos afrontam, nos minimizam, nos colocam pra baixo, e nos deprimem, com perguntas indevidas e desnecessárias sobre o nosso estado de ânimo.

Facilmente somos surpreendidos nos nossos encontros e desencontros, com perguntas e informações preconceituosas, que pouco nos edificam: “que cara de velório é essa? que cor amarela? que cabelo terrível? que magreza ou que gordo (a) que tu ta?”

Não raramente encontramos pessoas, que em vez de nos acolherem como gente, tal como somos, nos classificam, nos rotulam, nos esculacham, nos olham com desprezo, nos ignoram ou nos fazem pouco caso, e nos julgam, à medida da sua mediocridade.

São pessoas complexadas. Pessoas de alma pequenas. Pessoas enfermas. Precisam ser tratadas.

Sinto pena dessas pessoas. Se encontrá-las no seu caminho, não se deixe afetar pela energia negativa e pelo veneno delas.

Na minha experiência pessoal, tenho aprendido, que muitas vezes, quando alguma pessoa nos surpreende e nos impacta com um diagnóstico irreal do nosso estado de ânimo, ou que nos atribuem problemas que não possuímos, na verdade, elas projetam sobre nós o seu estado de alma.

Percebo que muitas vezes, quando alguém nos faz pouco caso e não nos acolhe bem, na verdade, estão mostrando na cara, que sofrem do medo de ser invadidos ou substituídos nos seu território pessoal.

Pessoas bem resolvidas, nos seus problemas de personalidade, têm maior facilidade em acolher e compreender as pessoas, tal como elas são.

Nota-se, que a experiência do bom acolhimento tem o poder extraordinário até mesmo de cura de nossas enfermidades, tanto do corpo como da alma.

Sou testemunha de pessoas que me procuraram com sérios problemas de relacionamento afetivo ou de ordem profissional, atordoadas, com dores terríveis no peito, nas costas ou na cabeça, e que depois de uma calorosa conversa, ao se sentirem acolhidas, a dor passou.

Tudo isto prova e comprova, o quanto é saudável e importante, a palavra e a atitude do bom acolhimento. Pense nisso!

 

Escrito por zdubal às 10h09 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quinta-feira , 03 de Dezembro de 2009 

A TERAPIA DO ABRAÇO

Recebi recentemente uma mensagem eletrônica, com o título “ABRAÇOTERAPIA”, que me fez pensar bastante: COMO FAZ BEM UM ABRAÇO! COMO ENERGIZA! COMO TEM PODER DE CURA!

Pena que pouco fazemos a experiência da energia do abraço! Talvez por medo, Talvez por falta de confiança. Talvez por pouco termos sido abraçados. Talvez por desconhecer o seu poder de cura e energização. Ou quem sabe, até por falta de encontrar tempo para as pessoas, ou por achar desnecessário!?

E quem sabe, seja exatamente por isto, que nos encontramos, cada vez mais solitários, mais separados, mais distantes e vazios no relacionamento com as pessoas, mais enfermos, e mais infelizes.

A falta do abraço caloroso do pai. A falta do abraço da mãe. A falta do abraço dos filhos. A falta do abraço do amigo. A falta do abraço da amiga, sem segunda intenção, sem maldade; sem qualquer conotação erótica, sem dúvida, nos distanciam e nos tornam indiferentes, mal amados e menos humanos.

E você meu amigo, minha amiga!

Já pensou no valor de um sincero e carinhoso abraço?

Quanto tempo faz que você têm esquecido de abraçar seus pais ou seus filhos? Ou quem sabe seus amigos ou suas amigas?

Será que você também não precisa fazer a experiência da TERAPIA DO ABRAÇO?

Quem sabe seja apenas o calor do afeto de um sincero abraço, que está lhe faltando, ou está faltando no seu relacionamento, para recuperar um grande amor na sua vida!

Por isso amigo(a), abrace! E abrace muito, com amor, enquanto as pessoas queridas da sua vida estão vivas. Depois, poderá ser tarde. E não se esqueça, de dar um grande e carinhoso ABRAÇO em você mesmo (a)! 

