MENSAGENS DE AUTOAJUDA DE ZALMIRO F. DUBAL
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2
Partilhe esta Página

             DE OLHO NO TEMPO   

previsao-do-tempo/

aeroporto/314/

aeroportosantamaria-rs

 

 https://www.climatempo.com.br/

previsao-do-tempo/

cidade/4363/cacequi-rs

https://iframe.somarmeteorologia.com.br/

irga/previsao-15dias.php


01/01/2010 A 31/12/2010
01/01/2010 A 31/12/2010

Quinta-feira , 23 de Dezembro de 2010 

O AMOR É O MELHOR REMÉDIO

 

O desenvolvimento saudável do ser humano depende em grande parte, da qualidade das suas primeiras aprendizagens para superação das suas carências e conflitos no relacionamento.

 

De tal maneira que aquele que consegue internalizar uma feliz aprendizagem para o enfrentamento e superação dos seus problemas na sua relação com os outros e consigo mesmo, certamente conseguirá encontrar com maior facilidade a forma mais acertada e saudável de lidar com as suas dificuldades ao longo da vida.

 

Percebe-se nitidamente na maneira de ser e de se comportar de cada indivíduo o conteúdo de suas aprendizagens afetivas adquiridas na infância e a qualidade da interpretação internalizada na estrutura de sua personalidade.

 

É a partir desta dinâmica das aprendizagens em benefício e defesa de si próprio que vão se acumulando conteúdos e experiências de prazer e de desprazer na estrutura interna de sua personalidade que irão determinar o seu modo de ser, de pensar, de agir e de se defender diante das mais diversas situações da existência ao longo da vida.

 

Por isso, sempre ao ser confrontado por uma determinada situação de conflito que lhe desafia a se defender e assumir uma postura pessoal, a sua primeira defesa que mais lhe virá à tona, será sempre aquela que ele aprendeu e incorporou de forma consciente ou inconsciente, como a melhor maneira de resolver os problemas.

 

Se em sua bagagem consciente ou inconsciente, acumulada desde a infância estiver internalizada uma saída acertada e feliz para superação dos conflitos, certamente, ele irá lançar mão dos melhores recursos para solução dos problemas. Mas se por ventura, em seus arquivos inconscientes da infância, se engendraram aprendizagens infelizes e equivocadas para solução dos problemas, certamente ele irá lançar a mão desses recursos equivocadamente em benefício próprio e consequentemente estará determinado a defender como certas e repetir compulsivamente os mesmos equívocos pela vida a fora. E é justamente neste contexto, que se encontra a importância dos primeiros contatos e informações recebidas a partir do ventre da mãe e do primeiro minuto do seu nascimento.

 

Inevitavelmente estarão presentes pela vida a fora, as impressões positivas ou negativas do primeiro “imprints”, do primeiro toque, do primeiro olhar, da primeira palavra, da primeira satisfação ou frustração, das primeiras informações que ele internalizou, através da experiência com os seus pais ou cuidadores.

 

Estes primeiros contatos irão determinar a qualidade da estrutura de sua personalidade e o princípio de todo o processo de novas aprendizagens ao longo da vida.

 

Serão decididamente, como a qualidade daqueles primeiros tijolos que são investidos nos alicerces da construção de um edifício. E sem dúvidas, o mais importante de todos os investimentos, que jamais poderá faltar para o desenvolvimento saudável de nossa personalidade será sempre aquele da aprendizagem do verdadeiro amor. Eis porque decidí pelo título da presente mensagem: Infalivelmente,“O AMOR É O MELHOR REMÉDIO”.



  • Escrito por zdubal às 11h05 PM
    [(0) comente] [envie esta mensagem][link]

 

Sábado , 13 de Novembro de 2010 

A DOR DE AMAR

Parece um paradoxo, se falar do amor como emoção do bem estar e da dor de amar, ao mesmo tempo. Porém, é notoriamente percebível, que na realidade existe uma relação muito próxima entre estas duas emoções: a DOR e o AMOR.

A dor é a expressão de um sofrimento físico ou psicológico; o amor, a expressão de um estado de realização e felicidade que envolve naturalmente a possibilidade de passar em algum momento,  pela experiência da dor e do sofrimento, da alegria e da tristeza, do prazer e do desprazer, da saúde e da doença.

Por isso imaginar o amor sem decepções, sem nenhuma possibilidade de sofrimento é seguramente ilusão. Pena, que muitas vezes nos enganamos pensando que nunca seremos flechados pela dor de amar! Talvez por fugir do amor ou por cegueira. E até mesmo, por pouca experiência em matéria de amor verdadeiro!

A verdade é que não existe nenhum amor humano, tão perfeito, que em algum dia, não tenha que passar pela experiência da dor e do sofrimento. E é justamente nesta experiência, e na hora da crise, que as duas emoções se avizinham, e a dor de amar passa a ser uma prova de fogo decisiva, para o aquecimento ou o esfriamento da relação amorosa.

Aquele, que conseguir compreender seus limites, e a possibilidade de fraquejar do ser amante terá realmente conseguido retirar da dor de amar, uma excelente lição de vida.

Enganam-se, aqueles que pensam que jamais passarão pelo momento da crise, da fraqueza, do sofrimento e da dor de amar, alimentando idéias e sonhos perfeccionistas acerca do amor do ser humano, e a falsa ilusão, de que o seu amor jamais irá fraquejar!

Na verdade, faz sentido o conhecido provérbio popular: assim como não existe nenhuma rosa sem espinhos, tampouco existe amor sem nenhum sofrimento. E nem por isto, a rosa deixa de ser bela e perde a sua fragrância. Assim também o amor humano, mesmo nos momentos sofridos da crise e da dor de amar do ser amante, não se dilui, e não perde em nada a sua grandeza, e nem tampouco deixa de ser, a razão essencial da existência.

Pense nisto, e jamais vacile em desacreditar no amor, mesmo que em algum momento tenha que passar pela prova de fogo inevitável da DOR DE AMAR!

 


Escrito por zdubal às 09h56 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

    Sábado , 30 de Outubro de 2010 

    O TEMA DA MORTE

    Um dos temas que sempre tem intrigado pensadores, pesquisadores e estudiosos de todos os tempos, é sem dúvidas, o tema da morte; esta realidade tão certa para todos os seres vivos, e ao mesmo tempo, tão incerta, por não possibilitar prévio conhecimento acerca do dia e da hora certa de sua chegada.

    A grande verdade é que todos os dias estamos convivendo com a realidade da morte, apesar de jamais acostumarmos com o seu advento, especialmente, quando somos atingidos pela dor da separação que ela nos causa diante da perda de nossos entes-querido. Toda nossa educação, nossa luta e investimentos saudáveis, se movimentam em função da perpetuação, preservação e defesa da vida. Até mesmo quando agimos como irracionais e fazemos escolhas infelizes e equivocadas, na verdade estamos impondo nossos desejos e pulsões de vida e sobrevivência.

    Esta pulsão de vida é tão forte em todos os seres vivos, de tal maneira, que a cada instante que morre milhões de espécies mortais, ao mesmo instante renascem milhões de seres viventes que irão transformar-se em novas formas e espécies de vida.

    Ali aonde morreu a semente, a cada dia renasce a planta;

    Ali aonde morreu o animal, renasce o verme;

    Ali aonde morreu a larva, renasce o mosquito;

    Ali aonde morreu a lagarta, renasce pela metamorfose uma bela borboleta;

    Ali aonde morreu o casulo do corpo material, do ser humano, renasce o corpo glorificado do homem espiritual.

    Esta mesma verdade pode-se dizer do universo, e de nosso estado de alma!

    Ali aonde morreu a luz de um dia iluminado, renasce as trevas de uma noite escura para o repouso das almas;

    Ali aonde morrem os dias de um período a cada ano que finda, renascem novos dias de um novo ano que chega.

    Assim é a vida! Assim é a morte de todos os seres vivos; de todos os mortais. Sempre estamos morrendo um pouco a cada dia, em cada fração de tempo, em cada célula que morre e em cada fio de cabelo que cai; e sempre estamos renascendo, para novas formas e expressões da existência.

    Por isso, bem ao contrário da lógica e do conhecimento comum, a morte não é a aniquilação total do ser, mas é o estágio que possibilita a metamorfose de todas as espécies de vida do universo.

    Àquele que conseguir chegar a este entendimento, certamente poderá resignificar a sua compreensão sobre o tema da morte e de forma inteligente poderá chegar à seguinte conclusão: na verdade, o contrário de viver, não é morrer – mas – é RENASCER! Pense nisso!

    

Escrito por zdubal às 10h03 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Domingo , 03 de Outubro de 2010 

DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS!

 

Desde que escutei pela primeira vez, sempre me impressionou este pensamento: “DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS”!

Com que tipo de pessoas? Com que companhias? Com que pensamentos? Com que crenças?  Com que vocabulário?

 

De fato a qualidade das companhias com quem mais andamos tem muito a ver, com aquilo que inevitavelmente nos tornamos.

Percebe-se que pessoas que permanentemente andam com companhias de má conduta, consequentemente acabam incorporando na vida, os mesmos modos de pensar e agir de pessoas de má conduta.

Pessoas que se aliam o dia a dia com companhias pobres espiritualmente; pessoas de mente pequena, pessoas de baixo nível cultural, pessoas escravizadas pelos vícios, dificilmente conseguirão decolar socialmente, e permanecerão limitados ao tamanho de suas aprendizagens da faculdade do seu grupo social.

Pessoas que se reduzem o dia a dia ao círculo de amigos da mesa do bar, ou do botequim, dificilmente conseguirão acrescentar algo enobrecedor à sua cultura, e consequentemente permanecerão reduzidos ao tamanho cultural da sua roda de amigos.

Pessoas que convivem constantemente com pensamentos negativos, de miséria, de inferioridade, de fracasso, de impossibilidade, de impotência, de inutilidade, de morte e de infelicidade, inevitavelmente, caminham para a materialização dos seus pensamentos.

Pessoas que se ocupam o dia a dia ao uso do discurso e vocabulário negativos a respeito de si mesmo e dos outros, dificilmente conseguirão reverter o efeito negativo de suas palavras.

Pessoas que frequentemente convivem com crenças negativas, com fortes fantasias e idéias fixas, com preocupações e medos, de bruxaria, de mal olhado, de encosto espiritual, de morte iminente e doenças incuráveis; dificilmente conseguirão escapar da materialização de suas crenças.

Por isso, realmente faz sentido o pensamento: DIGA-ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS! Pense nisto!



Escrito por zdubal às 09h57 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

"O pior erro do ser humano é não aprender nada com os próprios erros". (Zdubal)

"O pior resultado das crises, é nada aprender com elas". (Frei Beto)

"A auto estima é a sabedoria do homem se estimar a si mesmo" (Zdubal)

"Uma vez traçado o caminho, só há uma coisa a fazer: segui-lo". (Saint Exupéry)

"Nunca é tarde para você se tornar o que poderia ter sido" (Prov. Árabe).