                                                  

      

  Escrito por zdubal às 04h27 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

    Segunda-feira , 30 de Novembro de 2009 

    Olá pessoal! Bem-vindos ao mês de novembro! Vem ai uma nova  série de mensagens no blog de zdubal. Não deixem de acompanhar. Um grande abraço! E até breve!

    

Escrito por zdubal às 08h31 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Segunda-feira , 02 de Novembro de 2009 

PARA REFLETIR

"Plante o seu jardim e decore a sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores" (Anônimo).

"Se semeias por onde fores amor, bondade e carinho; transformarás em flores as pedras do teu caminho" (Daiane Espigal).

"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas" (Pequeno Príncipe).

"A fragância sempre permanece nas mãos daqueles que oferecem flores" (Hadia Bejar).

"Todos querem o perfume das flores, mas poucos são os que sujam as mãos para cultivá-las" (Augusto Curi).



Escrito por zdubal às 11h34 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Domingo , 01 de Novembro de 2009 

PARA REFLETIR

"Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir" (Facundo Cabral)

"Muito lentamente os homens descobrem  que o mal lhe faz mal" (Sabedoria Popular)

"Nao faças do corpo o túmulo de tua alma" (Pitágoras).



Escrito por zdubal às 05h29 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

    Terça-feira , 23 de Junho de 2009 

    USE E ABUSE DA PALAVRA POSITIVA

    A palavra positiva tem a força de construir aquele ambiente positivo e saudável que você desejar, dentro de você e fora de você; no seu relacionamento, com as coisas e com as pessoas com quem você convive.

    Por isso, fale sempre de paz nas suas conversações, com Deus, com o namorado ou com a namorada, com a família, com os amigos ou com as amigas, e mesmo com os seus não amigos, que quem sabe às vezes lhe jogam pedras, lhe prejudicam e fazem pouco da sua atitude de vida, porque, na verdade o que eles mais querem, é lhe ver mal. Evite deslizar qualquer comentário de seus problemas com pessoas dessa categoria. Elas não acrescentam nada ao seu astral positivo. Decididamente, evite!

    Assim você estará preservando o seu astral positivo, e atraindo somente energias positivas, para dentro de você e para o seu círculo de relacionamento.

    Fale de amor, sempre que tiver oportunidades, quando conversar com um amigo ou com uma amiga, quando encontrar uma criança, uma flor; quando receber uma carta ou um telefonema de amigos, e até mesmo quando receber uma desfeita de alguém.

    Repita palavras positivas, de fé e esperança, sempre, quando perguntado de como você vai.

    Prefira sempre, usar palavras de elogio e valorização, em vez de palavras de desaprovação diante de si mesmo, ou diante da pessoa e do trabalho dos outros.

    Evite usar qualquer palavrão negativo, mesmo quando acidentalmente derrubar um prato, cometer um erro ou pechar na quina da mesa; ou mesmo quando alguém, irresponsável, lhe fizer uma ultrapassagem incorreta, no transito.

    Jamais devolva qualquer palavra de ofensa ou agressividade, mesmo quando for insultado por alguém. Cante e escute canções que falem de paz, de amor, de alegria, de Deus e de felicidade - e assim você estará se enriquecendo interiormente e atraindo somente energias positivas para dentro de você.

    Certamente, realizar tudo isto, não será uma tarefa nada fácil, mas se você se empenhar na direção deste ideal, você terá a certeza de estar investindo somente no seu bem e no bem dos outros. Assim você estará criando dentro de você e ao seu redor uma atmosfera do bem. Depois, me conte, se tudo isto não valeu a pena?

    

Escrito por zdubal às 09h54 PM
[(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quinta-feira , 18 de Junho de 2009 

SELECIONE AS SUAS PALAVRAS

 

Se você quiser fazer a experiência de criar o céu ou o inferno no seu círculo de relacionamento, na sua família ou na sua comunidade; fale somente o mal de tudo e de todos. Fale mal dos amigos, dos professores, da família, da comunidade; use e abuse da palavra negativa.