 

Escrito por zdubal às 07h27 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

Domingo , 26 de Setembro de 2010 

CAMINHOS DA VIDA

 

Caminhando pelo mundo, passo a passo, venho descobrindo o sentido e a importância de cada caminho da vida.

Percebo que todos os dias avançamos nos caminhos da vida, e vamos descobrindo novos caminhos. Aliás, sempre o raiar de um novo dia, já nos oportuniza um novo caminho no tempo, para nos movimentar em direção de nossos ideais e realizações.

Caminhando pelo mundo, percebo, que cada dia é feito de encontros e desencontros, de alegrias e tristezas, de fracassos e vitórias no caminho. E, quanto mais avançamos, mais nos aproximamos da parada final do caminho da vida. De tal maneira que o mais poderoso dos caminhantes terá o seu dia de passar pelo exame e recolher o resultado final de sua trajetória; para se sentir feliz, gratificado, realizado, ou frustrado diante dos caminhos percorridos durante a vida.

Caminhando pelo mundo aprendi que a satisfação ou frustração do caminhante, depende em grande parte, da qualidade de suas escolhas e dos caminhos por ele percorrido. Quanto mais o seu caminho estiver iluminado pela lucidez da inteligência, da informação e conhecimentos; pela luz da verdade e da fé,  maior será o seu estado de satisfação.

Caminhando pelo mundo descobri que o saldo positivo de cada caminho que vamos percorrendo durante a vida, ademais da experiência acumulada, será sempre, a consciência limpa de ter procurado o caminho certo.

 


Escrito por zdubal às 09h13 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

    Quarta-feira , 18 de Agosto de 2010 

    PARE! PENSE! REFLITA!

     

    Comecei a entender o significado e a importância do uso da reflexão a partir do momento que passei a recordar a experiência agradável e curiosa de direcionar a luz através de um espelho, para localizar e encontrar meus brinquedos de criança, quando por descuido deixava cair ou perdia nalgum lugar escuro. E quantas vezes consegui encontrar meus brinquedos com o auxilio do reflexo da luz do sol através de um pequeno espelho!

    Desta curiosa e fascinante experiência da infância aprendi algumas coisas importantes que me levaram a desenvolver algumas considerações sobre o verdadeiro significado e importância do ser humano apreender a parar, pensar e refletir. Eis algumas coisas que aprendi.

     

    * Refletir é voltar-se em direção da luz para tornar claro e visível aquilo que não visualizamos com clareza;

    * Refletir é redirecionar os raios do sol ou de algum objeto iluminado para o interior de alguma área ou ambiente pouco iluminado;

    * Refletir é projetar a luz, é introjetar, é elucidar e clarificar áreas opacas, até mesmo, dentro de nós.

     

    Minha simples brincadeira de criança tem me servido muito de lição, especialmente, quando me defronto com situações de escuridão ou de pouca clareza, diante dos fatos e acontecimentos da vida.

     

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a não desistir e a não recuar diante de situações de trevas e obscuridade, mas sempre a direcionar e projetar a luz sobre elas.

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a sempre confrontar as luzes das informações adquiridas com o clarão mais forte da luz através do espelho do conhecimento científico.

    * Desta simples brincadeira de criança aprendi a não me conformar com meias verdades, com fórmulas prontas ou explicações confusas, mas sempre que me defronto com situações obscuras, recorro ao exercício da reflexão, até que consiga dissipar todo o tipo de confusão ou equívoco e a realidade passe a fazer parte da minha mente de maneira clara e iluminada.

     

    É por isso, que me sinto com propriedade para afirmar, que só tem a ganhar àquele que em meio às trevas ou em situações de carência da luz, aprendeu a PARAR, PENSAR E REFLETIR.

    

Escrito por zdubal às 04h18 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Segunda-feira , 16 de Agosto de 2010 

Olá gente! Vem aí novas mensagens no Blog de Zdubal. Não percam! Continuem acompanhando. Por hoje fiquem com este pensamento: "Viva de tal maneira que a sua presença não seja notada, mas a sua ausência seja sentida" (anônimo).



Escrito por zdubal às 10h11 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

    Quarta-feira , 28 de Julho de 2010 

    Um caso para pensar

    "Muitas vezes chorei por não ter sapatos, até que encontrei alguém que não tinha pés!"

    Esta frase encontrei com letras bem grandes em um banco de praça. Frase siples, mas que traduz uma profunda mensagem de sabedoria para quem se deter a interpretar a carga de sentimentos que pode estar por detraz de cada uma destas palavras. "Muitas vezes chorei por não ter sapatos, até que encontrei alguém que não tinha pés"! Quantas vezes nós choramos de barriga cheia! Quantas vezes nos reclamamos de carregar a cruz mais pesada do mundo! Quantas vezes nos reclamamos a comida que temos, o trabalho cansativo, e esquecemos aqueles que não tem nem força para carregar a sua cruz, aqueles que não tem nada para comer, nem para vestir, nem trabalho para cançar! Talvêz, se cada um de nós fizessemos o exercício de pensar e se colocar  no lugar do  outro, certamente encontraríamos muito mais motivos para agradecer pelo que temos e somos, do que viver reclamando. Pense nisso!

    

Escrito por zdubal às 11h31 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Domingo , 04 de Julho de 2010 

"Só existe uma coisa melhor que fazer novos amigos ... conservar os velhos" (Elmer G. Letterman)



Escrito por zdubal às 04h08 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

    Sábado , 26 de Junho de 2010 

     

    ENTENDENDO A DEPRESSÃO

     

                 Estudiosos da área da medicina e da psicologia definem a depressão como um distúrbio do sistema nervoso que atinge aproximadamente 20% da população mundial em alguma fase da vida, e que se caracteriza, por um estado de baixa energia, relacionada com a disfunção e baixo nível de algumas substâncias químicas do cérebro como, a serotonina e a noradrenalina e a dopamina; baixo estado de humor; baixa estima; baixa capacidade de concentração e baixo rendimento das atividades físicas e mentais.

              Alguns fatores internos e externos tais como, a hereditariedade, a formação genética e a constituição bioquímica do cérebro, fatores psico-sociais e afetivos, como a perda de um ente querido ou uma experiência de fracasso, e às vezes algum tipo de droga ou medicamento, podem aparecer relacionados com o surto da depressão.

              A definição mais comum entre os estudiosos, é que a depressão não é apenas um momento infeliz, ou um sentimento psicológico passageiro; mas, trata-se realmente de uma doença que compromete o organismo como um todo; na sua expressão física e psico-afetiva e tem conseqüências perceptíveis na expressão do pensamento, na percepção da realidade; na diminuição do apetite, diminuição da libido e na queda gradativamente do prazer pela vida e de tudo que faz parte do dia-a-dia da vida.

     

    TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

              Por se tratar de uma doença que afeta o organismo como um todo, a depressão precisa ser tratada por profissionais especializados nesta área, através do recurso da psicoterapia, e depois de gravemente instalada, necessariamente precisa ser tratada com auxilio de medicação apropriada para corrigir as modificações e transtornos do organismo na sua expressão física, afetiva e psico-social.

              Mais em todos os casos recomenda-se concomitantemente ao tratamento medicamentoso, o auxilio de um bom acompanhamento psicoterapêutico, que tenha confiabilidade, e que seja realizado por profissionais habilitados.

     

    ALERTA

              Se você perceber que está entrando no caminho da depressão ou repetindo uma nova depressão, não fique prorrogando por muito tempo o inicio do tratamento e não espere demais a sua cura, sozinho (a). Você precisa urgentemente ser ajudado (a), para recuperar dentro de você o seu potencial e a sua capacidade própria de se ajudar a si mesmo (a)!

      

    MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL

                  Como alguém que passou pela experiência do stress e esteve muito perto de cair em depressão, desejo repartir com aqueles e aquelas que estão passando por essa, alguns exercícios, que pratiquei, e que muito me ajudaram, a levantar as energias e dar a volta por cima.

                  São nove exercícios, que eu criei e batizei de EXERCICIOS DE LEVANTAMENTO,que junto com a a auto-ajuda e o auxilio da medicação,  me foram orientando, e me estimulando através da mentalização e repetição positiva, para avançar passo a passo, dia a dia, semanas e semanas, em direção da minha recuperação.

    DECIDA PELA SUA CURA!

                  Se você está passando por essa, levante a cabeça e tome a sua decisão.

                  Comece hoje a dar os passos para  dar a volta por cima e sair da depressão, e tenha certeza: você é maior que a sua depressão. Vamos! Deus lhe acompanhe!

    EXERCÍCIOS DE MENTALIZAÇÃO PARA CURA DA DEPRESSÃO

    EXERCÍCIOS PARA O PRIMEIRO DIA

    PRIMEIRO PASSO: Levantar do chão

    Levante cedo e declare sua decisão:

    Hoje estou decidido (a). Hoje vou consultar e procurar ajuda de um psicoterapeuta.

                  A partir de hoje começo a me reforçar, a me comunicar, a me alimentar melhor, a me tratar e tomar medicamentos, se necessário for, e a subir decididamente os degraus para a cura da depressão. Se Deus quiser. E eu tenho certeza que ele quer; eu vou sair dessa!

    

Escrito por zdubal às 10h58 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 

EXERCÍCIOS PARA A PRIMEIRA SEMANA DO TRATAMENTO

SEGUNDO PASSO: Levantar as energias

Decida pela sua cura. Você é maior que a sua depressão.

Se alimente de alimentos ricos e nutritivos. Ricos em proteínas e triptofano. A não ser que a sua prescrição médica não lhe permita algum desses alimentos. Decida-se mais pela qualidade e energia de sua alimentação, do que pela quantidade. Dê preferência às carnes bovina, carne de peru, carne de peixe; leite, iogurte, arroz integral, feijão, batata, tomate, grão de bico, banana, amendoim e nozes.

Todos esses alimentos ajudam a levantar as energias e os níveis da serotonina, noradrenalina e dopamina, que são substancias fundamentais, ao seu organismo e à sua cura.

Tome sol sempre que possível. Beba água pura. Faça caminhadas. Relaxe o corpo com um bom banho morno ou alternado; de preferência, próximo à hora de deitar.

Vá para a cama na hora de dormir, e para dormir.  Evite ficar ruminando problemas na cama.

Tome rigorosamente a medicação prescrita pelo seu médico, e comunique as pessoas ao seu redor e ao seu médico, como você vai se sentindo.

 Diga para si mesmo (a):

Eu estou fazendo os passos certos para a minha recuperação.

Eu estou decidido (a).

Eu acredito na minha recuperação.

Eu tenho fé em Deus; eu já me vejo caminhando para a minha cura.