Só fale do demo, de guerras, de assaltos, de injustiças sociais, de assassinatos, de morte, de doença, de ódio, de problemas, de pornografia, da vida dos outros, dos defeitos da sogra, dos defeitos dos seus pais; fale mal do vizinho ou da vizinha, do marido, da esposa, do seu filho ou dos filhos dos outros; fale mal, de boca escancarada, dos defeitos dos padres, da freira ou dos líderes da sua comunidade.

Mas se ao contrário, você quiser fazer a experiência de criar o céu dentro de você, e no seu círculo de relacionamento, com as pessoas com quem você se comunica no seu dia-dia, troque o seu vocabulário. Acredite e faça uso sempre que puder da força criadora da palavra positiva.

Fale somente o bem e para o bem de tudo e de todos; na sua família e na sua comunidade. Fale de Deus, fale de amor, de paz, de perdão, de justiça, de fraternidade, de vida, de liberdade, de festa, de flores, de saúde; enfim, de tanta coisa boa que existe e acontece no mundo e na sua vida; na vida da sua família e da sua comunidade. Se assim fizeres, certamente, irá se surpreender com o resultado.



Escrito por zdubal às 09h43 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quinta-feira , 11 de Junho de 2009 

A FORÇA QUE EXISTE POR DETRÁS DAS PALAVRAS

É surpreendente, quão poderosa, é a força que tem as nossas palavras em relação à nossa vida e nossos relacionamentos, com as pessoas, - sejam elas, de conteúdo positivo ou negativo. De tal maneira que delas dependem, em grande parte, o bom e o mau entendimento nas nossas comunicações faladas ou escritas. O bom ou o mau relacionamento com as pessoas com quem nos relacionamos.

A palavra positiva tem a força de unir, de construir, de edificar e de conduzir os homens e o mundo para o bem.

A palavra negativa, pelo contrário, tem a força de desunir, de desintegrar, de estragar, e de destruir a boa obra, e a boa ação, criada pela palavra positiva.

Lamentavelmente, às vezes, nós damos mais crédito e atenção às palavras negativas, e nos deixamos atingir, com mais facilidade, por seus efeitos negativos.

Eis o motivo incontestável, porque muitas vezes, as informações negativas, a mentira e a fofoca, se divulgam mais rápido e com mais força do que as informações positivas.

Quantas vezes bastam poucas palavras faladas ou escritas, de pessoas maliciosas, negativas e pessimistas, para prejudicar e até mesmo para destruir todo o esforço e o trabalho de pessoas maravilhosas e incansáveis, que se preocupam e se dedicam, unicamente em semear palavras de bondade. Quem já não viveu na pele a experiência da calúnia, da difamação ou da crítica destrutiva? Que digam aqueles que sofrem ou já sofreram a experiência do mal entendido, do fuxico e dos efeitos maléficos da palavra negativa!



Escrito por zdubal às 07h54 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Olá gente! Estou voltando prá cumprir a promessa. Começa hoje uma nova série de mensagens no Blog de zdubal. Acompanhem! E se gostarem, passem adiante. Um grande abraço a todos (as)!



Escrito por zdubal às 06h59 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Terça-feira , 09 de Junho de 2009 

Olá gente! A mensagem de hoje é de puro amor aos bichinhos!  Se você entende que eles merecem, continue lendo!

 

         TRIBUTO AO MEU CÃOZINHO

Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos que nós chamamos de cão. Até não sei por que nós chamamos assim. Na verdade, eles até mais parecem gente, mas não qualquer tipo de gente, há gente pior que os mais ferozes dos cães.

Gente que agride.  Gente que são traiçoeiros, que são mal educados...            

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Eles são tão fortes, mais ao mesmo tempo são tão frágeis. São tão valentes para defender o seu dono, e o seu território, e ao mesmo tempo, tão dóceis.

Mesmo aqueles que têm cara de animal, e que são educados como puro animal, só atacam quando provocados ou ameaçados em seu território, ou em defesa de seu dono.

Eu sempre tive admiração por esses animaizinhos! E sempre recebi carinho e admiração deles. Desde o meu primeiro protetor. Um cão preto, olhos amarelados, pitoco, gigante, chamado BATU.

Este nos cuidou e cuidou nossa casa de campanha, desde os anos de criança até gurizote taludo.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Cresci, até criar barba, sempre vigiado pelo nosso querido JEEP, um cão ovelheiro, amigo, companheiro, fiel e inteligente. Este fazia por diversos peões, no cuidado dos bichos. Viveu 13 anos e morreu assistido pelas lágrimas de toda a sua família, que éramos cada um de nós. Eu, o pai, a mãe, e os dois irmãos.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Fiquei rapazote. Trabalhei no campo, arrumei a primeira namorada, fui para a cidade, voltei muitas vezes, e fui recebido, com as lambidas e muita festa pelo nosso querido CHOINHO.

Também ovelheiro, pelo amarelo e branco, olhos impares, um esbranquiçado e outro de cor escura, cãozinho de médio porte. Este foi de verdade o nosso melhor amigo do tempo da juventude.  Perdeu os dentes de velho. E partiu com 11 anos. Deixando-nos tristes, enlutados e desprotegidos na nossa propriedade. Foi mais que um cão apenas. Na verdade, foi um amigo fiel e inseparável, como uma relíquia da família, que perdemos. Por ser quase humano, mereceu um enterro digno, aos fundos de nosso arvoredo, arrancando muitas lágrimas de toda a nossa família, que até hoje lembramos e recordamos melancólicos, o local onde foi sepultado nosso querido CHOINHO.

EU SEMPRE TIVE ADMIRAÇÃO POR ESSES ANIMAIZINHOS!

Desde a minha juventude, até a idade adulta, passaram por mim, muitos, desses animaizinhos queridos de estimação. A cadela PITÍCA e o gato LIBÓRIO.  A gata, MUTUCA. O potranco, BUNECRO e o pintinho, PELADO. A pombinha Nossa Senhora, que nós aprendemos amar e respeitar, como um sinal do Divino. E por último, tenho que destacar meu cãozinho querido, singular e mimoso, da raça poodle; de pelo preto e focinho branco; de nome PITICO.  Esse merece uma referência e TRIBUTO especial. Este faz parte da nossa família, há 13 anos.  Nasceu no dia 27 de novembro de 1996. Filho da cadela PITUCHA, do Ronaldo.  E foi adotado na nossa casa da Boca do Monte, como gente da casa. Cresceu recebendo o nosso carinho, meu e da sua grande amiga, Ana Rita Marin, a quem ele sempre foi mais dedicado.  Aprendeu habilidades humanas, palavras, códigos, movimentos, a tal ponto que pareceu ter se esquecido de ser cachorro. Acompanhou-nos em momentos de alegrias e de tristezas; no trabalho; em viagens e dentro de casa, sempre pertinho.

De rabo tipo espanador, sempre erguido. Sinalizando qualquer movimento estranho, em nossa defesa. Sempre soube nos acolher retribuir carinho. Até mesmo, quando animais humanos, menos humanos, esqueciam.  Este é o famoso PITÍCO. A quem tributo minha homenagem e gratidão sincera, pelo carinho retribuído, e amizade leal durante longos anos. E a quem, prometo que breve darei oportunidade de conhecer, nossa nova amiga, a famosa e querida BILUKA: a mascote da galera Mateus 10 e a pupila da amiga Terezinha, gerente da casa.

É por isso, e por tudo isto, que eu dedico este TRIBUTO ao meu cãozinho. Por que na verdade, existe nestes animaizinhos, alguma coisa especial, que nem todos os humanos têm. E que encontramos neles, muitos valores, que certamente nos tornariam mais gente, e que só mesmo quem tem ou teve um deles, poderá admitir e contar histórias semelhantes.

 

Escrito por zdubal às 02h04 PM
[(1) ] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quinta-feira , 04 de Junho de 2009 

Olá gente!!! Seguem alguns pensamentos para sua reflexão. Um abraço a todos!

 

" Se algum dia a vida lhe oferecer um limão, não resmungue! Faça dele uma saborosa limonada" (Da sabedoria popular).

 

"Saber criar, é dar forma ao próprio destino" (Albert Camus).