Eu acredito. Eu confirmo.

Eu já me vejo a caminho da minha cura.

 

TERCEIRO PASSO: Levantar os olhos ao redor

Vá abrindo os olhos!

Vá percebendo ao seu redor!

Vá mentalizando:

Eu não sou o único que está passando por essa.  Isso dá em muita gente.

Isso dá e passa com o tratamento. Eu estou me tratando. Eu estou vencendo as causas da depressão.

Eu tenho fé em Deus; e com fé, esperança, decisão e força de vontade, eu estou sendo curado (a)

QUARTO PASSO: Levantar a cabeça

Comece o dia de cabeça erguida; mesmo que não lhe seja fácil.

Levante a cabeça e repita com convicção:

“Não há mal que sempre dure. Se hoje não estamos bem, amanhã estaremos melhores”!

Eu quero.

Eu posso.

Eu acredito.

Eu tenho esperança.

Eu tenho fé em Deus; e com o meu tratamento e minha fé em Deus, eu estou vencendo a depressão.

QUINTO PASSO: Levantar a auto-estima

Comece o dia com um novo visual.

Com uma roupa nova ou um penteado novo.

Tome consciência de suas virtudes.

Reconheça as suas qualidades e realizações positivas da sua vida.

Reforce o seu lado positivo na sua mentalização.

Diga para si mesmo (a), com convicção:

Eu sou mais forte que a depressão.

Eu estou mais forte com o meu tratamento.

Eu tenho fé em Deus e força de vontade.

Nada está perdido.

Há muita gente me dando força em roda de mim.

Todos torcem pela minha vitória.

Todos querem me ver felizes.

Amando a vida. Com alegria.  Com energia; e é isto que eu mais quero!

Eu confirmo! O que eu mais quero é viver e ser feliz!

Eu posso viver feliz.

Eu me amo e amo a minha vida.

 

 
 

 

 EXERCÍCIOS PARA

REFORÇAR O TRATAMENTO

SEXTO PASSO: Levantar o Astral

Mentalize e repita: “Todos os dias, sob todos os aspectos, eu quero, eu posso, eu acredito, com o meu tratamento, eu estou cada vez melhor, e melhor”.

Levante agradecendo e reze agradecido (a) a Deus.

Cante canções alegres! Escute músicas de seu gosto!

Leia um bom livro!

Se puder procure ter um animalzinho de estimação – eles fazem bem à nossa autoestima. Nos entretêm. Converse e brinque com ele.

Converse com as pessoas de seu convívio. Fale dos seus sentimentos. Conte uma piada. Olhe suas fotos antigas. Dê umas boas risadas, mesmo que lhe seja custoso; isto desenruga o rosto.  Libera tensões. Faz bem à alma.

SÉTIMO PASSO: Levantar para o trabalho

“Cabeça desocupada é uma fábrica de pensamentos tolos”.

Não fique na cama ou desocupado (a).

Levante cedo. Reze com fé e ofereça a Deus o seu dia.

Ocupe-se em algo em que você se sinta útil.

Trabalhe! Faça serviços voluntários sempre que for possível, a não ser, que o terapeuta ou o seu médico recomendem o contrário.

Volte a fazer aquelas coisas boas que você sempre gostou de fazer.

Diga com convicção a si mesmo (a):

Eu quero ser útil!

Eu estou sendo útil!

Eu me sinto bem trabalhando!

Eu acredito!

Eu confirmo!

Trabalhar me faz bem.

Viva o trabalho!

EXERCÍCIO PARA COMEMORAR

A EFICÁCIA DO TRATAMENTO

OITAVO PASSO: Levante as mãos para o alto! Bem alto!

E diga com convicção a si mesmo (a):

Eu acredito!

Eu tenho fé!

Meu coração bate mais forte.

Meu estado de humor está mais alto.

Minha autoestima está mais alta.

Eu já começo agradecer.

Graças à minha força de vontade.

Graças ao meu tratamento.

Graças às pessoas que me ajudaram; e graças ao meu Deus! Tudo está melhor.

Louvado seja Deus!

 

NONO PASSO: Dê um grande viva à vida!

Agradeça a Deus e se declare vitorioso (a).

Proclame com convicção:

Eu fiz a minha parte.

Eu levantei do chão.

Eu levantei as minhas energias.

Eu levantei a minha autoestima.

Eu levantei o meu astral.

Graças ao meu tratamento.

Eu resinifiquei a minha vida. 

Graças às pessoas que me deram força; e graças a Deus,

eu estou seguro(a) que estou sendo curado(a)!

Comunique a sua alegria e o seu progresso às pessoas do seu convívio.

Continue fazendo a sua parte, agradecido (a) e consciente: “que não há mal que sempre dure”.

Se hoje não estamos bem, amanhã, estaremos melhores!

 
Escrito por zdubal às 10h53 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

 VIVA INTENSAMENTE AS SUAS EMOÇÕES POSITIVAS

 

            Estar vivo para o ser humano implica em alguma forma de reação ou movimento. De tal maneira, que a partir do momento em que o ser humano declina em suas capacidades de reagir positivamente diante das coisas da vida e dos fatos, ele se encaminha, para o seu estado de morte.

            Na verdade, é esta qualidade do corpo e do espírito, que determina a sua intensidade de vida. Enquanto houver um sinal de vida no ser humano, sempre estará presente alguma forma de reação, em função da existência e do seu desejo de viver.