 

"Aquele que aprendeu a transformar em beleza todas as emoções, sejam de melancolia, de tristeza, prazer ou de dor; aprendeu a mais sábia de todas as lições".

 

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar" (Willian Shakespeare).

 

"Se educarmos as crianças de hoje, não precisaremos punir os adultos de amanhã" (Mahatma Gandhi).

 

"Há pessoas que desejam saber só por saber, isso chama-se curiosidade; outras para alcançarem fama, isso se chama vaidade; outras para enriquecerem com a sua ciência, isso é um negócio torpe; outras para serem edificadas, isso é prudência; outras para edificarem os outros, isso se chama caridade fraterna" (Santo Agostinho).

 

"Às vezes o medo tem alguma utilidade, a covardia nenhuma" (Mahatma Gandhi).

 

" A esperança é o sonho do homem acordado" (Aristóteles)



Escrito por zdubal às 11h07 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 "O homem é o artífice principal do seu fracasso ou sucesso, em quaisquer circunstância em que se encontre" (T. Henriquez)

"Para colher o mais belo botão de rosas, precisamos deixá-lo desabrochar, e muitas vezes, enfrentar espinhos"

"A humildade é a marca registrada do sábio e do gênio; pois o verdadeiro sábio é aquele que sabe que nada sabe" (Sócrates)



Escrito por zdubal às 10h00 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

Domingo , 31 de Maio de 2009 

LEIA, PENSE E REFLITA!

Tudo depende só de mim

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. Está em minhas mãos escolher que tipo de dia quero ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer as águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter muito dinheiro ou me sentir encorajado para administrar bem minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre a minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu quis ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou posso agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho da casa ou agradecer a Deus por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade que tenho de fazer novas amizades. Se as coisas que fiz não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu desejar.  E, aqui estou eu, o escultor que pode dar a forma para este dia. Tudo mais, depende só de mim.


Escrito por zdubal às 08h42 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]


 

Segunda-feira , 13 de Abril de 2009 

 

 O PODER ILUMINADOR DA ESPERANÇA

“Era uma vez... milhões e milhões de estrelas, de todas as cores no céu: brancas, lilases, prateadas, verdes, douradas, vermelhas, azuis”.

Um dia, elas procuraram o Senhor e pediram permissão para descer a Terra. E eis que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Porém passado algum tempo, estas estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a terra escura e triste. Por sorte uma única estrelinha ficou na terra. Era uma estrelinha verde. A estrela do Sentimento da Esperança. E quando os homens se deram conta, perceberam que aquela pequena estrela não estava só, e que a terra estava novamente iluminada, porque a Estrela da Esperança brilhava no coração de todos.

Percebe-se nesta historinha, o poder iluminador da Estrela da Esperança.

Gabrel Marcel, o Filósofo da Esperança, define a esperança, como uma luz poderosa que penetra nas trevas de nossa existência, nos preserva do desespero, e nos mantém na luta.

Erich Fromm compara a esperança com o salto do tigre em direção de seu objetivo.

Por isso, é de fundamental importância para os mortais, em todas as circunstâncias; jamais desistir da esperança e da luta pela vida.

 

PENSAMENTOS PARA REFLETIR

“A esperança de que um novo dia, inevitavelmente chegará nos enche de forças para vencer a escuridão de uma noite turbulenta”.

“Não há noite escura que não termine com o raiar de um novo dia”.

“É sempre lá no fim da noite, que encontramos a aurora” (Georges Bernanos).

“Mesmo as noites sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização” (Martin Luther King).

“A esperança não é um sonho, mas uma maneira de transformar os sonhos em realidade” (Suenens).

“Não há problema sem solução e nem mal que sempre dure” (Prov. Popular).

“Esperar na certeza que o bem esperado irá chegar é a mais sábia de todas as esperas”.

“O homem pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude de rumo, o realista age e ajusta as velas” (Willian George Warde).

“Não há dor nem enfermidade eternamente invencível enquanto houver vida e esperança dentro de nós”.

“Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras, cai águas límpidas e fecundas” (Prov. Chinês).

“Quando esperamos na certeza que nossas esperanças irão se realizar, caminhamos seguros, na direção de nossos objetivos”.

“Mesmo que a morte material pareça nos vencer nesta vida, a esperança na vida espiritual nos torna perpetuamente invencíveis”.

 

CONCLUSÕES PRÁTICAS PARA A VIDA

Todos estes pensamentos nos dão razões suficientes, para jamais nos desesperarmos, diante das situações adversas da vida.

Nada mais importante para darmos a volta por cima dos problemas, do que lutar e mantermos forte dentro de nós, a esperança da vitória de nossas lutas.

A esperança, nada mais é, do que aquela força poderosa interior, que nos impulsiona a continuar lutando.

A experiência nos mostra que tudo ganha mais brilho na nossa vida, enquanto mantemos acesa dentro de nós, a Estrela Luminosa da Esperança.

Que este Natal traga grandes alegrias para você! E que a Estrela da Esperança, brilhe em todos os caminhos de sua vida, durante todos os dias do novo ano. Com um grande abraço do zdubal!

 


Escrito por zdubal às 10h48 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

Segunda-feira , 30 de Março de 2009 

 

APRENDENDO A DAR A VOLTA POR CIMA

Quando nos toca passar pela experiência da angustia e da depressão, faz bem lembrar aquela conhecida historinha das três rãzinhas que acidentalmente saltaram caindo numa barrica de leite.

Aquelas duas rãzinhas, que logo desacorçoaram da luta por dar a volta por cima da barrica de leite, acabaram no fracasso e na morte, por paralisia.

E a outra rãzinha lutadora pela vida, que decididamente não desistiu de espernear e movimentar-se a noite toda, de tanto se debater, acabou transformando o leite em manteiga, e dando o salto por cima, acabou vitoriosa.

Assim também acontece na nossa vida, quando às vezes, até como um acidente, acabamos caindo no fundo do poço da angústia e da depressão.

Se acomodados, fizermos como aquelas rãzinhas que diante da queda, esmoreceram, e logo desistiram da luta para se salvarem, certamente, teremos maiores dificuldades para vencer nossa situação de angústia e depressão, e estaremos retardando o nosso processo de cura.

Mas se pelo contrário, como aquela rãzinha lutadora, não entregarmos os pontos, e decididos em dar a volta por cima, nos empenhar, passo a passo, em subir os degraus da escada da cura, certamente sairemos mais fácil do fundo do poço, e conseguiremos dar o salto vitorioso por cima da depressão.


Escrito por zdubal às 09h18 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

 

Quarta-feira , 25 de Fevereiro de 2009 

Olá gente! Estou de volta. Vem aí novas mensagens no Blog de Zdubal. Acompanhe! Um abraço!


Escrito por zdubal às 09h57 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

 

Quarta-feira , 31 de Dezembro de 2008 

 

SORRIA!

 

"Ninguém precisa mais de um sorriso, do que aquele que desaprendeu de sorrir".

Este pensamento faz parte de uma poesia de autor desconhecido, que tem alto significado.

"O sorriso é alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes e consolo para os desesperados".

 

Constata-se, que é bem maior e positivo o retorno do ato de sorrir, do que chorar.

Se chorar lubrifica a alma, o sorriso, a vivifica.

Se chorar enruga e desfigura o rosto, sorrir regenera, suaviza, recupera e revitaliza.

Se o ato de chorar descarrega a adrenalina, o hormônio que atua como estimulante instantâneo para defesa do organismo, o sorriso libera endorfina, o hormônio que atua como um sedativo, relaxante e revitalizante do organismo.

Se chorar provoca a tensão da musculatura do rosto, sorrir libera tensões, exercita, relaxa e suaviza 28 músculos.

Não são poucos os estudiosos das ciências da saúde, e do comportamento, que admitem os valores positivos e terapêuticos do ato de sorrir.

Já Hipócrates, o pai da medicina, no século IV antes de Cristo, recorria ao uso de brincadeiras e animações para ajudar na cura de seus pacientes.

Freud em 1916 afirmava que a cena cômica e a reação do riso trazem a melhora física e mental do doente.