            É neste contexto existencial da vida, que se apresentam as diversas formas de movimento da alma ou emoções. Eis algumas delas, que poderão se fazer presentes em algum momento ou circunstância da sua vida:

 Agressividade, afetividade, aflição, alegria, altruísmo, ambivalência, amizade, amor, angústia, ansiedade, antipatia, incômodo, antecipação, apatia, arrependimento, auto piedade, bondade, carinho, compaixão, confusão, ciúme, constrangimento, coragem, culpa, curiosidade, contentamento, depressão, desapontamento, deslumbramento, dó, decepção, dúvida, egoísmo, empatia, esperança, euforia, entusiasmo, epifania, fanatismo, felicidade, frieza, frustração, gratificação, gratidão, gula, histeria, hostilidade, humor, humildade, humilhação, inspiração, interesse, indecisão, inveja, ira, isolamento, luxúria, mágoa, mau-humor, medo, melancolia, nojo, nostalgia, ódio, orgulho, paixão, paciência, pânico, pena, piedade, prazer, preguiça, preocupação, raiva, remorso, repugnância, resignação, saudade, simpatia, soberba, sofrimento, solidão, surpresa, susto, tédio, timidez, tristeza e vergonha.

            Conhecedor de todo este elenco das emoções, você poderá confrontá-las com o desenvolvimento de sua personalidade, e identificá-las em algum momento de sua vida.

            Certamente, nem todas as emoções estarão presentes em suas memórias e vivências, mas muitas delas certamente lhe proporcionaram momentos de gozo, ou mesmo algum sentimento de mal estar em alguma fase de seu desenvolvimento.

            A verdade é que o nosso estado de bem estar ou felicidade, depende em grande parte, da qualidade de nossas vivências emocionais, conscientes ou inconscientes.

            Por isso, se em algum momento da vida você deixou de viver as suas emoções positivas, certamente, você desperdiçou uma boa oportunidade de ser feliz.

            Por outro lado, se em algum momento, você se permitiu deixar fluir as suas emoções positivas, mesmo sem muita consciência e intensidade, e mesmo assim você se sentiu infeliz; possivelmente você era feliz e não sabia.

 

A FORÇA TERAPEUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR

 

            Na relação das emoções, que em algum momento poderão estar presentes na vida do ser humano, estão aquelas que têm por finalidade preparar o indivíduo para a ação; aquelas que ajudam a modelar o melhor comportamento, e outras que regulam e comunicam o seu estado de alma.

            Neste contexto, encontram-se a inspiração, a curiosidade, o interesse,, a alegria, a tristeza, a coragem, a agressividade, a preocupação, o prazer, a raiva e o medo, que são emoções que movem o ser humano para alguma ação.

            As outras emoções como a da felicidade e da frustração, a da afetividade e do ciúme, a do amor e do ódio, a da raiva e da paciência, a do egoísmo e do altruísmo, a da culpa e do arrependimento, são emoções que atuam como moldadoras do comportamento, através da aprendizagem e da experiência de vida.

Já as emoções, da esperança, do entusiasmo, do humor, da confusão, da angustia, da ansiedade, da aflição, da indecisão e da depressão, são aquelas que funcionam como reguladoras e comunicam o nosso estado de alma.

            Sem dúvidas, entre todas as emoções, encontra-se a emoção do amor, com a mais importante. Ela tem o poder de equilibrar, de harmonizar, de socializar e de humanizar todas as demais. De tal maneira, que se a pessoa não teve na vida a experiência de dar e receber amor, infalivelmente ela não desenvolverá a aprendizagem do amor a si próprio, e terá sérias dificuldades na vida de conviver socialmente e de identificar-se como verdadeiro ser humano. Na verdade, ela será mais um animal do que homem. Mesmo que tenha muito boa capacidade de raciocínio, será sempre como um animal selvagem em suas relações. E certamente buscará pela vida toda preencher a lacuna da falta do amor através das emoções do ciúme, da inveja, da raiva, da agressividade, do ódio e de tantas outras emoções negativas, como forma de satisfazer suas carências. É neste contexto, que a maioria das doenças da personalidade encontra um terreno fértil para se desenvolver com vigor.

            Por isso, sem lançar à mão da FORÇA TERAPEUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR nas relações humanas e do EXERCÍCIO DA AMORIZAÇÃO, se torna deverasmente difícil, a cura e a libertação das doenças do relacionamento.

            Sem dúvidas, o melhor remédio para o desenvolvimento saudável e para a desanimalização do ser humano, será sempre a experiência do verdadeiro amor, desde o primeiro ninho, anterior à concepção, até além da morte. Caso contrário, ele será sempre como na interpretação de Thomas Hobbes o “homo homini lúpus est” tanto do outro como de si mesmo.

            Somente a FORÇA TERAPÊUTICA DA EMOÇÃO DO AMOR, e a prática fascinante do EXERCÍCIO DE AMORIZAÇÃO, a partir de si mesmo, como primeiro destinatário do amor, têm o poder de ajudar ao homem a se tornar mais humano e a civilizar as suas emoções mais primitivas, em vista do seu bem estar e da harmonia nas suas relações. Faça a experiência!

 


Escrito por zdubal às 09h31 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

    Terça-feira , 11 de Maio de 2010 

    "A ciência sem espiritualidade é paralítica; a espiritualidade sem ciência é cega". (Einstein)

    

Escrito por zdubal às 09h33 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Quarta-feira , 05 de Maio de 2010 

MENSAGEM DE CONFORTO ESPIRITUAL

 

Um dia desses, ao abrir meus e-mails recebi a notícia da morte por acidente de um jovem de 27 anos, filho de um colega e amigo meu, e fiquei pensando: como é difícil a gente compreender, por que um jovem tão cheio de vida, de repente tem a sua trajetória interrompida em plena juventude, vítima da estupidez de um acidente de transito, deixando a prantear entristecidos a sua família e todas as pessoas de sua amizade?

Acredito que sempre, diante de fatos como este se levantam perguntas como esta: Por quê? Por quê? E certamente não encontraremos todas as respostas!

Por isso nestas horas, tenho por entendimento, que o mais importante é o exercício da nossa solidariedade diante da dor da família, e a nossa gratidão diante da existência daquele que nos deixa.

Sabendo que as mais belas palavras, não são suficientes nestas horas, para nos confortar diante da terrível dor pela perda de um ente querido, desejo partilhar com a família e com aqueles que acompanham o meu BLOG, aquilo que compreendo que pode nos confortar e nos aliviar nestas horas: A CONFIANÇA NA ESPIRITUALIDADE.

Acredito que somente uma forte confiança nalguma forma de espiritualidade pode nos dar suporte para compreender e superar a dor da perda de um ente querido que nos é tirado de nosso convívio pela tragédia de um acidente de transito.

Somente a fé nalguma forma de espiritualidade, nos dá a certeza, que a energia da vida humana é superior à fragilidade e ao tempo limitado da matéria.

Por isso independente de qualquer denominação religiosa, para aqueles que compreenderam a dimensão espiritual e transcendental do ser humano, a morte material não é o fim de tudo, mas faz parte da contingência e da condição material do corpo como passagem para uma nova dimensão.

Esta compreensão espiritual nos dá razões para compreender que as energias do afeto e das relações de amor, que vivenciamos aqui, e que são mais fortes do que a morte, jamais terminam e não morre com a morte material, mas continuam vivas e se eternizam na vida daqueles que acreditam na espiritualidade, e se perpetuam, através das boas obras e da experiência imortal do amor.

Que esta compreensão da imortalidade da energia espiritual, nos fortifique na certeza que a morte não tem a última palavra – e que assim como a energia vital de uma semente não se termina com a morte material, assim também a energia espiritual do amor e da vida, não morrem, com a desintegração do corpo.



Escrito por zdubal às 07h13 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Terça-feira , 04 de Maio de 2010 

O OLHAR QUE FAZ A DIFERENÇA

Três jovens empreenderam uma viagem.

Todos perfaziam o mesmo caminho.

Existia no percurso uma pedra.

Uma pedra que parecia ora grande ora pequena, dependendo do ângulo que era observada.

O primeiro jovem constatou a pedra no seu caminho, contornou-a e seguiu adiante.

O segundo viu também a pedra. Era grande demais, não poderia ultrapassá-la. Voltou atrás.

O terceiro já de longe avistara a pedra. Chegou-lhe perto, observou-a e constatou que aquela pedra podia ter um grande valor. Era necessário aproveitá-la.

Aquela pedra era uma potência de valor e ele tornou-se famoso por causa da pedra. Trabalhou-a e ela se tornou uma obra prima. Ambos lucraram, ele e a pedra.

 

LIÇÃO DA HISTÓRIA

Sem dúvida o olhar inteligente e abrangente diante da realidade tem o poder de nos mover a tomar atitudes de transformação das pedras do caminho em obras de arte; das dificuldades e obstáculos em oportunidades de progresso e de crescimento.

Percebe-se nestas três experiências a importância do olhar que faz a diferença entre os caminhantes.

Diante da caminhada quotidiana de nossas vidas certamente não faltam pedras em nossos caminhos.

Podemos olhá-las a partir das suas diversas possibilidades ou limitá-las ao tamanho do nosso ângulo visual; Podemos lucrar com uma bela aprendizagem e oportunidades de crescimento ou simplesmente passar por elas ou recuar sem perceber o seu real valor e potencialidades.

Se nosso olhar diante dos fatos for de indiferença ou de desanimo, certamente qualquer dificuldade não acrescentará nada à nossa experiência.

Mas se pelo contrário, nosso olhar diante dos fatos for inteligente e aberto para perceber e analisar a realidade por diversos ângulos, uma pedra do caminho poderá ser a oportunidade de uma feliz inspiração para a criação de uma bela e lucrativa obra de arte .



Escrito por zdubal às 07h20 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sábado , 01 de Maio de 2010 

APRENDENDO A DAR A VOLTA POR CIMA

Quando nos toca passar pela experiência da angustia e da depressão, faz bem lembrar aquela conhecida historinha das três rãzinhas que acidentalmente saltaram caindo numa barrica de leite.

Aquelas duas rãzinhas, que logo desacorçoaram da luta por dar a volta por cima da barrica de leite, acabaram no fracasso e na morte, por paralisia.

E a outra rãzinha lutadora pela vida, que decididamente não desistiu de espernear e movimentar-se a noite toda, de tanto se debater, acabou transformando o leite em manteiga, e dando o salto por cima, acabou vitoriosa.

Assim também acontece na nossa vida, quando às vezes, até como um acidente, acabamos caindo no fundo do poço da angústia e da depressão.

Se acomodados, fizermos como aquelas rãzinhas que diante da queda, esmoreceram, e logo desistiram da luta para se salvarem, certamente, teremos maiores dificuldades para vencer nossa situação de angústia e depressão, e estaremos retardando o nosso processo de cura.