Bérgson escreveu: "um bom sorriso é como uma chuva mansa e silenciosa que cai e fertiliza a terra, ou como brisa suave, que acaricia e refresca o rosto.

Antonie de Saint-Exupéry, o Pequeno Príncipe, assim exaltou o valor do sorriso: "no momento em que sorrimos para alguém, descobrimos este alguém como pessoa e o sorriso do outro revela que nós também somos pessoas para ele".

O médico Hunter Adan, 1960 nos EUA faz uso da técnica de provocar risos para recuperação dos pacientes.

Eduardo Lambert diz que o ato de sorrir relaxa os vasos e os músculos do corpo todo, e às vezes, até os esfíncteres da bexiga, de tal maneira que há ocasiões, em que uma determinada pessoa, pode urinar de tanto rir. Segundo ele, quanto mais um pessoa sorri, mais ela libera endorfina; o hormônio da alegria e do bem estar.

Na Alemanha, o Departamento de Psicologia de Dusseldorf, constatou que o ato de rir, é tão benéfico quanto à prática de exportes.

No Brasil, são conhecidos ultimamente os Doutores da Alegria, que se vestem de palhaços, para provocar risos e ajudar na cura dos pacientes internados em hospitais e instituições.

As experiências cada vez mais provam os efeitos benéficos do SORRISO em qualquer idade, para espantar e aliviar a tristeza, a depressão, a melancolia; dores físicas, e até mesmo para auxiliar no tratamento da hipertensão.

 

O RETORNO POSITIVO DO SORRISO

 

Percebe-se que a energia da paz, da alegria, do bem estar, da saúde e da felicidade está intimamente relacionada com o ato de sorrir.

De tal maneira, que quando estamos alegres, satisfeitos, com boa saúde e felizes; sorrimos. E quando estamos tristes, desanimados, deprimidos e doentes, com facilidade; choramos. E quanto mais chorarmos, mais nos deprimimos. Mais nos entristecemos e mais enfermos, ficamos.

Por isso, a experiência nos ensina que é de capital importância para o nosso bem estar e felicidade, a nossa atenção e opção pelas coisas boas, e relacionamentos que alimentam o nosso ego, e nos proporcionam momentos de alegria e de prazer em nossa vida.

Uma roda de amigos. Um bom bate-papo. Um bom telefonema. Um bom e-mail. Um bom filme de humor. Uma boa música. Uma bom arrasta-pé. Um bom jogo de cartas. Um bom passeio com amigos e até mesmo com algum animalzinho de estimação. Umas boas férias. Um bom retiro. Uma boa leitura. Uma boa pescaria. Uma boa cavalgada. E sempre que possível, umas boas gargalhadas; tudo isto, tem um retorno altamente positivo, alimenta o ego, faz bem a alma, espanta depressão, nos faz feliz.

Se ao levantarmos pela manhã, sempre que possível, em vez de levantarmos com a cara amarrada, estamparmos um belo sorriso na cara, certamente, estaremos dando os primeiros passos para que o nosso dia seja bem humorado e feliz no relacionamento.

Se ao encontrar nossos familiares ou alguém no elevador ou no ônibus, no caminho da faculdade ou do trabalho, e cumprimentarmos com um olhar de carinho, e com um sorriso sincero, certamente estaremos fazendo do início do nosso dia, uma porta aberta para viver um dia feliz.

Se ao ser ultrapassado indevidamente no transito, ou encontrar alguém de mau humor no trabalho ou na faculdade, e você os acolher com delicadeza, com um sorriso espontâneo, certamente você terá neutralizado o efeito negativo do incidente e afastado de maneira positiva, a possibilidade de ter entrado em conflito.

 

ENTÃO AMIGO(A)!

 

Você tem mil razões para sorrir. Não custa nada. SORRIA!

E se você achar que não tem graça nenhuma tudo isto que eu escrevi pra você, e que não tem nenhum motivo para sorrir, vá até a frente do espelho..., faça cócegas nas suas costelas..., e sorria de mim.

Um grande abraço.  


Escrito por zdubal às 05h15 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

topo