Mas se pelo contrário, como aquela rãzinha lutadora, não entregarmos os pontos, e decididos em dar a volta por cima, nos empenhar, passo a passo, em subir os degraus da escada da cura, certamente sairemos mais fácil do fundo do poço, e conseguiremos dar o salto vitorioso por cima da depressão.

 
Escrito por zdubal às 09h22 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

Quinta-feira , 22 de Abril de 2010 

PARA REFLETIR

"O pior erro do ser humano é não aprender nada com os próprios erros". (Zdubal)

"O pior resultado das crises, é nada aprender com elas". (Frei Beto)

"A auto estima é a sabedoria do homem se estimar a si mesmo" (Zdubal)

"Uma vez traçado o caminho, só há uma coisa a fazer: segui-lo". (Saint Exupéry)

"Nunca é tarde para você se tornar o que poderia ter sido" (Prov. Árabe).

 


Escrito por zdubal às 08h56 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem][link]

    Quarta-feira , 31 de Março de 2010 

    QUEM É ESSE ANIMAL CHAMADO HOMEM?

    Esse animal que ousamos chamar de homem, um dia passou a fazer parte, desse imenso espaço que ele denominou de universo, e trouxe consigo algo muito especial, que o faz notoriamente e imensamente distinto, em relação aos demais seres existentes.

    É verdadeiramente fascinante e curioso observar, que somente este ser chamado humano, possui a faculdade de pensar e a capacidade de se perguntar a respeito de si mesmo e do seu destino final.

    É desta capacidade de reflexão, que emergem as suas grandes perguntas e inquietações, e que lhe permitem evoluir na sua compreensão de si mesmo, e na elaboração dos conceitos.

    A partir de sua inquietação e de seu olhar de curiosidade diante do outro e de si mesmo, este ser chamado homem se descobre, na sua capacidade de estabelecer relações e a sua posição privilegiada entre os demais seres do universo. Percebe que somente ele, possui a faculdade de pensar, de refletir, de inovar e de evoluir nas suas invenções e nas suas diversas formas de relações.

    A esta qualidade racional, que faz dele um ser único e especial, dotado de inteligência e capacidade criativa, ele denominou de alma racional (Aristóteles), ou substância pensante (Descates).

    Pode-se evidenciar de maneira curiosa e fantástica, esta capacidade singular dos humanos, nas diversas fases do seu desenvolvimento, desde a era da habitação na caverna, até a era dos arranha céus, desde a descoberta do fogo, até a descoberta do computador.

     

     ETAPAS EVOLUTIVAS DO CONHECIMENTO HUMANO

    Tudo começa, a partir do momento em que o homem, movido pela emoção de encantamento, se defronta com a realidade, e desenvolve o desejo e a curiosidade de compreendê-la.

    Neste encontro de encantamento diante da realidade e de si mesmo, é que se iniciam o primeiro passo decisivo para a evolução do conhecimento, as perguntas. O QUE É ISTO? DE ONDE VIM? PARA ONDE VOU?

    Todas essas grandes interrogações, sempre estiveram presentes, e intrigaram pensadores, filósofos e curiosos de todos os tempos da evolução do conhecimento humano.

    Muitas teorias, teses e hipóteses, surgiram na tentativa de dar respostas e explicação a estas grandes perguntas que deram origem às diversas ciências que hoje conhecemos.   

             

Escrito por zdubal às 07h24 PM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Domingo , 28 de Março de 2010 

Olá pessoal!  Vem aí novas mensagens no blog de zdubal. Continue acessando. Um grande abraço a todos (as)!



Escrito por zdubal às 11h26 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

Sexta-feira , 26 de Fevereiro de 2010 

PARA REFLETIR

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schwweltzer)


Escrito por zdubal às 10h13 AM
[(1) ] [envie esta mensagem][link]

    Sábado , 16 de Janeiro de 2010 

PENSAMENTOS PARA VOCÊ REFLETIR

    "Os bons amigos são como as estrelas, nem sempre você as vê, mas sabe que sempre estão lá."

    "Se eu tivesse que escolher uma frase para resumir todos os meus ensinamentos eu escolheria esta: não deixes o mal dominar os teus pensamentos!" ( Confúcio)

    "A vida é a infância da imortalidade". (Percy Shelley)

    "A vida é semelhante a andar de bicicletas; você não cai enquanto não para de pedalar". ( Claude Papper)

    "A melhor maneira de passar pela vida é gastá-la com algo que sobreviva a ela". (William James)

    "A arte de viver bem a vida, consiste em fazer da vida uma bela obra de arte".

    "Quem acende uma vela é o primeiro a receber a luz". (T. Paiva)

     
Escrito por zdubal às 10h37 AM
[(0) comente] [envie esta mensagem] [link

 

 
 

 

Sábado , 02 de Janeiro de 2010 

APREENDENDO COM A VIDA

"A palavra impossivel não existe para o homem decidido". (Anônimo)

"Se aprenderes a lição de perder, de cair e de errar, não terás motivo algum para lamentar os  atos  passados".

"Solidão não é estar só. É estar em meio a uma  multidão  de pessoas e sentir falta de uma". (Anônimo)

"Sejamos sempre como as abelhas, que mesmo no mais imundo dos pântanos, buscam sempre flores para delas retirar o doce néctar, e nunca, como as moscas, que mesmo em um corpo sadio, buscam as feridas para delas se alimentar" (Sócrates 469-369 AC).



Escrito por zdubal às 04h32 PM
[(1) ] [envie esta mensagem] [link

 

topo